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Batom Blooming Rouge, da Florasis

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Até pouco tempo, as marcas de maquiagem criadas na China eram conhecidas ao redor do mundo por sua capacidade de unir um preço muito acessível a uma qualidade considerável, ou seja, pelo altíssimo custo-benefício de seus itens superpopulares. Foi apresentando alternativas mais baratas do que a média do mainstream do mercado internacional de beleza que a C-Beauty fez o seu nome.

Nos últimos anos, contudo, este cenário vem se transformando. Entre os jovens chineses, a cultura local está mais alta do que nunca. Prova disso é que o mercado interno do país está respondendo melhor a empresas que, de alguma forma, acenam para as tradições de lá. É isso que, em parte, explica o sucesso da Florasis, marca de maquiagem idealizada para atender especialmente o público chinês mas que acabou viralizando no TikTok e em diversas redes sociais com seus produtos luxuosos de cunho artesanal e ultra decorados.

O nome original da etiqueta, na verdade, é "Hua Xizi" ("Hua" significa "flor" e "Xizi", "beleza oriental"). Priorizando em suas fórmulas o uso de matérias-primas locais, as embalagens da Florasis são todas pensadas para exaltar a cultura chinesa de diversas formas. O Guochao, por exemplo, é um de seus trunfos. Trata-se de uma técnica que impressiona ao esculpir motivos chineses em diferentes produtos. "Nosso objetivo é que nos tornemos a marca que melhor representa nossa cultura", almeja Freeman, co-fundador da companhia em entrevista ao portal Warc.

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Paleta Floral Engraving Phoenix, da Florasis Paleta Floral Engraving Phoenix, da FlorasisReprodução: Instagram

Outra preocupação da Florasis é a de manter vivos os saberes dos antigos rituais de beleza chineses. De acordo com Freeman, a ideia é aliar o conhecimento ancestral (pense em fórmulas criadas a partir de flores ou extratos florais, por exemplo) com as mais novas tecnologias disponíveis no mercado de beleza. O resultado dessa combinação, segundo ele, são maquiagens de acabamento natural e gentis com a pele de quem as usa.

Para entender do que se trata, basta observar um dos lançamentos mais famosos da marca: o batom Blooming Rouge (US$ 51) cuja bala chega inteira esculpida com desenhos que remontam as figuras encontradas nas porcelanas brancas do tipo Dingyao, produzidas majoritariamente entre as dinastias Tang e Yuan da China imperial. O trabalho manual por trás de cada batom é tão extenso que, em dado momento, Freeman duvidou de que este fosse um item passível de ser comercializado. "Isso nunca havia sido feito antes, foi a primeira vez que alguém levou esse tipo de dedicação artesanal para a maquiagem", declarou.

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A paleta Floral Engraving Phoenix (US$ 67) também é hit na internet. Com tons flexíveis que podem ser usados como sombra, blush, contorno ou iluminador, ela também é inteira esculpida. Nesse caso, os desenhos aludem a tradicional lenda chinesa "Cem pássaros homenageando a Fênix" e sua fórmula conta com ingredientes naturais do país como pó de pérola, peônias e calêndulas. Entre outros best-sellers da casa estão o pó compacto Fairy Peach Blossom (US$ 51), a versão simplificada (com case minimalista) do batom Blooming Rouge (US$ 33) e o iluminador Dual Blossom (US$ 44). Por fim, destaque para os kits presenteáveis que vêm em caixinhas que parecem guardar joias ao invés de maquiagem. Enquanto a Florasis não desembarca no Brasil, vale a pena fuçar as tags #florasis e #florasisbeauty nas redes sociais para ver esses produtos belíssimos em ação. O efeito é hipnótico!

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