PUBLICIDADE

Que nós somos absolutamente obcecadas por segredos de beleza vindos do Oriente é fato. Em especial, por toda aquela expertise em cuidados com a pele, mundialmente conhecida.

Depois do sucesso do roller de jade (ou quartzo rosa), o gua sha vem tomando conta dos tutoriais de beauté e se tornou o novo hit entre as celebridades e influencers. Pudera. O acessório entrega diversos benefícios para a saúde da pele, potencializa o efeito dos produtos aplicados no rosto e ainda promove uma relaxante e revigorante massagem facial – quem não anda precisando de bons momentos relax e de autocuidado?

Feito de pedras naturais e famosas pelos poderes energéticos – jade ou quartzo rosa ou verde – e em formato anatômico que se encaixa perfeitamente nas curvas da face, o gua sha é inspirado em um ritual originário da medicina chinesa. O nome vem de raspagem (gua) e vermelhidão (sha) – acredita-se que o método, que promove uma “raspagem” no rosto, incentiva a cura de diversos problemas cutâneos. Ao criar uma microlesão proposital, a pele ativaria seus mecanismos de reação e de defesa para trabalhar em sua máxima potência.

“A lista de benefícios é extensa. A massagem feita com a pedra elimina o excesso de líquidos e toxinas extracelulares que ficam depositadas no rosto, atenua o inchaço e a aparência de cansaço. Quando usado junto com um sérum com ativo concentrado, tem ainda a capacidade de aumentar a penetração dos ingredientes que compõem o produto”, explica a dermatologista Valéria Marcondes, de São Paulo.

PUBLICIDADE

“O gua sha deixa a pele macia, brilhante e com uma aparência mais saudável, além de tonificar e estimular a produção de colágeno. Há ainda a função purificadora, natural da pedra, que ajuda a estimular a oxigenação e eliminar impurezas, graças ao silicato de sódio e alumínio presentes em sua composição”, complementa a esteticista Edy Guimarães, da clínica que leva o seu nome, em São Paulo. Além do rosto, o acessório pode ser usado para aliviar tensões e inchaço no pescoço, ombros, braços e pernas.

“O acessório já tem muitos benefícios por si só, mas você pode potencializar a eliminação de inchaço guardando-o na geladeira. Retire somente na hora de usar”, ensina Valéria. Como toda pedra natural, o ritual de higienização deve ser seguido à risca: o indicado é lavar em água corrente.

A seguir, a especialista Edy Guimarães explica um passo a passo básico (de cerca de 3 minutos!) de como usar o acessório para uma automassagem facial cheia de benefícios:

PUBLICIDADE
  • 1. Escolha um sérum, creme ou óleo de sua preferência para utilizar junto com o gua sha. Nunca use o acessório sem nada na pele.
  • 2. Apoie o lado curvado do gua sha no rosto e deslize-o suavemente para cima e para fora, começando pelo pescoço. Vá subindo em direção a mandíbula, queixo e boca. Faça movimentos curtos e em um único sentido, de três a cinco vezes por área.
  • 3. Gaste um tempinho extra em partes específicas como as bolsas abaixo dos olhos, pressionando o acessório contra a pele, para acalmar e diminuir o inchaço.
  • 4. Mova o gua sha em curtos movimentos horizontais sobre o ossinho da testa para um efeito lifting ou segure e arraste para cima na região entre as sobrancelhas para liberar tensões.
  • 5. Finalize deslizando o acessório pelo pescoço – sempre de cima para baixo – para estimular a drenagem.

Não sabe onde encontrar o gua sha? Selecionamos algumas boas opções disponíveis em lojas online para você garantir o seu!

Shopping list

Foto: Divulgação

Gua Sha Ametista, We Mistic, R$ 49,99.


Preços pesquisados em junho de 2022 e sujeitos a alteração.


Tenha acesso a conteúdos exclusivos
ASSINE A ELLE

A ELLE Brasil utiliza cookies próprios e de terceiros com fins analíticos e para personalizar o conteúdo do site e anúncios. Ao continuar a navegação no nosso site você aceita a coleta de cookies, nos termos da nossa Política de Privacidade.

Assine nossa newsletter

Doses Semanais de moda, beleza, cultura e lifestyle, além, é claro, de todas as novidades e lançamentos da ELLE no seu inbox.
Increva-se gratuitamente.