Beleza

Beauty chat: Silvia Braz

O maior segredo de beleza da influencer? Ser generosa consigo mesma! Este e muitos outros no beauty chat desta semana.

Foto: Acervo pessoal

Silvia Braz

PUBLICIDADE

Quando eu acordo... O sono é algo primordial para mim. Eu tento me comprometer a ter pelo menos oito horas de sono por noite, mas não é sempre que consigo alcançar essa meta. Às vezes, por conta da dinâmica da vida, momentos em que eu estou trabalhando muito e fico um pouco mais ansiosa, não consigo dormir tão bem. Mas o ideal para me deixar animada, com energia e a pele descansada são no mínimo 8 horas por dia. Costumo acordar bem-humorada, sim. Sou uma pessoa que na maior parte do tempo está bem-humorada. Gosto de pensar que cada amanhecer é um novo dia, uma nova possibilidade de fazer tudo diferente e isso me anima muito, me deixa entusiasmada.

Eu começo o meu dia... O meu ideal é malhar pela manhã: me deixa muito mais disposta para o dia inteiro. Um truque simples, mas extremamente eficaz, é levantar da cama e já tomar café da manhã com a roupa de malhar. Também não consigo malhar em jejum, sempre como algo. Aliás, eu treino em qualquer lugar. Tenho uma vida muito dinâmica, cada hora estou em um ambiente e nunca abro mão. Agora, nas férias, estou malhando na praia. Em São Paulo, eu vou para a academia. Se eu estiver em um hotel, me exercito na academia do lugar. O importante é fazer pelo menos 40 minutos de exercício físico por dia, faz muita diferença. Incorporar a atividade física na minha vida com frequência e consistência, foi algo essencial.

PUBLICIDADE

No meu café da manhã... Tem frutas e suco verde, amo mamão e kiwi amarelo. Mel, eu como todos os dias da minha vida, sou apaixonada. Também sempre prezo por uma dose de carboidrato porque, ao longo do dia, eu vou diminuindo. Então, na minha primeira refeição tem uma torrada integral, ovo mexido e o café que eu tomo. Gosto de um muito especial que é o Coffe+, só o aroma já nos desperta.

Na minha cozinha tem... Os meus hábitos alimentares foram sendo construídos ao longo da minha vida. Em alguns momentos, eu relaxei mais. Em outros, segurei. O mais importante foi ter encontrado esse equilíbrio que é onde estou agora. Eu já fiz dietas mais restritivas que me deixavam sem ânimo. Sou uma pessoa alegre e dinâmica e existem dietas tão restritivas que te deixam um pouco para baixo. Ao mesmo tempo, comer muito, não me fazia bem também. Precisei encontrar esse meio entre os dois extremos para me sentir feliz com a forma que estou hoje, com uma alimentação equilibrada. Algo que eu introduzi na minha alimentação e trouxe uma mudança completa é que eu era viciada em refrigerante e sabia que me fazia mal. Substituí tomando Kombucha (tomo a KHappy) e me ajudou súper. Não pode faltar na minha geladeira em hipótese alguma!

PUBLICIDADE

No meu chuveiro tem... No banho, tento adiantar algumas etapas de processos que eu faria depois. Já uso um sabonete líquido da Bioderma que é ultra-hidratante. Uso esponjas elétricas para lavar o rosto porque faz uma limpeza mais profunda. Aliás, sinto que todos os produtos penetram muito melhor na pele quando lavada com sabonete líquido e a esponja. E o que eu mais gosto durante é ouvir música, não existe possibilidade de banho sem trilha sonora. Se tomo em silêncio, eu fico pensando em muitas coisas, conversando comigo sobre demandas, e eu gosto de viajar no momento do banho. Um momento meu. Tenho caixa de som embutida no meu banheiro, justamente para me transmitir essa tranquilidade.

Para cuidar do meu cabelo... Hidrato meu cabelo durante o banho. Então, mesmo quando eu lavo em casa, já faço uma hidratação e, enquanto a máscara está agindo, vou fazendo uma esfoliação na pele

Para arrumar o meu cabelo... Meu cabelo sofre muito com escova, chapinha e triondas, porque eu preciso estar com o cabelo sempre pronto e sempre diferente para atender as demandas do meu trabalho. Por isso, hidratação é fundamental. Troquei condicionador por máscaras de reconstrução há muito tempo. Ao mesmo tempo, tenho gostado muito de usar o meu cabelo natural e, para isso, sinto que ele precisa estar bem hidratado sempre. E nunca abro mão de leave-in ou óleo, acho que faz muito diferença. Há um tempo, também sofri uma queda significativa de cabelo e hoje faço tratamento de injeções no couro cabeludo com a minha dermatologista Maria Bussade.

O melhor conselho que eu já recebi de alguém... Para skincare, é não dormir com maquiagem no rosto. Parece uma coisa boba, é simples, é piegas, todo mundo ouve, mas muitas vezes estamos com preguiça, deixamos para lá e o preço logo chega: a pele fica cheia de espinhas e com cravos. Nosso rosto precisa ser limpo todos os dias à noite para poder respirar.

