Como usar óleo capilar da maneira correta
Saiba mais sobre as diferentes maneiras de aplicação do óleo capilar para melhorar a saúde dos seus fios.
Usar óleo capilar do jeito certo pode transformar a saúde e a aparência do seu cabelo, deixando até os fios ressecados com mais brilho e força. Mais do que aprofundar a hidratação, o produto pode até auxiliar no crescimento capilar, funcionando como uma ferramenta importante — e multifuncional — na rotina de cuidados. A seguir, contamos mais sobre as diferentes maneiras de aplicação das gotinhas que podem funcionar como mágica para o cabelo.
Entenda os benefícios do óleo capilar:
- Penetra na fibra capilar, aumentando a hidratação dos fios;
- Ajuda a selar a cutícula do cabelo, reduzindo o frizz;
- Protege dos danos causados por ferramentas de calor;
- Deixa o cabelo mais brilhante e macio;
- Pode auxiliar no tratamento do couro cabeludo e até estimular o crescimento capilar.
Leia mais: Finalizações práticas para quem quer deixar o cabelo secar naturalmente
Foto: Instagram/@necessaire
Quais são as maneiras de usar óleo capilar?
Pré-shampoo
Esse ritual ajuda a proteger o cabelo contra a ação desidratante do shampoo convencional. Antes da lavagem habitual, você pode aplicar o óleo nos fios secos, deixando agir de 20 a 30 minutos. A técnica pode ser feita de uma a duas vezes por semana, dependendo da necessidade de hidratação das mechas.
Leave-in
A maneira mais comum de usar óleo capilar é como leave-in: basta aplicar algumas gotas nos cabelos úmidos ou secos, dando atenção especial às pontas. A prática, que auxilia na hidratação e no controle de frizz, pode ser feita diariamente em quantidades moderadas, para evitar oleosidade excessiva.
Tratamento do couro cabeludo
Para nutrir o couro cabeludo, prevenir a caspa e promover o crescimento saudável do cabelo, a dica é massagear a região com óleo, deixando agir por pelo menos 30 minutos antes de lavar. Se seus fios são mais ressecados, vale fazer o processo antes de ir dormir, retirando o produto apenas pela manhã. O intervalo pode ser de uma ou duas semanas, dependendo da condição do seu couro cabeludo.
Dica de ouro
Fique de olho na quantidade certa de produto para o seu tipo de cabelo. Cabelos finos geralmente precisam de menos óleo, enquanto os grossos pedem um pouco mais. Antes de usar, lembre-se de aquecer as gotas de óleo nas mãos — isso faz com que ele penetre de maneira mais eficaz nos fios e no couro cabeludo.
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes