Beauty chat: Ana Paula Xongani
Empresária, designer, influenciadora e apresentadora, Ana Paula Xongani adora um café da manhã diferentão e prioriza produtos naturais e veganos no seu skincare.
Quando eu acordo… Costumo acordar bem humorada, sim! (risos) Principalmente, quando durmo bem. Acredito que uma boa noite de sono é o que garante uma mente vibrante durante o dia.
Eu começo meu dia… Não costumo dormir tarde e prefiro levantar cedo porque, antes de começar o trabalho, gosto de meditar, fazer exercícios e tomar café da manhã (na mesa, sempre).
No meu café da manhã… Gosto de criar receitas diferentonas. Como é um dos meus momentos favoritos do dia, precisa ter o meu mood, me jogar para cima. Os preparos que mais curti nos últimos tempos foram de uma torrada de aveia supersimples (está no meu Instagram, para quem quiser dar uma olhada), pão de queijo frigideira, suco verde, chás…
Na minha cozinha tem… Demorou um pouco, mas eu entendi que me alimentar bem é também uma expressão de autocuidado. Tem a ver com se priorizar nesse mundo que coloca a gente muito “em função” das coisas, dos outros… Eu amo comer e se alimentar com qualidade envolve consumir alimentos que te fazem bem. No meu caso, e no de muita gente, isso implica em equilibrar os alimentos “afetivos” – aqueles que dão um calorzinho no coração – com outros mais nutritivos como grãos, frutas, verduras e legumes.
No meu chuveiro tem… Adoro um banho à luz de velas. Faço isso pelo menos duas vezes por semana. Nesse momento, também uso massageador do couro cabeludo, difusor de ambiente e dou play em uma boa música. Neste ano, especificamente, ainda me dei de presente uma jacuzzi. Realmente, gosto muito de tomar banho.
Para arrumar o meu cabelo… Bem, depende muito do momento. Eu sou muito camaleoa! Respeito minhas escolhas e emoções e, por isso, já fui embaixadora de dreads para uma marca especializada em cabelos e continuei no posto, mesmo quando decidi ficar careca. Hoje, estou com cabelo natural, tamanho médio, e isso me permite fazer muitas coisas com ele. Tem dias que eu finalizo só com secador e garfo. Em outros momentos, rola uma fitagem mais caprichada. Isso sem falar nos penteados que amo fazer. Uso géis, gelatinas, pomadas, cremes e adoro finalizar com acessórios de cabeça.
“Tive a oportunidade de aprender a enxergar beleza em mim desde muito cedo. Às vezes a gente vacila? Sim, claro. A sociedade faz isso muito bem com mulheres como eu, mas aí volto ao espelho e recorro a essa memória”, Ana Paula Xongani
A minha rotina de beleza é… Tenho uma rotina de cuidado com a pele e amo fazê-la todos os dias. Minha dermatologista, que também é uma grande amiga, é expert em pele negra e usa muitos produtos naturais e veganos. Ela é a Monalisa Nunes. Antes dela, eu mantinha a saúde da minha pele com produtos mais medicamentosos. Com a ajuda da Monalisa, consegui alcançar o mesmo resultado trilhando um outro caminho, muito mais alinhado com a maneira como desejo traatar meu corpo hoje em dia. E, sim, uso maquiagem todos os dias. Faz parte do meu trabalho. No dia a dia, uso protetor solar com cor, máscara de cílios, protetor labial e batom.
O melhor conselho que já recebi de alguém… “Mais bonito que os resultados são os processos. Então, comece os seus projetos agora.” Essa eu ouvi em uma conversa entre Cristina Mendonça (minha sócia e mãe) e Renata Martins (uma grande amiga). Uma confluência de sabedorias
Quando estou mais inspirada… Adoro delineados coloridos, daqueles bem pigmentados. Gosto também de ressaltar demais a minha boca e, para isso, aposto no gloss
O meu perfume é… Idôle, da Lancôme
Quando olho no espelho vejo… Uma mulher preta, retinta, maravilhosa. Tive a oportunidade de aprender a enxergar beleza em mim desde muito cedo. Às vezes a gente vacila? Sim, claro. A sociedade faz isso muito bem com mulheres como eu, mas aí volto ao espelho e recorro a essa memória.
Para me tornar confiante… Tem todo esse combo mesmo. Medito, faço terapia, atividades físicas, que tem tudo a ver também com saúde mental, e aquele encontro com as amigas, que sempre dá aquela reenergizada.
No almoço… Meu prato preferido é arroz, feijão, batata frita e salada de alface com cenoura ralada fina. Me deixa feliz poder comer com calma. Ainda melhor se tenho uma boa companhia. Hoje, estou quase diariamente com o Márcio Costta, amigo de uma vida toda, cantor, compositor e que também trabalha comigo. Os almoços são regados a risadas, projetos e fofoquinhas boas e gostosas.
A receita que eu mais amo… Adoro a feijoada do Espaço Utomi, e agora estou também empenhada em aprender a fazer um bom tartar – amo o do Bar Astor.
Meu jeito de me desligar do mundo… Olha, tomo aquele banho super gostosinho que falei acima, coloco uma boa música, converso com meu companheiro, com a minha família. Minha casa é meu templo.
Meu produto de beleza indispensável… Abacate. Serve para a pele, para o cabelo, para tudo.
Sou/estou obcecada por… Eu destilo melanina e mel (2020), livro de poemas da Upile Chisala. Tenho a palavra “melanina” tatuada, inspirada nesse livro.
Meu ritual noturno de beleza… Retiro o make com balms em óleo e faço uma boa hidratação. À noite, capricho muito na região dos olhos.
A última coisa que faço antes de dormir… Tento dormir sempre entre 22h e 23h, evito telas. Gosto de pegar no sono no silêncio, no escuro. Se for ler alguma coisa, poemas. Ficção e livros biográficos me despertam demais.
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes