Luxo e bem-estar: Marcos Proença abre novo salão com aposta em conceito wellness

A casa de 760m2 no Jardim Europa combina um projeto arquitetônico sofisticado com amplo paisagismo e spa de luxo voltado exclusivamente para o cuidado capilar.


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A busca pelo novo e a vontade de oferecer o máximo de conforto para suas clientes foi o que moveu o cabeleireiro Marcos Proença a trocar o consagrado salão na Rua Prof. Artur Ramos (Jardim Paulistano), onde atendeu nos últimos treze anos, por uma casa que traz aconchego e exclusividade aos atendimentos.

O projeto, em sociedade com a atriz Flávia Alessandra, foi assinado pelo renomado escritório de arquitetura Carolina Maluhy & Partners, em um espaço amplo que busca oferecer o encontro entre o feminino e a brasilidade. Grafismos indígenas, um amplo paisagismo tropical com plantas nativas (criado pela paisagista Fernanda Sahyoun), muita luminosidade e o uso de materiais naturais, com diferentes texturas, são alguns dos detalhes que contemplam essa referência.

A partir do dia 06 de outubro, as clientes terão acesso ao espaço que reúne três salas de maquiagem, 32 bancadas para serviços de corte, cor e styling, e um luxuoso spa, com tratamentos capilares exclusivos. Apesar de grandioso, o espaço traz o espírito de exclusividade e bem-estar ao valorizar menos atendimentos por vez, em uma casa acolhedora e sem “cara de salão”. “Lembra uma galeria de arte”, entrega Proença.

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Foto: Divulgação

Em entrevista à ELLE Brasil, o expert contou mais detalhes da criação do projeto e suas expectativas para a grande inauguração. Vem ver!

Como se deu a escolha do espaço e essa valorização do ambiente sensorial?

Não é de hoje que as pessoas têm alguém para cortar e tratar do cabelo delas. Mas nós quisemos pensar no bem-estar dos clientes e colaboradores, que ficam tantas horas neste ambiente. Os colaboradores precisam estar num lugar bonito e agradável para trabalhar. E as clientes, que são o maior motivo da existência do salão, precisam estar em um ambiente inspirador, que converse com o senso estético de outros espaços que elas frequentam. Eu acredito que a sensação que a mulher tem durante esse processo é o que faz a diferença – que vem do atendimento, do carinho, da atenção, do que a equipe ouvirá dessa mulher e da consciência que a cliente é a grande estrela deste negócio. Ela entrará em um lugar onde tudo foi pensado para ela. Além disso, nos preocupamos em devolver o verde à região do Jardim Europa, onde é o salão, porque sempre que fazemos um concreto, um prédio, uma casa, acabamos com a existência de uma árvore no local. Então, nós mantivemos o máximo possível de área com natureza.

Quais os aspectos arquitetônicos que levam o projeto ao encontro com a brasilidade? O que está por trás da escolha dessa referência?

A brasilidade e o feminino são a base desse projeto. A brasilidade porque levamos verde àquele imóvel que antes não possuía. E o mais importante é que são plantas do Brasil, da Mata Atlântica, que um dia foram tiradas deste lugar que vivemos e agora estamos devolvendo. Assim, evitamos a extinção de algumas espécies, como a Palmeira Juçara. Lembrando que nenhuma planta utilizada no projeto foi arrancada da mata, todas foram compradas de viveiros que produzem as mudas a partir de sementes. Quem assina o paisagismo é Fernanda Sahyoun.

De que forma vocês conseguiram unir sofisticação e aconchego no projeto?

Eu acreditava que o salão tinha que ser uma casa, que deveria ter tudo que um lar oferece. É um exercício de flexibilidade porque é um conceito novo e minimalista, que não possui excesso de informação. Lembra mais uma galeria de arte do que exatamente uma casa.

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Foto: Divulgação

Que tipo de experiências VIP a cliente pode esperar do novo salão?

O luxo está ligado à exclusividade, por isso diminuímos o número de cadeiras. Assim, teremos menos pessoas ao mesmo tempo dentro do salão. Nós poderíamos otimizar e ter um crescimento constante de atendimentos, mas não é o que desejamos para este contexto, uma vez que isso não é exclusivo.

Quais os principais tratamentos capilares oferecidos no SPA?

Queremos fazer com que a mulher tenha a sensação de voltar no tempo, de se desligar do mundo lá fora fazendo terapias em frente ao jardim, com pouco som e poluição sonora. Por isso a ideia de ter os lavatórios no jardim, enquanto a mulher recebe os cuidados em silêncio, com uma equipe especialista em tratamentos.

Uma coisa que está em foco hoje em dia são os tratamentos para o couro cabeludo. Ficamos preocupados com o cabelo, já que vemos o resultado e a saúde dos fios a partir dos produtos que aplicamos nele. Mas a indústria cosmética percebeu que o couro cabeludo possui uma flora, que também precisa de cuidados específicos, e quando o couro cabeludo envelhece, o fio também cresce alterado. Por isso, reservamos esse espaço com terapias exclusivas para isso.

Você já tem outros salões de luxo em SP. De que forma o novo conceito deste salão se destaca?

O luxo é a excelência no atendimento e nós cabeleireiros brasileiros desenvolvemos uma habilidade que se vê pouquíssimo pelo mundo. Isso porque aqui temos a miscigenação e assim aprendemos a tratar e cuidar de vários tipos de cabelo. O nosso DNA no salão é paparicar, cuidar e servir os clientes da melhor forma, sempre com humildade.

Qual a sua expectativa para a inauguração?

As pessoas gostam do novo. Blaise Pascal, um filósofo do século XV, já havia escrito que o ser humano valoriza novidades para se distrair. É um desejo inconsciente. Todo mundo aprecia coisa nova e bonita. Acredito que muita gente se sentirá atraída por essa junção da novidade, com a estética do projeto arquitetônico e esse conceito de natureza e bem-estar. Todo mundo está precisando relaxar e esquecer o mundo lá fora.

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