PUBLICIDADE

Ela veio pra ficar. Se estiver em dúvida, basta olhar a lista nada singela de celebridades que entraram na onda da franja cortininha recentemente: Jennifer Lopez, Lady Gaga, Kendall Jenner, Eva Longoria, Ariana Grande e por aí vai... Ainda não se convenceu? “As curtain bangs são um clássico e elas nunca saíram de moda porque são versáteis, funcionam em todos os tipos de rosto, possuem um comprimento fácil de usar no dia a dia e de manter. Além disso, dão um up instantâneo no look”, afirma o icônico cabeleireiro Celso Kamura, de São Paulo.

Não é à toa que a franja cortininha faz sucesso há tantos anos e ressurge com frequência. Mais do que fashionista, é um estilo prático, que valoriza os traços do rosto e é capaz de mudar completamente o look sem precisar fazer grandes cortes ou penteados. “É ainda uma franja que pode ser usada de várias maneiras: com o cabelo solto, preso, mais lisa, estilizada ou até mesmo ao natural, principalmente nesse boom pós-pandemia em que tudo está menos montado”, diz o cabeleireiro Jotha Cunha, de São Paulo.

Diferente de outros tipos de franja, que podem passar um estilo definido ou muito específico (romântica, despojada, entre outros), a curtain bang é atemporal. “Ela pode transmitir jovialidade, delicadeza e sensualidade quando são mais leves, mas também força, poder e mistério com suas variações mais robustas”, acrescenta o cabeleireiro e visagista João Bosco, do salão One | SP.

PUBLICIDADE

Já que motivos não faltam para você aderir a tendência, preparamos um guia com as principais dicas dos especialistas para um corte à prova de erros e arrependimentos. Confira!

Afinal, o que são as curtain bangs?

No bom português: franja cortininha! Ela se caracteriza por um aspecto mais natural, sempre dividida ao meio e pelo comprimento abaixo dos olhos, com efeito mais desconectado e não tão certinho (como a franja reta). O corte é feito em camadas, com as laterais mais alongadas que a parte central. As curtain bangs atuam como verdadeiras cortinas para uma janela, emoldurando o rosto e destacando certos pontos como olhos, maçãs e contorno facial.

"Mais do que o caimento pelo formato do rosto, o que deve ser considerado na hora da decisão é o estilo da pessoa", afirma Jotha Cunha. “Estamos em um momento mais livre, então não existem regras. É sobre se conhecer e entender se faz ou não sentido para o seu dia a dia e atitude.” Tem gente que simplesmente não se adapta ao cabelo caindo no rosto, próximo aos olhos ou que não tem tempo e paciência para arrumar todos os dias, achando mais prático ter os fios compridos para prender. A curtain bang é uma franja prática, mas não significa que está isenta de cuidados e atenção.

PUBLICIDADE

Como cortar uma franja cortininha?

Aí vai uma dica de ouro: não corte sozinha. Por maior que seja sua habilidade com a tesoura, é um estilo bem específico no qual o profissional precisa levar em conta o formato do rosto, o caimento e o seu estilo de vida. Além disso, existem técnicas completamente diferentes de acordo com o tipo e textura do fio – e ninguém melhor que um especialista para fazer isso por você. Vale o investimento!

Como estilizar a curtain bang?

Isso sim você pode e deve aprender a fazer sozinha. O corte é – quase – tudo nesse look, que também depende muito da forma como você estiliza no dia a dia. “O que não pode faltar é um protetor térmico para dar aquela modelada básica com secador, deixando um aspecto mais polido e alinhadinho, e um texturizador para quem curte o visual messy, mais natural”. É possível também alternar o estilo dividido ao meio, concentrando mais volume de um lado só. O retoque mensal é essencial para manter o look em dia.

PUBLICIDADE

Cabelo liso e ondulado: aplique um protetor térmico e comece a modelar com os fios ainda úmidos, do centro da franja para baixo, usando uma escova redonda. “As laterais devem ser escovadas para fora para dar movimento”, ensina Kamura. Caso seu cabelo seja muito fino o especialista sugere, ainda, usar um xampu a seco para dar mais forma e densidade (é também um ótimo aliado para disfarçar a oleosidade da região ou dar um up na franja após um dia todo na rua, por exemplo).

Cabelo cacheado: Com os fios ainda úmidos, aplique um leave-in ativador de cachos para dar leveza e forma. Então, use um difusor em velocidade baixa e temperatura fria para modelar. O método de fitagem também pode ser um bom aliado aqui.

Shopping

Além dos truques de styling, ter os produtos certos irá ajudar você na missão de estilizar os fios em casa. Veja nossa seleção!

Style Dry Texturizer, Keune, R$ 94,50

Style Dry Texturizer, Keune, R$ 94,50

Tenha acesso a conteúdos exclusivos
ASSINE A ELLE

A ELLE Brasil utiliza cookies próprios e de terceiros com fins analíticos e para personalizar o conteúdo do site e anúncios. Ao continuar a navegação no nosso site você aceita a coleta de cookies, nos termos da nossa Política de Privacidade.

Assine nossa newsletter

Doses Semanais de moda, beleza, cultura e lifestyle, além, é claro, de todas as novidades e lançamentos da ELLE no seu inbox.
Increva-se gratuitamente.