Conheça a Blue Aya, nova marca de protetor solar da surfista Maya Gabeira

Recordista mundial e pioneira no surfe feminino, Maya tem exigências tão altas para a performance de um protetor, que precisou criar o seu próprio produto para atendê-las. Aqui, contamos detalhes do lançamento


Maya Gabeira Credito Ana Catarina 0
Foto: Ana Catarina



Se existe uma consumidora exigente de protetores solares, esta é a Maya Gabeira. Recordista mundial da maior onda já surfada por uma mulher, a surfista de ondas grandes e ativista está rotineiramente nas águas desde os seus 13 anos, e por isso sabe como poucos a importância deste produto. “Por conta do trabalho, viajava muito e estava sempre em um país diferente, então eu tinha muito o hábito de experimentar vários tipos de protetor solar e de testar vários de uma vez”, conta à ELLE. Apesar dessa oportunidade, ainda não havia encontrado sua fórmula perfeita, e então resolveu criá-la, lançando a Blue Aya, que nasce oficialmente em janeiro de 2023. 

Entre suas exigências estava o uso somente de filtros físicos e uma cosmética elegante. “Geralmente, os físicos que encontro no mercado são muito grossos, e eu queria algo com a consistência de um creme, mais hidratante e suave”. Algo que alcançaram graças a um insumo específico do Japão  – o único de fora do país utilizado nas formulações –  que permite uma aplicação sofisticada do produto sobre a pele e de ativos brasileiros como água de coco, açaí, urucum, extrato de café verde e as destacadas algas marinhas, com poder antioxidante.

Para o lançamento, a marca chega com três opções: O primeiro deles é o Alta Performance (R$ 225), com FPS 50, criado especialmente para pessoas que vão ficar no mar ou na piscina, já que traz cera de abelha, elemento que adiciona uma maior resistência ao produto para que ele não saia com facilidade na água. O segundo é o Sun Lovers (R$ 195), com FPS 30, uma fórmula para atividades cotidianas, disponível em três tonalidades diferentes. “Uso para correr, para caminhar em trilha ou andar de bicleta”, comenta a carioca. 

O último é Kids&You, uma loção corpo e rosto também com FPS 30. “Se você for comprar só um, é esse, sabe? É um pote maior e a cor dele é neutra. Fica esbranquiçado assim que aplicado, mas com o tempo passa. Gosto de usá-lo em combinação com Sun Lovers para criar a minha tonalidade certa. Vou dosando um pouco de cada”, continua. Além dos protetores, a Blue Aya também introduz ao portfólio um sabonete esfoliante de algas (R$ 36) e um kit viagem com dois sabonetes em miniatura (R$ 23). 

IMG 1567 2 1

“Participei muito da criação das fórmulas, de chegar naquilo que eu queria para o meu uso próprio. Foi uma coisa bem egoísta, na verdade”, brinca Maya. que toca a marca ao lado de sua mãe, Yamê Reis, que até então trabalhava moda sustentável. “Ela é o dia a dia da empresa”, confessa. 

“Ela já vinha desse estudo da sustentabilidade, de como ser uma B Corporation, de como rastrear e garantir que a cadeia esteja correta. Isso ela faz com muito know-how”, declara, sem poupar elogios. “Abrimos mão de lucro em função de decisões corretas e justas, buscamos ser uma empresa de fato sustentável na medida do possível”, revela. 

As preocupações vão além da rastreabilidade de toda a cadeia, e aparecem também na compensação de carbono, no uso de zero plástico (as embalagens são de alumínio e 100% recicláveis) e em iniciativas sociais, como a que realizam com uma comunidade de extração de algas de Apiques, no Ceará, formada 80% por mulheres. “A parceria acontece por meio da Assessa, que vende esse insumo para a gente e trabalha com essa comunidade há muitos anos. Fomos lá e conhecemos como elas realizam esse trabalho, que é muito pesado”, comenta. 

O objetivo da Assessa, neste caso, é rodar a economia local e também facilitar as condições de trabalho, oferecendo transporte, roupas para uma execução segura do ofício e outros apoios à comunidade. “É toda uma preocupação de onde vem o insumo e em quais condições as pessoas que fazem essa extração estão trabalhando para que a gente possa melhorar tais condições com o tempo. Não adianta uma empresa crescer e a ponta dela não ver esse crescimento também”, afirma.

Apesar de exaltar o trabalho da mãe, as pautas socioambientais também são uma grande parte da carreira de Maya, que é embaixadora da UNESCO e presidente do comitê da Oceana, ONG que atua na preservação dos oceanos. “Na UNESCO, meu título é Champion of The Ocean & Youth, então eu faço um pouco de tudo. Trabalho muito diretamente com a conversação dos oceanos e o projeto Década dos Oceanos [com metas para alcançar a implementação da agenda 2030, plano global da ONU para o desenvolvimento sustentável das nações], mas também com juventude e esporte, por eu ser atleta”, explica. 

Sendo assim, ao que parece, a Blue Aya é uma marca que reflete bem a trajetória de Maya Gabeira: o gosto pelo mar e pelas ondas, a preocupação com o planeta e a preferência por produtos “naturebas”, como ela mesma brinca, mas que sejam gostosos de usar. Mais que emprestar seu nome e rosto, coloca a mão em algo que a representa.

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes