Cleansing Oil: o que são os óleos de limpeza e para que servem?

Dermatologistas orientam sobre uso de produto, que age como demaquilante


origin 81



Sucesso no TikTok e figurinha cada vez mais frequente entre marcas de beleza, o cleansing oil – ou óleo de limpeza –, é uma opção gentil para remoção de maquiagens pesadas e à prova d’água. No geral, tem consistência similar a um sabonete líquido, porém é mais leve, e deve ser aplicado sobre a pele molhada. Quando espalhado com as mãos, ganha aspecto leitoso e parece diluir as impurezas. Ao fim do processo, pode ser facilmente removido apenas com uso de água.

“Os cleansing oils se encaixam na categoria de sabões super gordurosos e, por terem mais óleo do que um sabonete comum, hidratam mesmo depois do enxágue porque deixam resíduo de óleo sobre a pele”, explica o dermatologista Daniel Cassiano, professor da Universidade São Camilo. Na rotina de cuidados com a pele, entram no lugar de demaquilantes, mas não necessariamente substituem os sabonetes faciais. “Gosto sempre de indicar um sabonete depois do cleansing oil porque eu acho que a limpeza da pele fica pobre só com eles”, disse a dermatologista Bruna Villarejo, representante da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). “Mesmo na pele muito seca, indico um sabonete pra pele sensível”.

A médica descarta o uso por pessoas com tendência acne. “Só em casos de pele seca; pele mista para seca, e pele que usa muita maquiagem pesada”, disse. Nas farmácias é possível encontrar também cleansing oils que estendem o uso para o corpo, e agem como sabonetes diários no banho, para peles sensíveis. Marcas como Bioderma, Eucerin e La Roche-Posay têm seus exemplares. Nesses casos, Cassiano direciona o uso para pessoas com dermatite atópica, ressecamento e alergias recorrentes, além de peles maduras. Ainda assim, não dispensa a aplicação de sabão nas regiões da axila, genitais e pés. “Eles agem como um sabonete mesmo, são interessantes para quem tem a pele mais seca e não têm o hábito de fazer uma hidratação corporal com creme. Eles ajudam na hidratação”, disse Bruna.

“Eu sempre indiquei o cleansing oil, principalmente para mulheres adultas, que começam a ter a pele muito ressecada”, disse a dermatologista Mônica Aribi, membro da SBD e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica. Ela, porém, ressalta que eles não substituem os hidratantes diários, mas complementam o uso. “Tem que usar [hidratante], no mínimo, três vezes por semana”, pontua.

E quanto ao uso de óleo apenas como hidratante, funciona?

Diferentemente dos cleansing oils – que são voltados para a limpeza gentil da pele – os óleos corporais comumente são apresentados como opção de hidratante. Nos mercados e farmácias, é fácil achar óleos de amêndoas, de semente de uva, rosa mosqueta, de coco, entre outros. Segundo os dermatologistas consultados, embora possa ajudar no processo de hidratação, eles são ineficientes e, o uso em excesso, pode causar danos a pele.

“Quando falamos de hidratante, temos que pensar em seus três componentes: substâncias emolientes, umectantes e as oclusivas”, explica o dermatologista Daniel Cassiano. “Os óleos são oclusivos e, puros, só terão uma parte da hidratação. Ao passar um óleo no seu corpo, ou até mesmo no rosto, você forma uma película protetora e ela não deixa a gente perder água para o meio externo”, disse a dermatologista Bruna Villarejo, “Ele não tem a função de hidratar”.

“Precisa ter cautela porque a pele do brasileiro é, na maioria das vezes, mista”, disse a dermatologista Mônica Aribi, que pontua a necessidade de orientação dermatológica para uso de óleos, de qualquer tipo, com frequência na pele. “Pode usar, por exemplo, duas vezes por semana numa pele mais seca, mas mesmo assim eu oriento o paciente a deixar no corpo até algumas horas, e depois enxaguar, não deixar por tempo indeterminado”, disse.

Segundo a médica, o excesso de óleo em áreas como rosto, dorso e colo, onde há mais glândulas sebáceas, pode causar obstrução de poros e problemas de pele como foliculites e acne. “Vemos muito isso no pós-praia, quando pacientes usam filtros solares muito oleosos e voltam com espinhas no colo e no dorso alto justamente porque o óleo do filtro solar oclui o folículo”, disse Cassiano.

Shoppping

Óleo de Limpeza facial à base de semente de salsa, Aesop, 200ml

image 259

Foto: Divulgação

Em contato com água, esse cleansing oil ganha aspecto leitoso e pode ser usado para limpeza de pele do rosto. A recomendação é passar no dia a dia ou como removedor de maquiagem. A fórmula tem base de semente de salsa, é antioxidante, rica em ácidos graxos, com propriedades calmantes para a pele.

Óleo Demaquilante Facial, Bioré, 230ml

image 260

Foto: Divulgação

O óleo de limpeza facial possui fórmula à base de óleo e pode ser usado na limpeza de maquiagens à prova d ́água, usando água e as mãos. Ele pode também ser aplicado durante o banho. Ele promete deixar, após o uso, a pele sem resíduos ou sensação de pele oleosa ou pegajosa.

Óleo de Limpeza Hidratante Lipikar Cleansing Oil AP+, La Roche-Posay, 400ml

image 261

Foto: Divulgação

Esse óleo de limpeza é pensado para peles secas, ressecadas e sensíveis e promete acalmar a pele e aliviar coceiras no rosto e no corpo. A indicação é usá-lo sobre a pele molhada e massageá-la suavemente. Depois, é só enxaguar e secar.

Cleansing Oil Guerlain Abeille Royale, Guerlain, 150 ml

image 262

Foto: Divulgação

Esse óleo de limpeza pode ser usado para remover maquiagem, mesmo à prova d’água, do rosto, olhos e lábios, e ajuda a livrar a pele de impurezas. Com aroma de mel, o produto se transforma em emulsão leitosa quando entra em contato com a água.

Óleo de Banho Hidratante – Atoderm, Bioderma, 100ml

image 263

Foto: Divulgação

Para corpo e rosto, o Atorderm promete pele hidratada por 24 horas, desde o banho. Tem ativos que repõem hidratação natural da pele e restauram barreira de proteção. Tem textura sedosa, não pegajosa e fragrância bem suave. O produto é indicado para todos os tipos de pele.

Óleo de Limpeza para Banho pH5, Eucerin, 200ml

image 264

Foto: Divulgação

O óleo de limpeza de banho foi adequado para limpeza da pele sensível e seca. Com óleos naturais, promete repor lipídeos e deixar pele protegida e sedosa, impedindo ressecamento.

Óleo de Limpeza Antioxidante com Esqualano, Biossance, 200 ml

image 265

Foto: Divulgação

Esse óleo de limpeza facial remove a maquiagem cuidadosamente, deixando a pele limpa, hidratada e macia. Foi formulado com esqualano, óleo derivado de cana-de-açúcar. O produto é indicado para todos os tipos de pele.

Essential Perfect Cleansing Oil, Shiseido, 180ml

image 266

Foto: Divulgação

Óleo de limpeza facial de textura leve, pode ser usado para retirar maquiagens à prova d’água, mais resistentes, de alta fixação. A marca recomenda uso com algodão ou usando as próprias mãos.

Óleo de Limpeza Vinoclean, Caudalíe, 150ml

image 267

Foto: Divulgação

Com óleos de semente de uva, de rícino e de amêndoa doce, o cleansing da Caudalíe é voltado para demaquilar e remover protetor solar resistente à água, e é indicado para todos os tipos de pele.

Silky Cleansing Oil de Camomila, The Body Shop, 200ml

image 268

Foto: Divulgação

Óleo removedor de maquiagem, inclusive maquiagem a prova d’água, esse óleo promete deixar a pele limpa sem agressão, graças ao óleo de camomila. Possui também óleo de soja orgânico e de gergelim.

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes