Cadastre-se em nossa newsletter para ler este e outros artigos.

Doses semanais de moda, beleza, cultura e lifestyle, além, é claro, de todas os lançamentos da ELLE!
Inscreva-se gratuitamente.

  • ASSINE NOSSA NEWSLETTER
  • O melhor da ELLE direto no seu inbox! Inscreva-se gratuitamente.
  • INSCREVA-SE AQUI
PUBLICIDADE

Como tudo na maquiagem, os pincéis são muito mais versáteis do que se imagina. Apesar de cada deles um ser desenvolvido com o objetivo de atender a uma necessidade específica, é no uso que se entende qual funciona melhor para você na hora de passar determinado produto ou conseguir um efeito específico.

Isso fica muito claro conversando com maquiadores profissionais. Não existe um consenso sobre o pincel mais incrível para blush e tem quem prefira usar o de sombra para aplicar iluminador, por exemplo. Além disso, algumas marcas possuem modelos exclusivos que acabam se tornando queridinhos insubstituíveis para algumas pessoas.

De qualquer forma, quem está começando a navegar por esse universo pode confiar nas regras a seguir quando for se maquiar. Você vai ver como faz diferença no resultado final entender como performa cada pincel. Talvez a dificuldade para conquistar o delineado perfeito ou o esfumado dos sonhos esteja justamente no uso equivocado dessas ferramentas. Ainda assim, lembre-se de se divertir no processo e fazer experimentações sempre que tiver tempo! Afinal, maquiagem é também sobre liberdade e descobertas pessoais.

Pincel língua de gato

Dior Backstage n\u00ba11\u200b

Dior Backstage nº11

Divulgação

Ideal para a aplicação de bases líquidas e cremosas quando se quer uma cobertura mais densa. Precisa ter certa habilidade para a pele não ficar marcada, porque as cerdas ficam carregadas de produto e ele não é o melhor para esfumar. No entanto, com a prática dá para criar camadas mais leves e uniformes.

Pincel kabuki reto

Pincel kabuki reto - Beauty Box

Por sua grande quantidade de cerdas, é um ótimo amigo quando um assunto é esfumado em áreas maiores. Funciona tanto para criar uma pele natural com base líquida ou cremosa, quanto para aplicar pó. Também é um ótimo aliado para blushes em todas as suas variações – no caso dos líquidos e cremosos, ele ajuda a criar o efeito "viço natural". Em todos os casos, a dica é usar pouco produto e fazer movimentos circulares.

Pincel kabuki arredondado

Expert Face Brush Real Techniques - Pincel Facial -

Expert Face - Real Techniques

Divulgação

Tem o mesmo efeito do kabuki reto, mas com o benefício dos cantos arredondados que facilitam a ação ao redor do rosto e em pontos como o canto do nariz. Também é uma excelente opção para construir a pele com naturalidade, aplicar blushes em texturas diversas e polvilhar pó com leveza.

Pincel para blush ou pó

Pincel para P\u00f3 Make B.

Pincel para Pó Make B. - O Boticário

Divulgação

O nome pode variar dependendo da marca, mas é aquele arredondado com cerdas fofinhas e relativamente compridas. É perfeito para um acabamento aveludado de cosméticos em pó, como blush, bronzer e iluminador. O truque é primeiro depositar o produto nas áreas desejadas e depois arrastar com pinceladas leves para esfumar. Se sentir que o pincel ficou muito carregado, vale dar uma sopradinha antes de passar no rosto.

Pincel leque

Oc\u00e9ane Gleam My Face BA15 - Pincel Leque

Gleam My Face BA15 - Océane

Divulgação

Queridinho dos experts em maquiagem profissional, é um ótimo aliado para remover o excesso de sombra e de outros produtos em pó sem borrar tudo. É também perfeito para passar iluminador em pó de forma leve, criando um glow que parece que vem de dentro da pele. Não é essencial, mas é um bom investimento se quiser um kit mais completo.

Pincel língua de gato pequeno

\u200bSecret Camouflage - Laura Mercier

Secret Camouflage - Laura Mercier

Divulgação

Segue a mesma lógica do grande, mas é indicado para corretivos cremosos. Para uma cobertura mais natural de manchas maiores e olheiras, a dica é usar um desse para depositar produto nas áreas desejadas e depois vir com um mais gordinho para esfumar. Em disfarces pontuais, ele funciona bem. Também é ótimo para passar sombra em pó molhada com bastante precisão e preencher delineados gráficos com cosméticos líquidos e cremosos.

Pincel de sombra

\u200bDivulga\u00e7\u00e3o

217S - MAC

Divulgação

É possível aplicar sombra com os mais diversos tipos de pinceis – e até mesmo com o dedo –, mas esse aqui é uma ótima pedida para passar produto com mais precisão. Vá dando batidinhas na pele para espalhar bem e recarregue com pigmento quando sentir necessidade. Existem opções com cerdas mais longas e mais curtas, mas o efeito é similar. Se quiser um olho esfumado, use esse para depositar e o modelo abaixo para deixar a cor mais difusa.

Pincel de esfumar

\u200bTapered Blender - Fenty

Tapered Blender - Fenty

Divulgação

Como o próprio nome diz, tem a função de esfumar. Seu tamanho é adequado tanto para sombras quanto para corretivos. Para um efeito mais difuso, a aplicação pode ser feita diretamente com ele. Porém, se desejar um pouco mais de intensidade, vale depositar a maquiagem na pele com outro pincel e depois vir com esse em movimentos circulares suaves até ficar do jeito que você quer.

Pincel chanfrado

\u200bPincel delineador - Quem disse, Berenice?

Pincel delineador azul - Quem disse, Berenice?

Divulgação

Com cerdas firmes e formato anatômico, é excelente para passar delinear com precisão (seja com delineador em gel ou molhando a sombra em pó) e preencher falhas nas sobrancelhas. O traço fica firme e bem marcado. Também funciona bastante para esfumar o lápis bem rente aos cílios, criando um efeito borradinho.

Pincel delineador

\u200bPincel delineador preciso - MAC

Pincel delineador preciso - MAC

Divulgação

Match perfeito com delineadores cremosos ou líquidos, tem a ponta extrafina para traços delicados com firmeza. Maravilhoso para destacar a base dos cílios de forma discreta, criar um gatinho preciso e marcar o contorno de um delineado gráfico. Também é o aliado ideal para criar desenhos diferentões no olhar ou detalhes em outras áreas do rosto, como coraçãozinho na bochecha e sardas falsas.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos
ASSINE A ELLE