Beleza

Beauty chat: Xênia França

Fã de óleos essenciais, a cantora contou tudo sobre sua rotina de beleza para o nosso beauty chat!

Foto: Filipa Aurélio
PUBLICIDADE

Quando eu acordo... Por alguns motivos, dormir para mim é importante. O primeiro é a saúde da minha voz. Depois, tem também o fato de ser essencial para o meu dia ser mais fluido. Para conseguir isso, a primeira coisa que faço quando acordo é entrar no meu ritual matinal que inclui ciclos de respiração, mantras, rezas e meditação para começar o dia. Eu acordo às 6h. Em geral, desperto me sentindo bem e isso depende muito de como foi minha noite de sono. Se eu deitei cedo e pude me concentrar para dormir, por exemplo, vou acordar relaxada.

Eu começo o meu dia... Com alongamentos depois da meditação. Me ajuda muito a voltar para o mundo real e me reconectar com meu corpo. Aí, misturo com posturas simples de yoga ou pilates solo e, três vezes por semana, calço um tênis e vou correr na rua. Mas não faço necessariamente para sair da cama, mas porque faz parte do meu hábito de saúde e cuidado com o meu corpo. Não gosto muito de ficar deitada depois que acordo.

No meu café da manhã... O café da manhã é a minha refeição favorita do dia e é quando eu me permito comer mais. A primeira coisa que tomo ao acordar é um copo de água para dar aquela "escaneada" no meu sistema depois de 14h de jejum intermitente. Depois do ritual, posso tomar um copo de suco verde ou como uma variedade de frutas com granola. Na sequência, como batata-doce ou inhame, ou cuscuz, queijo, ovo, abacate... Essas são as coisas que mais gosto de comer porque me fazem lembrar da casa da minha mãe.

PUBLICIDADE

Na minha cozinha tem... Bom, eu tenho ficado cada vez mais conectada com a sentença de que "você é o que come" e isso está muito alinhado com meu processo autoconhecimento e espiritualidade. Não faz muito sentido eu me dedicar ao meu templo espiritual e comer qualquer coisa, sendo que os alimentos são uma grande manifestação espiritual da natureza que me ajuda não só a saciar a fome, mas me nutrir, me manter saudável e potencializar a minha energia. Toda a medicina necessária está nos alimentos. Já fazem três anos que não como carnes densas. Ainda estou em fase de adaptação, por isso, em alguns momentos, ainda como peixes e frutos do mar. Na minha casa, priorizo frutas, legumes, verduras e grãos. Considero cozinhar uma alquimia e aprender receitas vegetarianas novas me deixa ainda mais apropriada e conectada com meu ciclo de saúde.

PUBLICIDADE

"Cada pessoa pode expressar sua personalidade e potência através de um perfume. Sou completamente encantada por cheiros. Gosto de deixar minha casa sempre perfumada com incensos e difusores com óleos essenciais", Xênia França

No meu chuveiro tem... Como uma boa peixinha, eu adoro tomar banho... Me revigora e limpa as energias. Mas, em geral, faço isso rapidinho para não desperdiçar água. Ainda assim, não deixo de aproveitar o momento. Algumas coisas que gosto de usar no banho são sabonetes artesanais, óleos corporais naturais e buchas vegetais esporadicamente. Simplesmente amo tudo isso! Para momentos especiais, como rituais de lua e banhos de ervas, aí sim, velas, incensos e cristais são muito bem-vindos.

Para cuidar do meu cabelo... Não foi fácil encontrar os produtos que meu cabelo mais gosta. Já tive várias fases em que meu cabelo ficou bem estragado e acabei me encontrando na linha da Keracare, da Avlon. Preciso de produtos superhidratantes porque meu cabelo é muito seco. Uso alguns produtos veganos que não são muito fáceis de encontrar e, por isso, acabo integrando à minha rotina de cuidados produtos naturais também como babosa, umectação com Castor Oil ou azeite de oliva extra virgem. Uso touca térmica e costumo colocar óleos essenciais na hidratação, também. Além disso, acredito que o foco na alimentação, beber muita água e o consumo de vitaminas dão um boost na saúde do meu cabelo, unhas e pele.

Para arrumar o meu cabelo... Depois de lavar e hidratar, eu seco meu cabelo. Não gosto de deixá-lo molhado. Depois, tranço usando algum sérum porque sinto o crescimento dele mais dinâmico. Quem acompanha meu trabalho sabe que eu amo mudar de cabelo: uso laces e adoro fazer penteados. A maneira de usar meu cabelo pode mudar a qualquer momento, é como um acessório para mim. Não sou apegada.

O melhor conselho que eu já recebi de alguém... "A espiritualidade é a verdadeira revolução!"

A minha rotina de beleza é... Parece loucura, mas eu ainda consigo fazer skincare de manhã. Depois do café da manhã eu tento seguir a risca o cuidado com minha pele, é claro que nem sempre eu consigo fazer de manhã e à noite por exemplo, mas faço pelo menos uma vez por dia. Adoro usar acessórios de massagem facial como rolls e gua-shas de cristal e a maior parte dos produtos que uso na minha pele são cruelty free e veganos que hoje são mais fáceis de encontrar, principalmente os gringos na internet. Eu sempre sofri com acne desde a adolescência e com elas as manchas. A pele negra por conta do excesso de melanina tem uma grande facilidade de manchar. Eu usava maquiagem pra tentar esconder, mas hoje posso ostentar a pele que eu sempre quis, óleo de rosa mosqueta e um coque. rsrsrs

Mas, quando eu estou inspirada... Embora, hoje em dia, eu use pouquíssima maquiagem. Foi me maquiando que eu aprendi a conhecer e amar cada detalhe do meu rosto. E é difícil dizer o que eu gosto mais nele. (risos) Adoro meus olhos e minha boca. Então, depois da sessão de skincare e a pele glowing, aplico a máscara de cílios e mantenho os lábios hidratados. Se não isso, um Ruby Woo, da MAC, e não preciso de mais nada!

O meu perfume é... "O perfume é a roupa que o vento veste", uma perfumista me disse isso uma vez. Cada pessoa pode expressar sua personalidade e potência através de um perfume. Sou completamente encantada por cheiros. Gosto de deixar minha casa sempre perfumada com incensos e difusores com óleos essenciais. Também faço minha própria infusão de poder com óleos essenciais como canela, ylang-ylang, patchouli, lavanda, entre outros, carregados em óleo de amêndoas ou de coco para usar no corpo. Adoro os óleos corporais da Weleda, também. Tenho verdadeira paixão pelo meu perfume favorito. Uso Le Labo há três anos e sou simplesmente apaixonada pela ideia de ter um perfume feito de maneira totalmente artesanal e para mim. É como uma joia. Me sinto muito preciosa quando uso ele.

Quando olho no espelho vejo... Me sinto trilhando um longo caminho de autoamor. Um processo de aceitação que passa por várias camadas. Com certeza, a maneira como eu me vejo hoje tem a ver com a dinâmica de autocuidado e terapias que me proporciono. Não permitir mais que o que outro pensa sobre mim interfira na minha capacidade de me enxergar. Autoconhecimento, muita reflexão e, acima de tudo, a força da conexão com a minha espiritualidade. Me enxergo absolutamente linda, não só pelo que vejo no espelho ou pelo o que as pessoas dizem sobre mim, mas por como eu me sinto comigo mesma.

Para me tornar confiante... Como mencionei lá em cima, meu dia só começa depois do meu ritual de meditação. Ele, por si só, já é poderoso demais e já fez grandes transformações na minha vida. Fora isso, ainda lanço mão de outras ferramentas e medicinas que estão disponíveis para mim no meu projeto de autocura. Faço terapia alquímica há, mais ou menos, sete anos. Nunca fiz terapia tradicional, pois faz mais sentido para mim tratar os problemas na fonte. E, na maioria das vezes, a raiz é emocional e espiritual. A aproximação com o candomblé tem me dado uma perspectiva muito importante no entendimento da minha ancestralidade. Para mim, não existe integridade sem conexão real com todas as minhas partes. Ter saúde física, emocional, mental, espiritual é assumir, todos os dias, a responsabilidade e autoridade sobre a minha vida. É uma arte que eu vivo com muita alegria e tenho gratidão em desenvolver.

xenia Antes de dormir, Xênia coloca em seu difusor algumas gotinhas de óleo essencial de lavanda.Foto: Caroline Lima

xenia


No almoço... Eu amo comer! É bem difícil dizer o que mais gosto. Hoje, só não gosto de carne. Amo a comida de diferentes lugares do mundo. Sempre tento reproduzir algum prato que comi em algum lugar que já visitei. Curry de grão de bico, por exemplo, já virou um das minhas especialidades. Quibe de abóbora cabotiá, todos os legumes que se pensar no forno só com sal grosso e azeite, alecrim, purês, sopas... Fico testando várias coisas. No almoço, em geral, eu já como menos. Já estou indo para saladas sempre com algum prato desses que preparei ou que pedi. Passo bastante tempo sozinha e, às vezes, com meu namorado. Entre preparar a comida, colocar a mesa, tomar um vinho, a gente fala basicamente de música, ciência, tecnologia, espiritualidade, cosmos, dimensões... Contamos histórias da vida um para o outro com todos os desdobramentos desses assuntos porque a gente tem um repertório infinito de "causos". Fico impressionada como, depois de tanto tempo, a gente ainda tem tanto para trocar. Ele também cozinha muito bem!

A receita que eu mais amo... Moqueca! A moqueca da minha mãe é surreal e eu só como quando estou na casa dela, na Bahia. Já tenho uma variação esplêndida de moqueca de banana da terra e palmito pupunha que faço quando estou com saudades de lá. Comida de dendê é vida, restaura, chamam as forças ancestrais. De restaurante, meu prato favorito atualmente é o lâmen vegetariano do Hirá! Quando estou muito cansada ou só quero um afago quentinho mesmo, é ele que eu chamo!

Meu jeito de me desligar do mundo... Olha, em geral, faço o exercício de estar presente em tudo o que faço. Assim, não me desgasto muito. Mas, quando envolvida em algo muito estressante, faço alguns exercícios de respiração, pequenos intervalos e alguma frequência em 432hz me ajudam muito relaxar e voltar pro meu centro.

Meu produto de beleza indispensável... Tem uma linha de produtos veganos à base de ácidos do Canadá que começou o salvamento da minha pele contra a acne e as manchas. Tem uma receita de máscara de mel e canela que eu faço uma vez por mês que a pele fica tudo. Óleo de rosa mosqueta e borrifar água de alecrim? Também amo. Beber muita água e protetor solar, sempre!

Sou/estou obcecada por... Não tenho nenhuma, não. Mas, li todos os livros da tetralogia da Elena Ferrante em menos de um mês, no ano passado. Também adoro cuidar das minhas plantas, me conectar com meus cristais, fazer terapias, ver séries, estudar canto, violão e descansar. Adoro descansar. Meu skincare é sagrado. (risos)

Meu ritual noturno de beleza... Lavo e tonifico a pele, e junto com os meus outros produtos, tenho usado Nivea Q10 Noite e Nivea para área dos olhos. Estou achando bem bom! Faço esfoliação uma vez por semana, massageio com gua-sha e roll de quartzo rosa.

A última coisa que faço antes de dormir... Ligo um difusor que deixo no meu quarto, coloco algumas gotas de óleo essencial de lavanda. Se eu já estiver com muito sono e não conseguir meditar, me concentro alguns minutos na minha respiração, relaxo, tento não pensar em mais nada, agradeço por mais um dia e pela oportunidade de aprender. Apago a luz e durmo.


A estrela da série hit "O Gambito da Rainha" acredita que o primeiro passo de qualquer rotina de beleza é encontrar sua própria felicidade e autoamor.


Dior, Fenty Beauty, The Body Shop, Lancôme e Nivea estão no nécessaire da rapper que contou tudo sobre sua rotina de beleza aqui no nosso beauty chat!


Negra Li está gravando um novo disco! Em meio às composições, ela dá conta de cuidar de si e da família enquanto reflete sobre o impacto de sua música na sociedade. No Beauty Chat, a cantora e atriz revela o segredo para não perder o equilíbrio mesmo estando no olho do furacão.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos
ASSINE A ELLE