• ASSINE NOSSA NEWSLETTER
  • O melhor da ELLE direto no seu inbox! Inscreva-se gratuitamente.
  • INSCREVA-SE AQUI
Beleza

Guia completo do lápis de boca

As maquiadoras Kátia Araújo e Brigitte Calegari contam tudo sobre esse produto que ajuda a delinear os lábios e ensinam a criar diversos efeitos.

Foto: Image Source / Getty Images
PUBLICIDADE

Um produto que ainda não está presente em todos os nécessaires, mas que pode fazer toda a diferença no resultado final da maquiagem é o lápis de boca. "Versátil, ele auxilia na aplicação do batom, aumenta a sua fixação, permite dar novos formatos aos lábios e ajuda a criar efeitos diversos nessa região, como o ombré e o blurred lips", destaca Kátia Araújo, artista nacional da MAC Cosmetics Brasil. A seguir, destrinchamos um pouco mais sobre ele:

Os tipos de lápis de boca

Como quase todo cosmético, o lápis de boca está disponível em texturas variadas. "Pensando em consistência, alguns são mais cremosos, outros mais sequinhos. Já em relação ao acabamento, temos os mates, os cintilantes e os metalizados, por exemplo. Assim como no caso do batom, são muitas as opções", conta a beauty artist Brigitte Calegari.

Kátia explica que os cremosos são mais macios e os mates mais firmes. "Além disso, há também distintas apresentações, como a versão clássica de apontar, a retrátil, que é super prática, e as mas bojudinhas, que são ótimas para preencher todo o lábio", diz.

Diferença entre lápis de olho e lápis de boca

Antes de passar o seu lápis de olho na boca e vice versa é importante se atentar a alguns pontos. "Nem sempre eles podem ser intercambiados, porque alguns pigmentos não devem ser ingeridos e outros são altamente alérgicos para a região dos olhos, que é bem sensível", alerta Kátia. A dica é ler sempre a embalagem para checar onde o produto é seguro para ser aplicado. De todo modo, tem sido cada vez mais comum as marcas fazerem produtos multifuncionais.

A melhor forma de apontar o lápis de boca

É preciso ter um apontador próprio para maquiagem para apontar seu lápis de boca, orientam as experts. Os de material escolar são feitos para lápis de escrever e de colorir e podem acabar danificando a sua maquiagem, destaca Kátia. "Um apontador não dura para sempre. A lâmina perde o fio com o tempo de uso, então em algum momento será preciso trocar por um novo", assinala. Já Brigitte lembra que é importante se atentar a espessura para garantir a compatibilidade entre os itens.

Diferentes formas de aplicar o lápis de boca

Há várias formas de usar o lápis de boca – tudo depende do seu objetivo. Para criar sensação de mais volume, faça uma borda ligeiramente acima da linha da boca com um lápis que tenha uma cor um pouco mais escura que a do seu contorno natural. "Em seguida, use o mesmo produto para preencher tudo. Finalize com gloss ou batom brilhante apenas no centro. Isso projetará os lábios" orienta Kátia.

Se desejar fazer uma boca pigmentada de longa duração, a dica da Brigitte é aplicar o lápis em todo o lábio e depois vir com batom por cima. O ideal é que os dois produtos tenham cores iguais ou próximas para criar uma uniformidade.

Para entrar na tendência do blurred lips, que deixa aquele efeito borradinho, comece apagando suavemente o contorno e a cor original da boca com um pouquinho de corretivo. Em seguida, com um lápis de lábios em tom de frutas vermelhas, vá preenchendo os lábios começando pelo centro até chegar às bordas. "A intenção é que o meio fique mais intenso e o entorno mais leve e difuso, nada marcado. Você pode usar o dedo ou um pincel macio para ajudar a esfumar essa parte mais externa", diz Kátia.

Lápis marrom contornando os lábios

O lápis de boca está dando o que falar graças a uma tendência da interseção entre os anos 1990 e 2000 que voltou a brilhar: o lápis marrom contornando a boca. "É uma releitura um pouco mais sofisticada, ja que o degradê está mais suave atualmente", avalia Kátia. Hoje se trabalha o tom sobre tom – o batom não é tão claro e o lápis é só um pouquinho mais escuro que ele, pontua Brigitte.

Além do apelo nostálgico, esse efeito também traz sensualidade e ajuda valorizar os lábios, dando mais volume. Quer aprender a fazer? A artista da MAC ensina:

  • comece passando um lápis de boca marrom, dois tons mais escuro que a sua pele, no contorno dos seus lábios;
  • em seguida, preencha 1/3 dele deixando o centro livre;
  • com os dedos ou com a ajuda de um pincel macio, esfume de dentro para fora, de madeira que o centro fique mais suave e as bordas mais intensas;
  • o passo final é aplicar um batom mais claro que o lápis e/ou gloss brilhante do centro para fora.

Sugestões de lápis de boca

Foto: Divulgação

Tenha acesso a conteúdos exclusivos
ASSINE A ELLE

A ELLE Brasil utiliza cookies próprios e de terceiros com fins analíticos e para personalizar o conteúdo do site e anúncios. Ao continuar a navegação no nosso site você aceita a coleta de cookies, nos termos da nossa Política de Privacidade.

Assine nossa newsletter

Doses Semanais de moda, beleza, cultura e lifestyle, além, é claro, de todas as novidades e lançamentos da ELLE no seu inbox.
Increva-se gratuitamente.