Beleza

Beauty chat: Brigitte Calegari

Quer saber todos os favoritos de beleza dessa supermaquiadora e influenciadora? Então mergulhe no nosso beauty chat!

Foto: Divulgação
Beauty chat: Brigitte Calegari
PUBLICIDADE

Quando eu acordo… Bom, eu geralmente acordo entre 7h e 8h, mas o meu ideal é acordar às 7h. Sempre reservo um tempinho para mim mesma antes de começar a trabalhar. O sono, para mim, é muito importante. Sou uma pessoa naturalmente sonolenta, então estou sempre me organizando para conseguir as 8h de sono. Preciso de, no mínimo, 7h. Do contrário, o humor acaba mudando e minha fisionomia também muda muito… É uma loucura. Quando durmo menos de 7h, fico com muita olheira, a pele não fica boa, fica uma coisa cansada, não só o meu interior está cansado, isso reflete muito no meu exterior, principalmente no meu rosto.

Eu começo o meu dia… Sempre com alongamento! Além de amar fazer isso, preciso dele para que me sinta bem. Então, reservo um tempinho, vou até a piscina do prédio, que tem mais verde, levo meu tapetinho de yoga, faço meu alongamento, bem caprichado e umas duas saudações ao sol ali. Fiz yoga por um tempo, então tenho essa prática. Claro que isso ficou um pouco abalado ao longo da pandemia, mas é uma coisa que eu retomei, estou amando e sinto muita diferença no meu dia. Depois do alongamento, vou para o squash – faço duas vezes na semana – que foi um esporte que me encontrei em todos os sentidos, (sinto prazer em jogar squash e sou boa jogando). Tenho amado jogar squash, estou nessa há uns dois anos mais ou menos. E agora comecei a fazer academia! Então, me propus a fazer 30 minutos por dia. Tem sido muito gostoso sentir prazer em fazer academia, mesmo que seja os por apenas 30 minutos. O objetivo era fazer algo que eu tinha certeza que ia cumprir, que conseguisse adquirir o hábito com o tempo.

PUBLICIDADE

No meu café da manhã… O café da manhã é uma das minhas refeições favoritas do dia, geralmente como uma fatia de pão integral que vai na torradeira, e faço ovo mexido, bem cremosinho, para poder comer com o pão, eu amo! Aí cada dia eu vou variando, de café eu não sou muito fã, mas às vezes tomo. Gosto muito de fazer Iced latte e também acabo tomando suco de laranja natural. E sempre finalizo meu café da manhã com uma frutinha, na maioria das vezes melancia, morango, uva ou kiwi. Sinto que quando faço todas essas coisas, tomo café da manhã certinho, faço exercícios e alongamento, parece que o dia flui, sabe?

PUBLICIDADE

Na minha cozinha tem… Bom, alimentação como um todo é algo que ainda estou em processo evolutivo. Tenho itens para fazer meu café da manhã e minha janta, sempre peço almoço, não tenho muita paciência para parar o meu trabalho ali, dar essa pausa. Uma coisa que sou viciada é em chocolate e coca-cola. São péssimos hábitos, a coca até que ando conseguindo dar uma regulada durante semana, mas docinho preciso todo dia, e é normalmente chocolate. Na minha geladeira acaba tendo muitas frutas, porque gosto muito de comer frutas ao longo do dia, itens para o café da manhã (ovo, suco, pão e etc), no jantar gosto de fazer coisas mais leves como toast com patê de frango ou atum, saladas coloridas… Minha salada favorita é a grega. Tenho optado muito por peixe na alimentação, sempre fui muito carnívora, por muitos fatores optei pelo peixe, mas principalmente pelos fatores ambientais. Enfim, eu sofro muito com os animais, não que eu tenha parado de comer carne vermelha, mas por estar mais sensível a estes fatores, não tenho conseguido comer mais tanta carne vermelha, tenho comido mais peixe e optado por refeições vegetarianas sempre que possível.

PUBLICIDADE

brigitteBrigitte é fâ de um bom balm para os lábios.Foto: Divulgação

No meu chuveiro tem… Quase todas as noites eu tomo banho com uma vela acesa, já faz parte do meu ritual noturno, que é bem sagradinho. Me faz muito bem, sinto que ali é o momento de parar, sabe? Eu gosto muito de usar aquelas escovas secas, para fazer uma esfoliação no corpo, sinto que minha pele tem melhorado muito, fica bem macia, faço sempre uma vez por semana antes do banho. Além disso, gosto de ter sabonetes líquidos especiais, principalmente com cheiro igual ao do perfume que uso à noite. Também tenho óleo de lavanda que coloco a noite no chão do box do chuveiro. Algumas gotinhas que, com o banho mais quente, deixam um cheiro de lavanda no ar, muito gostoso… Ah, eu tenho uma caixinha de som que deixo no banheiro para escutar músicas relaxantes.

Para cuidar do meu cabelo… Tenho uma genética capilar muito legal. Nunca tive muito problema para cuidar do cabelo. Eu uso xampu e máscara da Kérastase Masquintense para cabelos grossos há anos! Não lembro quando comecei usar, faz uns 10 anos que uso essa linha e amo muito. Nos últimos meses, tive uma queda considerável de cabelo, fui ao dermatologista, fiz exames e tal, mas é uma queda natural. Nesse meio tempo, vendo essa queda mais significativa, comecei olhar mais para o meu cabelo, tenho feito outras coisas também além do shampoo e da máscara. Sempre usei um protetor térmico e finalizei com um óleo nas pontas, por exemplo, mas agora tenho usado sérum capilar, que é um hit também para cuidar do couro cabeludo. Tenho experimentado e gostado bastante. Aplico também uma dica que vi de uma menina que tem um “cabelo surreal” e adorei o resultado; basicamente fico meia hora com creme e óleo em todo cabelo antes de lavar ou durmo com esse creme e óleo no cabelo. Depois, umedeço os fios, faço uma mistura dessa máscara hidratante com o óleo e aplico em toda extensão do cabelo, da raiz até as pontas. Tenho gostado muito! O cabelo fica muito macio, leve e sedoso. Outra coisa que estou amando é que ganhei uma argila para o couro cabeludo da Kérastase. Geralmente tenho a raiz do cabelo mais oleosa, isso não é sempre, mas quando sinto essa necessidade, tenho usado essa argila que é para o couro mais oleoso, deixando ele mais seco e uma sensação gelada.

Para arrumar o meu cabelo… Então, agora que eu me aventurei na franja de novo, estou no processo de aprender a arrumar meu cabelo. Uma das dicas que aprendi com meu cabeleireiro, e que faz todo sentido, é você aproveitar o cabelo bem úmido e secar trazendo tudo para frente, a raiz para frente, para franja ficar mais organizada. Uso muito aquelas escovas secadoras, comprei aquela da Philco, me salvou e tenho usado há muito tempo. Só levei ela na minha última viagem, nada de chapinha ou secador. Agora só que voltei usar um pouco de chapinha na franja. Tento sempre secá-lo quando ainda está úmido porque o resultado é infinitamente melhor e evita o frizz. Uso também protetor térmico, finalizo com óleo e spray texturizador, para dar mais movimento e volume. E, por último, uso xampu seco porque não lavo o cabelo todos os dias, lavo “um dia sim e um dia não”, então nesse meio tempo acabo recorrendo ao xampu seco.

O melhor conselho que eu já recebi de alguém… Tem algumas dicas que fui acumulando ao longo da vida, incorporei na rotina e não consigo mais ficar sem. Por exemplo, passo hidratante corporal ou óleo corporal com a pele úmida, que, ao meu ver, traz maior conforto do que usar com pele seca. Outro truque que quero compartilhar é que, se não tenho um hidratante com o mesmo cheiro do meu perfume, uso um hidratante sem cheiro e dou uma borrifada do perfume, fazendo uma misturinha para aplicar no corpo, finalizando em sequência com o mesmo perfume. Tem uma dica também que é aplicar perfume antes de me trocar, borrifo nos pontos que eu quero e finalizo com uma bruma mais superior, entrando nessa borrifada no ar, pegando cheiro como um todo. Outra dica de beleza, que inclusive eu me pergunto como nunca pensei, é pegar o hidratante de rosto e/ou pescoço e aplico nas costas da mão, então eu vou jogando, fazendo movimento para cima, que ao mesmo tempo que hidrato dá aquele up, e já aproveito e hidrato as minhas mãos.

A minha rotina de beleza é… Ao mesmo tempo que sou muito regrada em relação à minha rotina de skincare, tem dias que estou mais preguiçosa, assim como com a maquiagem também. Ao mesmo tempo que amo me maquiar, não me importo em sair de casa e ficar uns dias de cara lavada. Pela manhã, geralmente lavo meu rosto com água fria, nunca com a quente, e não uso sabonete pela manhã, só água mesmo, porque tenho a sensação que continuo com a hidratação que obtive durante a noite. Uso uma essência em seguida, gosto da essência Abeille Royale, da Guerlain, amo essa linha! Dou preferência para hidratantes que sejam mais sequinhos. Pela manhã, não aplico os produtos, vou naquela coisa básica, essência, hidratante, sérum hidratante e protetor solar. A minha rotina de skincare é muito variada em relação aos produtos, é como se eu escutasse a minha pele. Tenho diversos produtos, com diversas texturas e efeitos, mas todo dia eu olho no espelho – tanto pela manhã quanto a noite – e vejo o que a minha pele está precisando no dia, aí vou fazendo essas adaptações. Já a noite é quando abuso mais dos produtos, minha rotina noturna de skincare tem mais passos e produtos. Então eu lavo, passo escova FOREO, uso tônico, gosto de usar ácido glicólico, depois passo um sérum específico para o que a pele está precisando, hidratante mais potente ou até mesmo óleos essenciais – quando a pele tá mais seca –, até fazendo uma massagem para pele absorver melhor. Uma coisa que tenho gostado de fazer quando estou com preguiça, mas não quero dormir sem nada, lavo o rosto e aplico uma máscara facial noturna, tem duas que tenho gostado de usar, a da Sisley e a nova da FOREO. Aplico elas sozinhas mesmo. Sempre tenho um balm ao lado da minha cama e também um creme de pé, assim não esqueço de hidratar a boca e meus pés antes de dormir.

Mas, na maquiagem… Já minha rotina de maquiagem, experimento muitas coisas ao longo do dia por conta do trabalho. Mas, gosto das sobrancelhas bem penteadas, bem organizadas. Até porque as minhas são mais finas e falhadas, então dou um truque para engrossar e dar uma encorpada. Gosto de usar bases com acabamento mais leve e luminoso – mas não glow. Blush sempre cremoso, iluminador vario entre o em pó e o líquido, máscara de cílios marrom… Às vezes dou uma iluminada na pálpebra com o próprio iluminador que usei no rosto. E o batom vario. Gosto de usar um contorno mais escuro e nude, fazer um esfumadinho na boca, me rendi ao contorno dos anos 1990 – não tão caricato, mas tenho feito. Acho lindo o contorno esfumado porque traz um efeito de volume sem entregar que os lábios foram aumentados. O clássico batom vermelho mais vibrante e quente, os meus favoritos são o batom líquido 511, da Carolina Herrera, e o Uncensored, da Fenty Beauty.

O meu perfume é… Uso o Peony & Blush Suede, da Jo Malone, já faz uns 5 anos assim. Nos últimos meses, me rendi a dois lançamentos que me identifiquei muito. Primeiro, o N°1 de Chanel L'Eau Rouge, de Chanel. É uma bruma com cheiro que estou amando usar ele para dormir, e sim, eu não consigo dormir sem estar perfumada. Também gosto de usá-lo em dias mais quentes, quando quero me sentir mais fresca. A outra que me rendi foi Eau Rose, da Diptyque, uma edição limitada que comprei em Nova York. Fiquei apaixonada, mas o cheiro é muito intenso, uma coisa bem floral. Tenho usado em dias mais frios ou eventos noturnos.

Quando olho no espelho vejo… Então, me olhar no espelho é um aprendizado diário. Já tive problemas com autoestima, claro que não estou maravilhosa, principalmente porque não estou no meu físico habitual (quem é não ganhou peso ao longo da pandemia, né?), mas tenho me olhado com mais carinho, mais respeito. Estou compreendendo e respeitando os últimos momentos que vivi, que fizeram estar como estou, ao invés de sentir raiva de ter passado por essa transformação. Porque, sério, raiva era um sentimento que tive algumas vezes quando me olhava no espelho. Hoje tenho conseguido enxergar mais minhas individualidades e minha beleza, mas só com muita terapia. Ao mesmo tempo, vejo que posso melhorar. Por isso que voltei a fazer as atividades físicas, sempre pensando principalmente na minha saúde, mas também na vontade de me ver de forma mais confortável no espelho.

Para me tornar confiante… Acho que essa confiança que venho adquirindo aos longos dos anos veio da terapia. Ela me trouxe a oportunidade de enxergar quem eu sou, entender minhas qualidades e reconhecer os meus defeitos. Quando temos isso organizado, não nos abalamos tão facilmente com o externo, porque temos a convicção de quem somos internamente e dos próprios limites. Isso e finalmente conseguir reconhecer no que sou boa, porque vivi muito a síndrome da impostora.

No almoço… Bom, no almoço estou sempre acompanhada pelo Matheus. Até me sinto um pouco deprimida quando almoço sozinha, mas raramente acontece. O meu almoço é muito saudável, falo que consigo ser saudável até às 17h, depois disso as coisas podem sair um pouco dos trilhos. Tenho consumido muita carne branca, mais peixe que frango, e sou muito adepta com legumes e verduras, como quase tudo. Evito comer todos os dias arroz, porque eu amo muito, sou enlouquecida por arroz branco, às vezes não consigo me equilibrar, então dou preferência para consumir carboidratos em legumes específicos. A coca que tenho que ficar sempre me policiando também. Uma regra que temos aqui em casa é que não almoçamos com celular na mesa ou com TV ligada.

