Ariel Franco: vocação para empreender

O Rei do Blindado ficou famoso com seu penteado indestrutível e sua barbearia conquistou a atenção de investidores famosos. Em palestra para o projeto Santander + ELLE Consulting, o ex-detento e agora empresário explica como deu a volta por cima.


origin 161



CONTEÚDO APRESENTADO POR SANTANDER

Uma lâmina de barbear precária dentro de um presídio. Assim começou a carreira de Ariel Franco, o criador do blindado, nome dado ao penteado estruturado e cheio de estilo que dura intacto por até sete dias. O sucesso criado no bairro Brasilândia, na Zona Norte de São Paulo, extrapolou os limites da comunidade quando viralizou nas redes sociais e atraiu sócios de peso no mundo dos negócios, que investiram em uma rede de franquias da sua barbearia, Rei do Blindado. Quer conhecer melhor essa história?

Ariel é um dos seis profissionais selecionados para a segunda edição do projeto Santander + ELLE Consulting, nossa plataforma de cursos focados em empreendedorismo de moda, criada em parceria com o Banco da Moda. Parte do projeto é feita de palestras online gratuitas, e Ariel é um dos três convidados, ao lado de Adriana Barbosa (Feira Preta) e André Carvalhal (autor e palestrante nas áreas de marketing, inovação e sustentabilidade), para mostrar como uma pequena ideia pode se tornar um grande negócio. Você pode assistir à palestra aqui.

O histórico profissional de Ariel tem alguns episódios importantes, e um deles é a passagem, em 2019, pelo programa de tevê Shark Tank Brasil – a apresentação, emocionante, lhe rendeu dois sócios pra lá de importantes: Luiza Trajano, do Magalu, e Caito Maia, fundador da Chilli Beans, escolheram investir na ideia de Ariel, que tinha o plano de montar uma escola de barbeiros e uma rede de salões – a primeira unidade foi inaugurada no shopping Anália Franco neste ano.

Outra passagem importante foi a maneira como a sua carreira começou. Depois de se envolver com o crime, Ariel foi preso aos 19 anos. Uma vez dentro do presídio, entrou em depressão, até que resolveu aceitar o convite de um colega, que lhe incentivou a aprender o ofício de barbeiro. “Ele me explicou que cortar cabelo o fazia sentir livre, pois ele se desligava do que acontecia naquele ambiente. Experimentei e vi que era verdade”, relembra o empresário na palestra.

Aos 21, Ariel se viu em liberdade e fez uma promessa: dar a volta por cima. Com uma máquina emprestada de amigo barbeiro e um espelho retirado da parede de casa, ele começou a exercer a profissão de maneira informal. Em seguida, entendeu que precisaria aprender mais, e foi atrás de muitos cursos e de atualização. Seu trabalho foi ganhando destaque e sua vontade de fazer melhor, e fazer algo diferente, aumentava. Até que veio a ideia do blindado e dos vídeos que mostravam, de maneira divertida, como o penteado era resistente.

image 95

Assista à palestra de Ariel aqui: https://edutiva.com.br/elle-captura/

Como todo empreendedor iniciante, Ariel sofreu com questões de gestão e falta de organização financeira. “Comecei dentro de casa e não enxergava o meu negócio como empresa. Demorei pra entender que tinha que olhar para aquilo como algo gigante”, ensina.

Você vai adorar ver e ouvir Ariel contar a própria história e entender como ele se descobriu barbeiro, depois empreendedor e, agora, sócio e dono de franquia. A palestra de Ariel também traz insights, dicas e informações que podem ser o clique que faltava para quem tem, ou sonha em ter um negócio próprio no universo da moda.

Inspire-se na história do barbeiro mais famoso do Brasil e inscreva-se no Santander + ELLE Consulting para ter acesso a masterclasses e palestras com nomes como Flavia Aranha (estilista com foco em sustentabilidade), Adriana Barbosa (à frente da Feira Preta) e Dominique Oliver (CEO da disruptiva Amaro). Nesta segunda edição, o projeto criado em parceria com o Banco da Moda foca em tecnologia, inovação e sustentabilidade.

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes