30 maquiagens boas, baratas e recomendadas por profissionais
Top maquiadores, como Carla Biriba, Dindi Hojah, Nathalie Billio e Savana Sá, contam quais são os produtos nacionais que, para eles, combinam duas qualidades essenciais: são bons de verdade e mais acessíveis.
É possível encontrar maquiagem boa, barata e de qualidade no mercado nacional? Com essa pergunta em mente, fomos atrás de alguns dos principais maquiadores brasileiros. Ninguém melhor do que eles, que trabalham com isso diariamente e têm acesso aos mais variados produtos do Brasil e do mundo, para dizer o que testaram e aprovaram.
A resposta, já adiantamos logo, é sim. Da base à paleta de sombras, do batom ao iluminador glossy, há muita maquiagem de excelente qualidade no mercado brasileiro. Isso é excelente, já que, até pouquíssimo tempo atrás, essa não era a realidade da indústria da beleza, que dava pouca atenção para esse segmento
A bem da verdade, nem o consumidor se importava muito com isso: bastava um batonzinho, uma máscara de cílios e, pronto, o look servia para quase todas as ocasiões. Quando o evento era especial e pedia mais esmero na produção, a solução era marcar um horário com o maquiador no salão de beleza mais próximo.
Isso começou a mudar em 2009, quando, de olho no que acontecia nos Estados Unidos e na Europa, surgiram os primeiros blogs de beleza no Brasil. Trazendo novidades do exterior, as blogueiras passaram a testar produtos, fazer tutoriais e, com isso, aumentaram a demanda por maquiagens de qualidade no país. As marcas que antes faziam apenas um tipo de base em três tons – claro, médio e escuro – tiveram de correr atrás da oportunidade e ampliaram seus catálogos.
Mais de dez anos do início desse movimento, o mercado brasileiro de maquiagem está bem estabelecido e oferece maquiagens com qualidade e variedade compatível com o que é feito no exterior. “Carrego esses produtos lado a lado com produtos de marca de luxo, eles trazem resultados equivalentes”, diz Dindi Hojah, maquiador e hair stylist que tem um currículo extenso e estrelado, tanto no Brasil quanto no exterior. Nesse caso, ele está falando do pigmento da marca Vult que custa R$ 17,90 – apenas uma das 30 maquiagens nacionais boas de verdade e baratas que listamos abaixo.
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes