Beleza

Beauty Chat: Marina Santa Helena

Fanática por cheiros que vão do Ylang Ylang da ilha de Nosy Be até o nostálgico Cheap and Chic da Moschino, Marina abre o jogo sobre sua rotina de pele, maquiagem e perfumes!

PUBLICIDADE

Quando eu acordo... Procuro levantar cedo para conseguir ter um tempinho só para mim antes de começar o dia. Para mim, o sono é super importante, mas isso passou por toda uma ressignificação depois da gravidez. Hoje durmo bem menos, só que essas poucas horas de sono são mais valorizadas e com mais qualidade.

Eu começo o meu dia... Com exercícios e podcasts. Nunca fui a pessoa mais atlética do mundo, mas esse está sendo um ano super difícil, com muita coisa para fazer. Então percebi que me exercitar seria fundamental para conseguir fazer tudo que preciso de um jeito mais leve. Dependendo do meu humor, faço yoga, corrida, pulo corda ou algumas séries com pesinhos que tenho aqui.

No meu café da manhã... Tem suco verde, tapioca e café preto sem açúcar! Amo suco verde e adoro testar mil receitas diferentes, principalmente tendo os ingredientes vindos direto da horta aqui de casa. Tapioca com manteiga, porque me dá um quentinho no coração (e no estômago) e me lembra da minha infância em Belém. E café preto dispensa explicações: não consigo começar o dia sem café.

Na minha cozinha tem... Sempre muitos legumes, folhas e variedade. Eu amo comer coisas diferentes todos os dias, acho que é um hábito que vem da casa da minha mãe.

PUBLICIDADE

No meu chuveiro tem... Muitos óleos essenciais! De uns tempos pra cá, ando viciada neles. Dá para misturar no condicionador, para passar no corpo pós-banho, no rosto para espinhas e deixar aromatizando o ambiente.

Para cuidar do meu cabelo... Eu observo em que mood ele está. Acho que o segredo para cuidar do meu cabelo é não ter uma rotina muito restritiva. Estou sempre mudando de shampoo e condicionador, sempre em busca da nova hidratação, adoro testar novos produtos e no banheiro sempre tem vários diferentes.

"Na verdade, foram três os melhores conselhos que já recebi: respire fundo, tenha paciência e beba bastante água! Obrigada por eles, mamãe!", Marina Santa Helena

Para arrumar o meu cabelo... Quase sempre acabo deixando mais natural. Mas, quando quero ficar mais arrumada, seco com secador e passo babyliss para deixar com um ondulado mais definido. Tem vários lenços, tiaras e presilhas que também gosto de usar para aparecer diferente nas videochamadas.

O melhor conselho que eu já recebi de alguém... Na verdade, foram três: respire fundo, tenha paciência e beba bastante água! Obrigada, mamãe, pelos conselhos!

A minha rotina de beleza é... Simples e direto ao ponto. Acordo, lavo o rosto com sabonete líquido facial, passo vitamina C e protetor solar com cor.

PUBLICIDADE

Mas, quando eu estou inspirada... Passo máscara para cílios, delineador colorido, batonzão e iluminador.

O meu perfume é... Muda de acordo com a ocasião, mas vivo um relacionamento seríssimo com patchouli e priprioca, porque são os ingredientes do Cheiro do Pará. Uso para dormir, porque me lembra das minhas avós. Na adolescência, eu amava o Cheap and Chic da Moschino, mas era caro demais pra minha realidade. Então, desde que pude comprar o primeiro frasco, sempre tenho em casa e sinto um ar nostálgico quando uso. De uns anos pra cá, comecei a usar o Jo Malone Poppy and Barley e estou amando: é o que uso no dia a dia. Com relação a cheiros para casa, há alguns anos, fui com meu marido para Madagascar e lá fomos para uma ilha chamada Nosy Be, que chamam de ilha perfumada. É um dos lugares com maior plantação de Ylang Ylang e, desde então, eu sempre tenho esse óleo essencial e uso como aromatizador no quarto.

Quando olho no espelho vejo... Um mulherão da porra (risos). Modéstia a parte, eu fiz as pazes com a minha autoimagem tem alguns anos. É óbvio que tenho meus momentos de dúvida, de achar que engordei, que tô envelhecendo, que meu cabelo poderia estar de tal jeito… Mas acho que os 30 anos me fizeram escolher melhor as minhas batalhas e hoje vejo que ficar constantemente se colocando para baixo diante do espelho é uma grande perda de tempo.

Para me tornar confiante... Antes da pandemia, fazia terapia presencial há alguns anos e esse ano até fiz algumas sessões online. Esse ano os exercícios físicos têm sido uma grande terapia para me ajudar a pensar melhor.

Marina Santa Helena tem um skincare r\u00e1pido de tr\u00eas passos: limpeza + vitamina C + protetor com cor! Marina Santa Helena tem um skincare rápido de três passos: limpeza + vitamina C + protetor com cor!Marina Santa Helena

No almoço... Eu costumo cozinhar todos os dias e, para isso, gosto sempre de ter ingredientes que inspiram, pratos novos e diferentes. Não precisa ser nada mirabolante, mas se um dia teve feijão, no outro tem lentilha, se num dia a salada foi de rúcula, no outro vai ser de alface. Como disse, esses hábitos já vinham da minha infância e adolescência, mas passei a ter essa dinâmica ainda mais forte na minha casa depois de ter uma filha. Aqui sentamos todos juntos, na mesa para almoçar e conversar, falar do dia, comentar alguma coisa do trabalho. Isso acaba sendo um ponto de equilíbrio para o dia ficar melhor.

A receita que eu mais amo... É peixe assado na brasa, de preferência um peixe de rio como o Tambaqui. Me remete à fartura, à infância feliz, à família. Gosto muito, pena que aqui em São Paulo é mais complicado de conseguir os ingredientes frescos.

Meu jeito de me desligar do mundo... É brincar com a minha filha. Fico viajando nas brincadeiras com ela e admirando como a imaginação de uma criança é fértil e pura.

Meu produto de beleza indispensável... É um bom filtro solar. Não adianta, depois que descobri que até a luz do computador é capaz de prejudicar a pele, nunca mais deixei de usar um bom filtro solar no rosto.

Estou obcecada por... Insecure, a série da Issa Rae na HBO, que mostra o cotidiano de duas amigas em Los Angeles. É uma série leve, com camadas de humor e drama que tem me ajudado a desligar um pouco das notícias ruins de 2020.

Meu ritual noturno de beleza... É lavar bem o rosto e tirar toda maquiagem. Há anos, uso o demaquilante bi-facil da Lancôme para os olhos e tenho adorado usar a água micelar orgânica da Souvie. Depois passo um ácido manipulado no rosto para dormir. Ah, e, uma vez por semana, faço esfoliação com pó de café e óleo de côco.

A última coisa que faço antes de dormir... É respirar fundo e fazer uma avaliação do dia. Acho que é tipo uma meditação mesmo. Agradeço por tudo o que deu certo e até pelo que não deu, porque pelo menos pude aprender alguma coisa.

Influenciadora, fashionista, body-positive, beauty guru... Temos muito a aprender com Ray Neon. No Beauty Chat, ela nos contou tudo sobre como se amar todo dia um pouquinho mais!



A cantora pop respondeu todas as perguntas do nosso Beauty Chat, seção em que descobrimos a rotina de beleza, saúde, alimentação e bem-estar de diferentes personagens do universo ELLE.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos
ASSINE A ELLE