As dicas para acertar a fragrância que o Google não mostra
Aqui, três especialistas dão caminhos para escolhas olfativas que vão além do básico que já conhecemos
CONTEÚDO APRESENTADO POR O BOTICÁRIO
Você experimenta algumas fragrâncias no papelzinho, depois borrifa uma ou duas na pele. Como muitos perfumistas recomendam, espera um tempo para ver como ela se comporta e se continua gostando dela. Se necessário, sai da loja, vai dar uma volta. Isso quando era possível ir a uma loja presencialmente sem se preocupar e sem usar máscara. E agora, como fica essa experiência? Em tempos de distanciamento social ainda altamente necessário no Brasil, é possível comprar perfume pela internet, sem testar?
Conversei com três experts no assunto que revelaram, com honestidade, dicas para tirar o melhor dos dois mundos, real e virtual. Entre nossas consultoras, estão dois jovens talentos da perfumaria: Fanny Grau é formada na Alemanha, doutora em química, criada entre a França e a Tunísia, com muitas de suas referências no Mediterrâneo. Atualmente, vive no Brasil. A francesa Leslie Gauthier é contratada pela Symrise – uma das maiores casas de perfume do mundo – há dez anos, com passagem pela filial brasileira por cerca de um ano. Para completar o time, Claudia Stenger, Gerente Sênior de Inovação Olfativa do Boticário, que acumula cerca de 20 mil fragrâncias sentidas ao longo de 28 anos de carreira.
A seguir, veja as dicas das três:
Leslie Gauthier
Leia o que saiu sobre a fragrância em resenhas e reportagens. Mais do que isso, acredita Leslie, procure pelos textos que descrevem seu efeito por meio de um contexto. “Gosto muito de ler matérias que exemplificam uma situação ligada à fragrância, como ‘um fim de tarde na praia ao som de boa música e um drink’: é possível sentir o frescor cítrico, o calor do sol e todas as sensações deste momento.”
Se for comprar uma fragrância pela internet, é importante que tenha a oportunidade de receber uma amostra pelo correio para teste. Claudia reforça essa crença de que é importante o teste na pele. No e-commerce do Boticário, há a opção de 20 rótulos (um exemplo é Elysée Succès) que, ao serem comprados, vêm com uma amostra. Se você não gostar, pode trocar sem precisar abrir a embalagem.
Claudia Stenger
Se está procurando fragrâncias que durem ou que deixem rastros, busque as seguintes notas na composição: “Alguns ingredientes, como por exemplo a madeira, as resinas, o âmbar e os florais brancos proporcionam uma maior percepção de densidade e durabilidade.”
“As fragrâncias monotemáticas com um destaque muito claro para o ingrediente aumentam as chances de acerto. A coleção Alchemists (do Boticário), por exemplo, traz o ingrediente de forma evidenciada, reforçado pelo Eau de Parfum, permitindo assim que o consumidor consiga identificá-lo mais facilmente.”
“Para ajudar a ampliar o repertório para além dos doces ou cítricos, florais ou orientais, a pessoa pode pensar se gosta de fragrâncias mais invasivas, ou seja, que tenham um rastro. Significa preferem notas mais marcantes e de personalidade, como por exemplo, os amadeirados, florientais e orientais. Agora, se adora fragrâncias mais intimistas, que não tenham tanta projeção, as boas opções são as mais frescas como os fougères e os cítricos, florais e amadeirados leves, e musks.”
Fanny Grau
Quem é muito fã de uma marca de moda, provavelmente gostará das fragrâncias da mesma grife. “Você conhece seus códigos principais, o perfil criativo, se é mais sofisticado, minimalista, sexy… Muitas vezes, as marcas têm códigos que se repetem ao longo de sua história e isso também acontece na perfumaria. Algumas delas carregam um DNA, um coração olfativo perceptível encontrado em todas ou quase todas as fragrâncias. Ainda assim, o teste em pele pode valer a pena para entender como aquela combinação vai se desenvolver para você.”
Por último, a sugestão é ousar: “Compre sem teste e encante os seus sentidos com novas nuances, novos tons, novos cheiros que você nem imaginava sentir! Se entregue aos conceitos das marcas mesmo sem experimentar, leia e imagine de acordo com a forma como descrevem os ingredientes de maneira viva, e deixe-se surpreender.”
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