"Associo muito a minha boa autoestima por ter sido criada por uma mulher que sempre me valorizou muito. Graças a minha mãe, eu me sinto muito feliz quando me olho no espelho, em todas as fases", Silvia Braz

A minha rotina de beleza é... Tenho uma rotina há muito tempo porque fui uma adolescente com pele oleosa e tendência à acne. Então, todos os dias da minha vida, eu acordo e uso um sabonete de pele adstringente para retirar a oleosidade, depois um tônico, em seguida a vitamina C (ela é importantíssima para a pele e ajuda a combater o envelhecimento). O próximo passo é o protetor solar, não posso esquecer. Antes de dormir: lavar com o mesmo sabonete e se possível com a esponja elétrica, depois um ácido. Minha pele funciona bem com ácidos, e preciso deles para que a pele fique mais homogênea. Essa é a minha rotina básica que eu nunca deixo de ter. Ao longo do ano, vou variando de acordo com as estações e clima, um hidratante ou sérum mais forte ou não. Geralmente, opto mais por séruns, porque minha pele não pode com muitos cremes.

Quando eu estou inspirada... Um produto que não falta na minha maquiagem e que me muda completamente é a máscara para cílios. Dá uma levantada no olhar, uma alegria, uma luz e me sinto outra pessoa. Não sou de makes muito diferentes... Gosto que tenha glow, uma boa cobertura, blush e uma boa máscara.

O meu perfume é... Os que eu uso são o J'Adore, da Dior, L'Interdit, da Givenchy e adoro fazer combinações com as fragrâncias da Jo Malone. Eu não tenho um perfume só, depende muito do meu mood do dia, como eu quero estar, o que eu vou fazer: se eu quero estar mais fresca, mais forte, mais confiante…

Quando olho no espelho vejo... Hoje em dia, me sinto muito feliz com o que eu vejo. Há um tempo, aprendi a me aceitar e a ser generosa comigo. No momento, estou em uma fase muito boa, estou fazendo exercício físico, uma alimentação muito equilibrada e isso reflete na qualidade do meu corpo e mente. Mas em outros momentos, mesmo quando não estou tão regrada, também me sinto feliz. Ter uma boa autoestima passa por essa generosidade com a gente, de se aceitar e saber que não estamos 100% todo o tempo. Somos seres humanos, engordamos, emagrecemos, mudamos e tudo bem. Associo muito a minha boa autoestima por ter sido criada por uma mulher que sempre me valorizou muito. Graças a minha mãe, eu me sinto muito feliz quando me olho no espelho, em todas as fases.

Para me tornar confiante... Não tem nada igual a estar com a minha família. Eu viajo muito e quando volto para eles, eu me reenergizo. Um lugar que eu me abasteço para seguir adiante. Estar na natureza, ouvir o barulho do mar, estar perto de uma cachoeira, no meio do mato, tudo isso faz muito bem para mim. Me acalma e me tranquiliza. Exercício físico também é algo que muda o nosso dia, muda o nosso humor, o nosso astral e para mim é indispensável. E, para se tornar confiante, acho que passa por uma percepção pessoal de você se sentir uma pessoa interessante. Lembrar que você é único no mundo e que tem pontos fortes. Óbvio, tem suas fraquezas como qualquer outro ser humano, mas também tem seus pontos fortes que merecem ser valorizados e trabalhados. Ser generoso consigo mesmo, se abraçar e se cuidar.

No almoço... Eu almoço cada dia em um lugar. Realmente, não tenho uma rotina sempre no mesmo lugar ou com as mesmas pessoas, tenho muitos almoços de reunião também. Sempre opto por uma proteína e salada, é o que me deixa feliz. Amo um prato mais colorido e alegre.

A receita que eu mais amo... O meu comfort food total é chuvisco. Um doce português muito tradicional na cidade de Campos dos Goytacazes (RJ), onde eu nasci, passei toda a minha adolescência e onde minha mãe mora até hoje.

Meu jeito de me desligar do mundo... É ler um livro. Desligar o celular e tirá-lo do quarto (se estiver do meu lado, eu vou olhar). O do momento é A Insustentável Leveza do Ser de Milan Kundera. Indico súper!

Sou/estou obcecada por... Pelas telas do Bruno Dunley, um jovem artista brasileiro que é um grande expoente no cenário artístico. Eu já adquiri duas telas para minha casa nova e os novos trabalhos me impressionam ainda mais

Meu ritual noturno de beleza... É tirar a maquiagem e dormir com um ácido retinóico que é manipulado pela minha dermatologista. Já uso há anos e ela vai sempre modificando, colocando um produto a mais ou menos, fazendo combinações. É impressionante: quando eu sigo o protocolo da dela com todos os passos, realmente tenho um ganho muito expressivo na qualidade da minha pele. Também não deixo de passar creme no pescoço e no colo.

A última coisa que faço antes de dormir... Me desconectar, ler e, por último, rezar.

Os produtos incluídos nesta reportagem contêm links para sites parceiros. Caso você compre produtos linkados no nosso site, podemos receber uma comissão.

A estrela da série hit "O Gambito da Rainha" acredita que o primeiro passo de qualquer rotina de beleza é encontrar sua própria felicidade e autoamor.


Fã de experiências olfativas e óleos essenciais, a atriz contou tudo sobre sua rotina de beleza e autocuidado durante o isolamento.


Aficionada por cuidados com a pele, a top brasileira que já conquistou o mundo nunca pula sua rotina de skincare. No Beauty Chat, ela descreve o seu passo a passo diário.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos
ASSINE A ELLE