Beleza

Beauty chat: Tássia Reis

Dior, Fenty Beauty, The Body Shop, Lancôme e Nivea estão no nécessaire da rapper que contou tudo sobre sua rotina de beleza aqui no nosso beauty chat!

Foto: Camila Tuon e Gabiru (@ce.ge_)
PUBLICIDADE

Quando eu acordo... Sempre durmo de 6 a 8 horas por dia, independentemente do momento que eu vá dormir. Durante a pandemia, no entanto, peguei o habito de acordar mais cedo e agora percebo o quanto isso me deixa melhor e mais disposta. Antes da pandemia, costumava acordar bem humorada, agora temos dias e dias... (risos) Mas, tenho o costume de pensar coisas boas quando acordo, como exercício para enfrentar esses tempos difíceis. Tenho acordado, em media, às 8h.

Eu começo meu dia... Faço meus pensamentos positivos e enrolo um pouco na cama quando tenho tempo. Faço exercícios físicos duas vezes por semana e vou à aula de dança uma vez por semana. Em geral, como uma frutinha antes de começar essas atividades. Depois, tomo café da manhã com a minha mãe. Como fiquei muito tempo longe da família, estou aproveitando ao máximo agora que estamos juntas de novo.

No meu café da manhã... Eu amo café da manhã! Gosto de café passado na hora, suco de laranja, tapioca com queijo e, às vezes, mortadela. Um misto quente vai bem, também. Para fechar, uma fruta vai bem também: gosto de banana, maçã, pera...

Na minha cozinha tem... Melhorei bastante meus hábitos alimentares de 2019 para cá. Não pelo fato de não gostar de comer isso ou aquilo, mas porque em 2018 fiquei anêmica por conta de um distúrbio na minha menstruação. Precisei rever muita coisa por causa disso. Com isso, relembrei o quanto gosto de comer verduras e legumes. Então, em casa, sempre tem beringela, couve-flor, brócolis, couve, alface, batata doce, repolho... Amo peixe! Fazemos regularmente por aqui. No final de semana, em geral, fazemos um churrasquinho. Minha família adora.

PUBLICIDADE

No meu chuveiro... Gosto de tomar banho cantando. Às vezes, boto o som, às vezes, fico acapella imaginando um show! (risos) Percebi que minha pele prefere sabonete vegetal. Meu preferido é o da Granado. Também uso bucha vegetal e, de vez em quando, um exfoliante corporal. Gosto do Gel Body Scrub com óleo de Argan, da The Body Shop.

Para cuidar do meu cabelo... A minha rotina é bem simples. Lavo o cabelo duas ou três vezes na semana. Em todas as lavagens, faço uma hidratação simples, de banho. Uma vez por semana, faço outra mais profunda com ampolas e óleos. Fico experimentando coisas diferentes. Dizem que o cabelo se acostuma, então fico mudando.

"Entendo a beleza como um documento ancestral que carrega a nossa história: a mistura dos nossos pais e dos pais dos nossos pais. Quando penso que sou o resultado de tudo isso, me sinto mais 'bonita' e tenho orgulho", Tássia Reis

PUBLICIDADE

Para arrumar o cabelo... Aí depende de como vou usar o cabelo. Se vou com ele ao natural, venho com um umidificador ou creme para pentear e massageio bastante. Quando quero uma textura mais alongada, penteio com escova raquete (que, inclusive, desembaraça mais rápido e com menos sofrimento) e faço uma escova leve (não para ficar liso, mas para perder o fator encolhimento). Se vou de peruca, passo óleo para hidratar e, na sequência, faço uma trança enraizada.

O melhor conselho que já recebi de alguém... De beleza é: "beba água, use protetor solar, não lave o cabelo com água quente". De vida é: "Seja honesta e siga o seu coração", conselhos que recebi de Erykah Badu. Seu Ori pode te levar para o inferno ou para o infinito. Onde você quer chegar? O amor é uma construção, dê tempo para fazer essa construção. Não dependa de ninguém, trabalhe e seja independente. Estude, corra o mundo. Não deixe ninguém dizer que você não pode. Isso eu aprendo com minha mãe Myriam. Levo tudo isso muito a sério. Preciso melhorar só com o protetor solar! (risos)

A minha rotina de beleza é... Não faço muita coisa de manhã. Lavo o rosto com uma espuma de limpeza suave, Chronos, e passo hidratante Renergie Multi-Lift Ultra, da Lancôme massageando com as mãos e depois com Gua Sha, pedra de jade. Não uso maquiagem diariamente. Na pandemia, inclusive, diminui ainda mais. Ainda assim, adoro me maquiar.

Mas, quando estou inspirada... Tenho gostado de fazer o contorno da boca com lápis marrom e usar um gloss transparente. Dá um efeito lindo! De vez em quanto, venho com um delineador colorido, também. E amo iluminador! Aliás, sempre uso Fenty Beauty quando vou fazer essas makes.

O meu perfume é... Uso o Miss Dior - Absolutely Blooming, já faz dois ou três anos. Também gosto do J'adore, da Dior também. Gosto intercalar entre eles, mas às vezes gosto de não usar nenhum deles. Só os hidratantes. Aliás, amo incenso. Acendi um para responder essas perguntas, por exemplo. Acho que não é só sobre o cheiro, eles mudam a energia do ambiente, trazem um equilíbrio.

Quando olho no espelho vejo... Estou em uma montanha-russa com a minha autoestima. Acho que a pandemia nos levou para nossos limites. Tem sido um desafio se manter em alta. Mas, estamos aí! Hoje, eu acordei bem, feliz comigo e com a minha beleza natural. Entendo a beleza como um documento ancestral que carrega a nossa história: a mistura dos nossos pais e dos pais dos nossos pais. Quando penso que sou o resultado de tudo isso, me sinto mais "bonita" e tenho orgulho. Obviamente, o que é considerado belo na sociedade eurocêntrica em nada tem a ver com o conceito que eu criei para mim. Então, eu sofro: apesar de acreditar que o meu conceito faz mais sentido, sou bombardeada diariamente com comparações desonestas, desnecessárias e quase inalcançáveis.

Para me tornar confiante... Faço terapia e não sei como aguentei até aqui sem ter começado antes. Minha terapeuta diz que formulo bem as ideias e isso ajuda. Mas, é muito difícil viver nesse mundo de hoje sem ajuda profissional para a nossa mente. Isso tem me ajudado bastante. No mais, acredito que minha religiosidade também me ajuda muito. Fortalece meu Ori, me fortalece.

No almoço... Tenho almoçado salada: agrião, alface, couve e sempre venho com uma proteína. Vale filé de frango, um peixinho... De vez em quando, carne vermelha. Mas, agora que estou passando uma temporada na minha cidade natal com meus pais, quase sempre almoço com a minha mãe. A gente conversa sobre o dia a dia ou então ela me conta alguma das histórias antigas que ela e meu pai adoram dividir comigo. Eu amo ouvir.

A receita que eu mais amo... Olha só, um dos pratos que fiquei mais feliz de aprender a fazer foi essa lentilha de fim de ano, sabe? Sempre amei! Até que um dia, pensei comigo: "eu amo tanto essa comida, por que só como no final do ano?" Foi aí que decidi aprender a receita. Mas, quando se fala em restaurante, eu amo comida tailandesa. Amo comer! (risos)

Meu jeito de me desligar do mundo... Estou aprendendo a me desligar. Quando a gente trabalha com criatividade e ainda tem que lidar com as burocracias de ser PJ, dá para ficar bem confusa. Tenho lido bastante. Gosto de ver filmes repetidos, séries com pessoas pretas como protagonistas... Ficar em silêncio também me faz muito bem. Parece que os pensamentos vão tomando um rumo mais tranquilo.

Meu produto de beleza indispensável... Usei uma espuma da Sebastian nos meus cabelos. Era para fazer penteados, mas deixava os fios tão lindos. Pena que não lembro o nome, mas amava o produto!

Sou/estou obcecada por... Maya Angelou. Eu li Mamãe e eu mamãe e fiquei fascinada por ela e sua história. Já sabia que ela era gigante pelo And still I rise, mas não sabia de toda a história. Fiquei tão fascinada que li mais de dois livros dela em menos de um mês. Engoli os livros! Eram Eu sei porque os pássaros cantam na gaiola e Carta para minha filha.

Meu ritual noturno de beleza... Quando vou dormir, lavo o rosto com Gel esfoliante, da Nivea, passo o tônico hidratante Drops of Youth, da The Body Shop e depois finalizo com o Renergie Multi-Lift, da Lancôme.

A última coisa que faço antes de dormir... Fico pensando em coisas boas, acendo um incenso para equilibrar as energias e gosto de adormecer olhando para o céu, para as nuvens e as estrelas. Por isso, acabo dormindo de janela aberta. (risos)

Quer aprender a fazer o gel caseiro de linhaça que a Thelminha usa para definir seus cachos? Então, confira o beauty chat desta semana com a vencedora da última edição do BBB.

A cantora adora um delineado e não dispensa o uso da vitamina C no skincare. Ela é a nossa convidada da semana para o beauty chat!

Tenha acesso a conteúdos exclusivos
ASSINE A ELLE