A receita que eu mais amo… Amo massas! É uma tradição de família, porque minha família materna é descendente de italianos, então a gente sempre teve costume de fazer a própria massa aos domingos. E eram muitas as possibilidades, como nhoque, macarrão, lasanha… Eu amo essa comida de família, acho que isso é o que mais me pega. Também amo comida japonesa! Acho que são as minhas duas culinárias favoritas!

Meu jeito de me desligar do mundo… Nossa, isso é uma coisa que tenho muita dificuldade. Estou viciadíssima nas redes sociais. Isso veio à tona ao longo da pandemia e está difícil de equilibrar, principalmente por conta do meu trabalho. Ao mesmo tempo em que trabalho, estou consumindo conteúdo pessoal e tem sido bem difícil me equilibrar entre esses dois mundos. Então às vezes desligo o celular – não coloco modo avião ou modo não perturbe, eu desligo! Deixar no modo silencioso me dá ansiedade, de pensar que alguém ta me mandando mensagem e eu não estou verificando no momento… Horrível, mas é um fato. Desligo o celular a noite e faço um jantar, me concentrando no que estou fazendo, concentro no alimento que estou cortando. Jamais ia imaginar que amaria fazer jantar.

Meu produto de beleza indispensável… Nossa, são muitos produtos! Eu tenho uma listinha dos favoritos que eles acabam e já reponho. São os seguintes:

  1. Óleo Youth Watery – Guerlain: já usei muitos vidros desse óleo que é um sérum hidratante, é uma loucura!
  2. Base Sublimage Le Teint – Chanel: uma base que me identifiquei e que tenho certeza que vou usar muito. Ela é líquida, cheirosa, com um acabamento leve e cobertura natural. A pele fica com cara de pele, não fica seca e nem luminosa. Acho que é a base da minha vida.
  3. Base Parure Gold – Guerlain: uma paixão que uso há anos, mas é uma pegada um pouco mais festa.
  4. Balm Rosewood – Dior: esse é um balm com cor que adoro!
  5. Máscara de cílios No Limits – Avon: meu cílios é um pouco falho, então para eu gostar de uma máscara ela realmente tem que ser show e essa eu amo!
  6. Máscara Le Volume – Chanel: amo essa que é marrom!
  7. Batom 511 - Carolina Herrera: meu vermelho favorito!
  8. Batom Uncensored – Fenty Beauty

Sou/estou obcecada por… Amo um iluminador da Mari Saad, o Candy Glow, uso como blush em bastão.

Meu ritual noturno de beleza… É uma das coisas que mais gosto de fazer no dia. Tento desligar o celular às 21h-22h, que é mais ou menos o horário que paro e vou tomar meu banho. Sempre coloco uma música mais calma, gosto de ouvir harpa, tenho o aplicativo Calm, sabe? Tem uma música muito boa que toca harpa e eu estou amando, mas geralmente escuto muito piano para me acalmar. Em sequência, deixo as luzes mais baixas, coloco a música, acendo vela e tomo banho mais demorado do que geralmente tomo. Daí, vou para o meu skincare. Depois dele, tenho óleo de lavanda ao lado da cama para pingar no meu travesseiro. Quando vou dormir mesmo, aí tiro a música do piano e coloco um barulho de água. Para fechar, tento fazer um exercício de respiração para ficar mais calma, porque sou muito ansiosa.

A maquiadora carioca é fã do corretivo da NARS, ama a base da Natura Una e está sempre com um lip tint no nécessaire.

A professora de maquiagem jamais dispensa o hidratante! Este e outros segredos de beleza aqui no nosso beauty chat!

A influenciadora de beleza indica dança africana para começar o dia com tudo e não dispensa a massagem facial matinal com Gua Sha. Confira todas as suas dicas aqui!

Tenha acesso a conteúdos exclusivos
ASSINE A ELLE

A ELLE Brasil utiliza cookies próprios e de terceiros com fins analíticos e para personalizar o conteúdo do site e anúncios. Ao continuar a navegação no nosso site você aceita a coleta de cookies, nos termos da nossa Política de Privacidade.

Assine nossa newsletter

Doses Semanais de moda, beleza, cultura e lifestyle, além, é claro, de todas as novidades e lançamentos da ELLE no seu inbox.
Increva-se gratuitamente.