Como fazer a maquiagem durar mais: do preparo da pele ao spray de fixação

Você capricha nas camadas e etapas, mas pouco tempo depois percebe o resultado se esvair? Veja o passo a passo de como fazer a maquiagem durar mais.


como fazer a maquiagem durar mais
Foto: Instagram/@hungvanngo



Você passa bons minutos em frente ao espelho, caprichando na aplicação entre um produto e outro, mas não importa: poucas horas depois de finalizar, seu make já se foi. Se identificou? O segredo de como fazer a maquiagem durar mais pode estar nos momentos prévios à base (ou primer!), com uma dedicação extra ao preparo da pele. “Seu skincare diário é o primeiro passo”, afirma a maquiadora Renata Santana. “Peles pouco cuidadas tendem a não segurar a base ao longo do dia”, explica ela.

Como preparar a pele

Ter uma pele saudável e bem cuidada, no entanto, não significa se dispor de dez etapas diferentes. A tríade da limpeza, hidratação e proteção solar são o suficiente para garantir o equilíbrio e o bom funcionamento da cútis e, assim, uma maquiagem durável. Mas elas precisam ser adequadas para o seu tipo de pele. 

como fazer a maquiagem durar mais

Skincare é o primeiro passo de como fazer a maquiagem durar mais. Foto: Instagram/@blackprints

LEIA MAIS: DESCUBRA COMO MONTAR UM KIT DE SKINCARE COMPLETO E ACESSÍVEL

“No caso das peles oleosas, gosto de indicar produtos de textura em gel, enquanto peles secas podem se beneficiar dos cremes”, conta a maquiadora. “A hidratação prévia correta fará com que sua pele não absorva a maquiagem, processo que não só reduz seu tempo de duração, como também deixa um aspecto craquelado.”

A escolha da maquiagem 

Com o skincare finalizado, chega a hora de escolher os seus produtos de maquiagem. Apesar de não estarem presentes em todos os nécessaires, o primer pode ser uma adição bem-vinda, uma vez que ele aumenta a durabilidade do make e ainda soluciona outras possíveis queixas. “Existem diversas propostas de primer. Mas os mais famosos são os com efeito blur, que disfarçam poros e linhas finas, e os iluminadores, que trazem um viço imediato.”

Se você optar pelo primeiro tipo, a maquiadora nacional da MAC Cosmetics Katia Araújo indica “usá-lo com critério de maneira pontual nas regiões que brilham mais”, evitando passá-lo por todos o rosto. 

Tendência do mercado, as blindagens podem entrar nesta etapa. Os produtos são fluidos em conta-gotas, estilo sérum, criados exatamente para prolongar o uso da maquiagem e aumentar sua resistência à água ou atritos. A beauty expert Renata Santana comenta que você pode utilizá-los antes ou no lugar do primer, e também mais tarde, ao misturar algumas gotinhas à base, ao corretivo, ao blush ou à etapa que desejar.

A escolha da base, aliás, é outro ponto de atenção no processo de como fazer sua maquiagem durar mais. Assim como o skincare, certas texturas e propostas são mais indicadas para determinados tipos de pele. Fórmulas oil free, independentemente do acabamento oferecido, têm tudo para ser as favoritas das peles oleosas, assim como as texturas mais fluidas, que não pesam. 

como fazer a maquiagem durar mais

Foto: Instagram/@glossier

LEIA TAMBÉM: BASE COM SKINCARE: SERÁ QUE FUNCIONA MESMO?

A sensação sequinha e a opacidade trazida pelo matte é um bônus para quem gosta destes efeitos. Mas se este não for o seu caso, dê uma olhada nas opções com acabamento natural ou, quem sabe, luminoso com estas duas propriedades citadas – fluidez e formulação livre de óleos. Katia acrescenta que produtos que prometem longa duração também podem ser considerados.

Base escolhida? Siga seu processo tradicional com corretivo blush, bronzer, iluminador, e se quiser, boca e olhos também. Entre cada uma dessas etapas de construção, a maquiadora nacional da MAC dá a dica de utilizar uma bruma fixadora. “É um excelente recurso para fazer com que a maquiagem dure mais.”

Olhos duráveis

As dicas de preparação da pele podem ser estendidas às pálpebras, região que também costuma ser oleosa. “Um primer de olhos intensifica a cor da sombra e evita seu desbotamento ao longo do tempo. Além disso, dificulta que o produto craquele ou se acumule por manter a região mais sequinha”, diz Katia Araújo, que também leva  o produto primer para a região inferior dos olhos. “Assim lápis muito cremosos não vão escorrer.”

Finalização 

Se você optou por produtos líquidos cremosos ao longo do caminho, seja ele o corretivo ou blush, você não precisa se preocupar. Você consegue aumentar sua durabilidade ao selar a pele com pó. “Prefiro o solto por ficar mais natural na pele, não pesar nem marcar linhas finas e poros”, relata Renata Santana. 

como fazer a maquiagem durar mais

Pó fixa produtos cremosos e traz efeito matte. Foto: Instagram/@sofiagrainge

E se o pó serve para fixar os produtos utilizados, e também tirar o brilho da pele, o fixador é  desenvolvido, exatamente como seu nome indica, para aumentar a fixação dos mesmos na pele. Por isso, ele vai em último lugar. Certas brumas fixadoras oferecem ingredientes que re-hidratam a pele, fazendo o pó assentar e, dessa forma, o resultado final da maquiagem ganhar uma maior naturalidade. Entendido como fazer a maquiagem durar mais? Agora mãos à obra! 

LEIA TAMBÉM: MAQUIAGEM À PROVA DE FESTA: Os melhores truques e produtos para você dançar, beijar e tomar drinks a noite toda 

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes