Dove lança programa para incentivar a permanência de garotas no esporte

Desenvolvido em parceria com a Nike, o Body Confident Sport tem como objetivo romper com estereótipos de gênero e aumentar a autoconfiança corporal das adolescentes.


Autoestima e esporte
Divulgação



Joana cogitou desistir da escalada ao atingir a puberdade por sentir que as mudanças que aconteceram no seu corpo o tornaram inadequados para seguir no esporte. Sarah questionava se seria melhor no hóquei se fosse maior e mais forte, como as outras meninas do seu time, e foi julgada por seus treinadores pelo seu tamanho. Olivia foi convencida por seus colegas de que era muito alta e pesada para estar no atletismo e acreditava que, para conseguir correr mais rápido, seu corpo precisava ser diferente. 

Os nomes acima são fictícios, mas as histórias dessas meninas são reais – e mais comuns do que a gente imagina. De acordo com uma pesquisa conduzida pela Dove, 46% das adolescentes (entre 11 e 17 anos) largam os esportes por causa de inseguranças com o corpo – porcentagem quase duas vezes mais alta do que a dos meninos. Apesar disso, 66% delas admitem que a prática esportiva as ajudaria a aumentar essa confiança. 

“Quando garotas internalizam estereótipos de gênero e o que significa ser mulher na nossa sociedade (como você deve se comportar e como seu corpo deve ser), e essas ideias começam a ser aplicadas no esporte, isso afeta diretamente a relação delas com a prática. Além da questão física, estamos falando também da incompatibilidade entre o estereótipo feminino e do que significa ser uma atleta”, analisa Nicole LaVoi, diretora do Tucker Center for Research on Girls & Women in Sport.

Pensando nisso, a Dove, que desde 2004 promove ações para melhorar a autoestima de mulheres em todo o mundo, se une à Nike para lançar um novo projeto: o Body Confident Sport (em português, Confiança Corporal no Esporte). Desenvolvida em parceria com o Centre for Appearance Research e o Tucker Center for Research on Girls & Women in Sport, organizações dedicadas a pesquisar questões do corpo feminino dentro do esporte, a plataforma online é composta por um conjunto de ferramentas que tem como objetivo ajudar a aumentar a confiança de meninas em todo o mundo. 

“Buscamos educar meninas sobre autoimagem através das estruturas nas quais elas estão inseridas – da escola às redes sociais, do videogame ao esporte. Nós investimos muito em pesquisas acadêmicas para chegar a métodos cientificamente comprovados. As adolescentes que já passaram pelo processo realmente saíram com uma percepção de autoimagem muito maior”, explica Leandro Barreto, sênior VP global da marca. 

Autoestima e esporte

O projeto consiste em dois programas: o Body Confident Coaching e o Body Confident Athletes. O primeiro, que acontece online, é dedicado a mostrar aos treinadores como eles podem criar ambientes seguros e positivos para as atletas lidarem com a imagem corporal. Já o segundo acontece presencialmente e tem como objetivo mostrar às garotas como elas podem se sentir mais confiantes para seguir praticando o esporte que elas amam. 

Para contribuir com o debate e divulgar o programa, a Dove trouxe um nome de peso: a tenista Venus Williams, uma das maiores atletas de todos os tempos. “Ver todas essas estatísticas é realmente muito assustador. Não muito tempo atrás, nós mulheres nem podíamos praticar esportes. E, agora que temos a liberdade de fazer tudo, nossas garotas se sentem desencorajadas por causa de toda a pressão que colocam sobre os nossos corpos. Isso precisa parar! O esporte ensina muito sobre quem somos, e eu desejo que todas as mulheres tenham a oportunidade de experienciar isso”, diz a atleta. 

O Body Confident Sport já está disponível no site em sete línguas diferentes – incluindo o português. “Nosso objetivo é, a princípio, atingir 1 milhão de meninas. Para isso, estamos nos unindo a parceiros para aplicar essa metodologia em todo o mundo. Queremos chegar a todas as regiões do Brasil – do interior do país às comunidades das grandes cidades”, finaliza Leandro.  

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes