Conheça a Briogeo, marca premium e natural de cuidados capilares que acaba de chegar ao Brasil

Conversamos com Nancy Twine, fundadora da empresa que é uma das pioneiras do segmento de produtos limpos e sustentáveis para os fios.


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Falar de beleza natural e sustentável é praticamente inevitável nos dias de hoje. Há 10 anos, porém, a história era outra – eram poucas as empresas que estavam dispostas a enfrentar os desafios que existiam em criar produtos limpos, principalmente diante de um consumidor que ainda não entendia a importância desse movimento. Mas a estadunidense Nancy Twine tinha uma missão: criar uma marca de cuidados capilares premium que fosse boa para o nosso corpo e para o planeta também, sem deixar de lado o investimento em inovação e inclusão. Assim nasceu a Briogeo, com todos esses valores em seu DNA, conquistando consumidores (e fãs!) com fórmulas naturais de altíssima performance e que atendem as necessidades de todos os tipos de cabelo. É com esse portfólio diverso e poderoso que ela desembarca no Brasil. Em entrevista à ELLE Brasil, Nancy compartilha um pouco da sua trajetória e conta todos os detalhes da marca.

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Nancy Twine, fundadora da BriogeoFoto: Divulgação

Como e quando sua relação com a beleza começou?

Eu tive uma experiência muito única com a beleza. Minha mãe era química e sabia muito sobre formulações. Ela amava criar seus próprios cosméticos, com fórmulas realmente maravilhosas, usando ingredientes que trazia para casa: emulsificantes, óleos, água, extratos e manteigas. Então, ter essa experiência quando eu era criança fez com que eu eventualmente aprendesse sobre a química de cosméticos, percebendo que era possível pegar ingredientes da natureza e realmente transformá-los em produtos de beleza de alto desempenho.

Mas você não começou a trabalhar com beleza logo de cara, né? Como foi essa trajetória?

Depois que me formei na escola, consegui um emprego na área de finanças, trabalhando em um grande banco de investimentos. Era algo muito diferente do mundo em que estou agora, mas sou muito grata pela experiência. Aprendi tanto nesse universo que, no final das contas, me tornei melhor nos negócios. Aprendi a negociar, a apresentar, a contribuir e colaborar com um time – todas essas coisas que são essenciais para ser um bom empreendedor.

E o que te inspirou a criar sua própria marca?

Muito dessa inspiração vem das minhas memórias de infância com a minha mãe. Depois que ela faleceu, 12 anos atrás, comecei a pensar sobre o que eu queria fazer com minha carreira e como eu poderia encontrar paixão no trabalho. Comecei a perceber a mudança que estava ocorrendo na indústria da beleza, com consumidores cada vez mais interessados em produtos naturais e limpos – estes eram os produtos que eu e minha mãe fazíamos. Particularmente, sempre me empolguei com a parte de cuidados capilares porque tenho cabelos naturalmente cacheados e encontrar produtos que funcionam sempre foi uma luta. Queria criar algo que trouxesse fórmulas limpas, mas que também falasse com todas as texturas e tipos de cabelo. Meu foco era a diversidade e a sustentabilidade.

Quais foram os primeiros passos para a criação da marca?

Meu primeiro objetivo foi desenvolver formulações, descobrir o que havia de mais moderno no desenvolvimento de fórmulas limpas, porque eu sabia que havia uma evolução nesse quesito desde que eu e minha mãe fazíamos produtos juntas lá atrás. Então, encontrei uma engenheira química que realmente entendia tudo sobre os mais recentes ingredientes e tecnologias naturais. Queria começar com a certeza de que eu poderia desenvolver essas fórmulas e que elas teriam um bom desempenho e dariam os resultados que eu sabia que os clientes queriam. Todo esse processo demorou alguns anos, porque eu ainda estava trabalhando em tempo integral no mercado financeiro e tive que construir toda a marca durante as noites ou nos finais de semana.

Uau! E quais foram seus maiores desafios, além dessa rotina?

Com certeza, a parte financeira. Usei todas as minhas economias para criar a marca, o que era assustador, porque não tinha como saber se ia dar certo. Arrisquei tudo! Outro desafio é que eu estava fazendo tudo sozinha – principalmente no começo, quando eu não tinha qualquer ajuda.

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Duo Be Gentle, Be Kind, da BriogeoFoto: Divulgação

Muitas marcas de cosméticos vêm sendo lançadas todos os dias. O que faz a Briogeo continuar diferente e especial?

Quando nós lançamos a marca, há quase 10 anos, o mercado de cuidados com o cabelo era muito diferente. Nós fomos a primeira marca premium em beleza a lançar produtos capilares limpos para todos os tipos de fios. Acho que isso é o que nos torna únicos. Nós focamos em criar produtos que realmente cuidam de todos as texturas de cabelo – se você tem fios danificados, nós temos a linha Don’t Despair, Repair; se você tem cachos, temos Curl Charisma; se você quer volume, temos a Blossom and Bloom. Briogeo é realmente uma marca inclusiva, feita para todos. Além disso, ela é sustentável desde o seu lançamento, em 2013. Outras marcas estão fazendo isso agora, mudando e evoluindo, muitas vezes porque precisaram para se manterem relevantes e não porque é um valor da empresa, mas isso é parte do nosso DNA desde o primeiro dia.

O mercado de beleza realmente tem mudado, principalmente quando falamos de sustentabilidade e diversidade. Como você enxerga esse movimento?

Acho que, de um jeito ou de outro, isso ajudou a marca, porque existe um senso coletivo olhando para esse movimento, o que tornou os consumidores mais conscientes. No final das contas, é bom que outras marcas estejam evoluindo para se tornarem mais inclusivas, limpas e sustentáveis. Isso faz com que a gente desenvolva ainda mais tudo o que nos torna únicos, mesmo que agora outras marcas também estejam indo por esse caminho.

Ainda que o movimento de beleza natural esteja mais forte, existem vários equívocos envolvendo o assunto. Como a Briogeo trabalha para mudar isso?

Para nós, tem tudo a ver com educação. Nós temos muito orgulho em sermos um dos primeiros grandes educadores sobre cuidados capilares naturais. Um exemplo perfeito disso é um ingrediente que usamos em nossas fórmulas chamado álcool estearílico, que é, na verdade, uma cera vegetal – um ativo muito poderoso para selar as cutículas dos fios e deixá-los brilhantes e fortes. Mas as pessoas leem a palavra “álcool” e pensam “nossa, isso não pode ser bom”. Então, precisamos educar nossos consumidores sobre os ingredientes que usamos e o que eles realmente fazem. E também falar sobre o que não usamos e porque eles não estão em nossas fórmulas. Os silicones, por exemplo, que estão presentes na maioria dos produtos do mercado porque deixam os fios brilhantes, mas que na verdade não tem nenhum benefício real para o cabelo – é como usar um esmalte transparente em uma unha ressecada. Ao invés disso, nós usamos óleos naturais potentes, ricos em antioxidantes, que vão de fato ajudar a curar os fios e deixá-los realmente brilhantes, sem maquiar o problema.

Por que o Brasil? O que você espera do lançamento?

Estou muito empolgada em levar a Briogeo para o Brasil, porque acredito que seja um dos lugares mais diversos do mundo, o que faz com que haja diferentes tipos e texturas de cabelo – e a nossa marca foi criada exatamente para atender todas essas necessidades. Fico feliz em saber que todo o nosso portfólio consegue atender as demandas desse público tão diverso que entra nas lojas da Sephora todos os dias.

Para quem quer conhecer a marca, quais produtos você indicaria?

Eu diria que a Máscara Don’t Despair, Repair! é nosso santo graal. É o produto mais vendido da Briogeo e já venceu diversos prêmios do mercado de beleza. Se você tiver os fios ressecados ou danificados, se você usar ferramentas de calor, ela definitivamente vale a pena. Ela diminui a quebra dos fios e aumenta a nutrição e a hidratação – tudo isso com ingredientes realmente bons e com uma fórmula livre de silicones.

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