Cadastre-se em nossa newsletter para ler este e outros artigos.

Doses semanais de moda, beleza, cultura e lifestyle, além, é claro, de todas os lançamentos da ELLE!
Inscreva-se gratuitamente.

  • ASSINE NOSSA NEWSLETTER
  • O melhor da ELLE direto no seu inbox! Inscreva-se gratuitamente.
  • INSCREVA-SE AQUI
Beleza

Foco no cantinho!

O clássico ponto de luz, feito no canto interno dos olhos, ganha agora novas cores e texturas. Aqui, você aprende a fazer o truque que tem dominado as redes sociais.

Ilustração: Mariana Baptista
PUBLICIDADE

Se você consome conteúdo de beleza no Instagram ou no Tiktok, é bem possível que essa imagem te pareça familiar: olhos bem esfumados com uma sombra, mas só os cantinhos feitos com outra - de preferência, em algum tom neon. Talvez, você tenha visto essa mesma maquiagem com um bocado de brilho aplicado apenas na parte interna da pálpebra. Ou ainda, delineados com as pontas também puxadas em direção ao nariz. Ainda que apareça em diferentes versões, a ordem da vez é uma só: dar destaque aos cantos dos olhos.

Apesar de ter bombado na internet, o recurso não é bem uma novidade. "O já conhecido ponto de luz pode ter uma função específica na maquiagem: o de equilibrar", explica Kátia Araújo, artista nacional da MAC Cosmetics. O clássico, porém, ganha agora novos contornos. "Neste lugar, onde antes ficava apenas um pontinho discreto, hoje cabem estes outros elementos de maior destaque", explica Kátia.

A tendência conversa com este momento da beleza que pede que a gente saia da zona de conforto. "Existe um movimento muito forte de ampliar a maquiagem. Ela começa a se estender para outros pontos do rosto. A sombra e o delineador, por exemplo, não vão mais só ficar na pálpebra fixa, na móvel e ao redor da linha dos cílios", comenta Stephanie Suero, maquiadora e professora da Escola Madre.

PUBLICIDADE

Abaixo, contamos mais detalhes das releituras que mais bombaram nas redes sociais e damos os truques para você se aventurar por cada uma delas.

Esfumado colorido

Uma das possibilidades para destacar a região é esfumar usando cores intensas. Para isso, use uma sombra em toda a pálpebra e outra nos cantinhos. "É um jeito de desconstruir o famoso esfumado neutro que já estávamos acostumados e dar novas possibilidades, misturando cores e efeitos", diz Stephanie.

O segredo aqui está na escolha das sombras. Para Kátia, duas boas opções são o alto contraste e a harmonia. "Para o primeiro, utilize cores opostas para a pálpebra e para os cantinhos, como o pêssego e o azul brilhante, respectivamente. Para o segundo, basta optar por tons da mesma paleta ou aproximados, como roxos e azuis ou rosados e alaranjados", aconselha.


Ponto de cor

Para um visual mais discreto, vale combinar o ponto de cor com um delineado preto clássico. Ou ainda, esfumar apenas os cantinhos, deixando o resto dos olhos sem nada. "Este ponto de cor pode ser mais amplo, ou mais contido, pode acompanhar o "V" interno dos olhos ou estar apenas localizado na parte interna inferior", completa Kátia.

PUBLICIDADE


Delineado

Além de subir o delineado em direção às têmporas, puxe as pontas internas em direção ao nariz. "Gosto muito de fazer um delineado interno com uma cor diferentona, e deixar o resto dos olhos sem nada", conta Stephanie.



Com brilho

Essa é a forma mais clássica de aderir à tendência, já que ela remete à técnica tradicional de iluminar. Aqui, a dica de Kátia é brincar com texturas. "Deixe as pálpebras livres de cor e no canto interno aplique um bom glitter. Outra opção é cobri-las com uma sombra matte em tons neutros e use bastante brilho metalizado apenas na região interna dos olhos."


Tenha acesso a conteúdos exclusivos
ASSINE A ELLE

A ELLE Brasil utiliza cookies próprios e de terceiros com fins analíticos e para personalizar o conteúdo do site e anúncios. Ao continuar a navegação no nosso site você aceita a coleta de cookies, nos termos da nossa Política de Privacidade.

Assine nossa newsletter

Doses Semanais de moda, beleza, cultura e lifestyle, além, é claro, de todas as novidades e lançamentos da ELLE no seu inbox.
Increva-se gratuitamente.