Chora, perfeccionista: o glitter bagunçado é a moda da vez!
Sabe quando cai brilho na bochecha? Deixa ele lá! Pelo menos é esse o argumento da tendência do momento. Vai encarar?
Se você ama fazer um make brilhante, certamente já se viu completamente coberta de sombra ou glitter, mesmo fazendo a aplicação nas pálpebras com todo o cuidado. O termo utilizado pelas experts em beleza para descrever isso é fall out, uma referência ao que cai de produto no rosto ao maquiar os olhos.
Em um mundo de visuais perfeitamente construídos e traços milimetricamente desenhados, o fall out gera uma baita frustração. A boa notícia é que este não é mais o mundo em que vivemos – pelo menos é o que dizem as passarelas e as redes sociais.
“Existe um movimento antiperfeccionista na beleza. Nos afastamos da maquiagem embonecada, característica dos anos 2010 e das Kardashians – ninguém mais compra essa ideia de perfeição”, explica Nina Grando, pesquisadora de tendências.
A especialista atribui isso, em partes, à volta da vida noturna pós-pandemia, das raves e da cultura clubber. “Não existe maquiagem que aguente uma noite inteira dançando com um monte de gente em volta, suando sem parar. Então, por que não entrar com a maquiagem já desconstruída?”, propõe.
Parte desse novo olhar disruptivo e menos convencional é abraçar o que antes eram considerados erros. Ou seja, o glitter que incomodava ao cair embaixo dos olhos e nas maçãs do rosto na hora da aplicação, ganhou status de um look cool e é feito até de maneira proposital. “É para ser uma maquiagem que não te aprisiona”, pontua Nina.
Já traz o glitter!
Ainda que a maquiagem desconstruída tenha como objetivo tornar o processo de se maquiar mais leve e fácil, não é algo com o qual estamos acostumados. “Tanto nossos olhos, quanto nossas mãos, costumam buscar o que conhecemos como perfeição: simetria, acabamento, limpeza e equilíbrio. Portanto, criar algo que saia do padrão pode ser desafiador”, comenta Katia Araujo, maquiadora e porta-voz da MAC no Brasil. O segredo, de acordo com a expert, é buscar se divertir com o processo. “O glitter, por exemplo, é o tipo de produto que tem ‘vida própria’, é indomável. É preciso sair da zona de conforto para criar com ele”.
Para tornar este processo mais fácil, Kátia dá algumas dicas práticas: “Se a ideia é fazer esse visual de brilho em todo o rosto, borrife uma bruma hidratante sobre a pele e, com ela ainda úmida, aplique o glitter com um pincel leve (como um leque). Você também pode colocar o produto em um papel e soprar gentilmente sobre o rosto – com os olhos bem fechados, é claro”, explica.
Para um look com o brilho mais concentrado, aposte em sombras com partículas de glitter e aplique-as sobre a pálpebra de forma mais descontraída, deixando que ela caia sobre também sobre o rosto. “Caso prefira a purpurina, ela pode ser aplicada com um fixador específico para ela, um gel incolor de sobrancelhas ou até uma cola de cílios, possibilitando que você crie camadas e tenha um efeito mais laminado”, conclui Kátia.
Às compras!
A seguir, uma seleção de produtinhos brilhantes para você arrasar no visual.
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes