Fragrâncias recriam o cheiro de paraísos naturais que correm o risco de desaparecer

A iniciativa do Grupo Boticário chama-se projeto Extinto e começou neste ano pela Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro.





CONTEÚDO APRESENTADO POR O BOTICÁRIO

De acordo com o relatório Global Waste Management Outlook, de 2024, publicado pela Organização das Nações Unidas, mais de 2 bilhões de toneladas de lixo são gerados mundialmente a cada ano. A mesma pesquisa indica um futuro ainda mais grave: até 2050, podemos chegar a uma produção global de resíduos de 3,78 trilhões de toneladas. Para criar um levante de conscientização a respeito desse cenário, O Boticário criou o projeto Extinto. Trata-se de uma iniciativa de sustentabilidade lançada neste ano que faz um importante alerta à sociedade: os cheiros originais de diversos paraísos naturais, no Brasil e ao redor do mundo, estão desaparecendo. É que, quando a poluição por resíduos se agrava, uma das primeiras perdas sofridas pelo ecossistema é a de suas características olfativas originais.

A Baía de Guaranabara, no Rio de Janeiro, inspirou a primeira fragrância de Extinto. Com a ajuda de uma técnica chamada Headspace, O Boticário foi capaz de reproduzir as notas daquela região em uma fórmula. O resultado é uma fragrância vegana, com 93% de ingredientes de origem natural, que remontam ao frescor das águas e ao verde exuberante das florestas por meio do exclusivo Acorde Mata de Guanabara.

E não para por aí: o projeto Extinto ainda criou fragrâncias inspiradas em mais quatro regiões ao redor do globo. O East Arnhem, que fica na Austrália, é pouco habitado e praticamente selvagem, mas vem sendo invadido pelo plástico trazido pelas correntezas. Dentro do frasco que o representa, brilha o sândalo australiano, que homenageia a natureza local. Já o Sundarbans – uma das maiores florestas de manguezal do mundo, que se estende pela Índia e por Bangladesh – transformou-se em uma fragrância na qual reina o jasmim sambac, com um toque de doce davana e folhas de manjericão. A Calábria, banhada pelo Mar Mediterrâneo, que vem sofrendo uma intensa perda de sua fauna marinha, foi representada por uma bergamota, que contrasta com uma estrutura floral oriental. Por fim, inspirado em Madagascar, a última fragrância do projeto Extinto celebra a baunilha da região – uma das melhores do planeta. Vale lembrar que esses frascos não serão vendidos – o propósito deles é, exclusivamente, o da conscientização. E mais: o projeto Extinto é itinerante e já recebeu convites para circular por Portugal e França.

ODDY ALMAP BBDO O BOTICARIO – EXTINTO – BAIA DE GUANABARA TRANPARENCY site

Baía de Guanabara

 

Atuação socioambiental

A escolha por começar pela Baía de Guanabara vem de um longo histórico de compromisso da Fundação Grupo Boticário com a preservação da região –  ela já investiu mais de 13 milhões de reais diretamente em projetos nesse sentido e ainda movimentou mais de 12 milhões nos últimos cinco anos, apoiando iniciativas locais. Por sinal, desde 2006, O Boticário tem estado atento ao problema do descarte do lixo. É dele também o Boti Recicla, o maior programa de logística reversa do mercado de beleza brasileiro, para coletar embalagens vazias. Recentemente, em uma parceria com o Google, foram colocados os mais de 3,5 mil pontos de coleta de resíduos do Boti Recicla no Google Maps – para encorajar a população a destinar corretamente tudo o que pode ser reciclado.

O Boticário ainda lançou, em parceria com a organização Artemísia, o Resíduo Extinto, para incentivar projetos inovadores com impacto positivo na sociedade e no meio ambiente, especialmente em reciclagem, logística reversa e redução de resíduos. Em maio, a iniciativa premiou o melhor deles com 100 mil reais, para que a empresa criadora desenvolvesse sua solução. É a beleza trabalhando a favor da natureza.

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