Mary Kay de A Z
Celebramos o legado de Mary Kay Ash, empresária visionária que se tornou ícone na história do empreendedorismo feminino
Mary Kay Ash foi uma mulher à frente do seu tempo. Vendedora nata e dona de um talento único, soube como poucos transformar a escassez em um mundo de possibilidades, o que lhe permitiu construir um legado histórico que mudou a vida de milhões de mulheres ao redor do globo. A empresária redesenhou a maneira de conduzir as pessoas ao sucesso e deu às mulheres o que mais precisavam: reconhecimento. No mês do empreendedorismo, nós revisitamos sua trajetória estelar, de A a Z. Confira abaixo:
Amor: “A semente que você planta no coração e na mente dos outros será o que você recebe em troca, 110 vezes”, dizia Mary Kay Ash. Para a empresária, o amor muitas vezes faz com que uma equipe demonstre uma enorme afetividade por um líder e não apenas o lucro, apesar deste também ser importante. Segundo ela, a sigla P & L, que significa profit and loss em inglês (lucros e perdas), também quer dizer people and love (pessoas e amor).
Base: Um dos produtos mais queridos entre as brasileiras, a base TimeWise3DⓇ é um verdadeiro hit da marca. Com 26 cores desenvolvidas por meio da tecnologia IntellimatchⓇ, que capturou tons de pele de mulheres ao redor do mundo, a base tem acabamento natural com até 12 horas de controle de oleosidade e microesferas especiais que ajudam a reduzir o brilho ao longo do dia e funcionam como uma esponja, deixando a pele com efeito matte. E nada melhor do que ter uma Consultora de Beleza Independente Mary Kay por perto para ajudar a encontrar seu tom ideal e experimentar todas as opções antes de comprar.
Carro rosa: Em 1967, Mary Kay Ash comprou um Cadillac e pediu que o veículo fosse pintado na mesma cor de seu estojo compacto de maquiagem: rosa. A aquisição despertou nas Consultoras de Beleza Independentes o desejo de ter um carro igual. Dois anos depois, em 1969, ela estabeleceu a primeira edição do programa “Troféu sobre Rodas”, nos Estados Unidos, que premiava as cinco melhores Diretoras de Vendas Independentes com um carro cor de rosa a fim de reconhecer sua força de vendas. Símbolo de excelência, o presente começou a ser entregue no Brasil em 2000 e, até hoje, já foram distribuídos 11 mil carros pelo mundo.
Determinação: É uma das principais qualidades de Mary Kay Ash e que move a companhia até hoje. Para ela, não se pode conquistar nada grandioso sem determinação e entusiasmo, independentemente do trabalho que realize. Essas convicções são tão fortes que até foi criada uma música para expressá-las: I’ve Got That Mary Kay Enthusiasm (Eu tenho aquele entusiasmo Mary Kay, em tradução livre).
Empreender com empatia: Com a filosofia de que empreender é empoderar, Mary Kay sempre acreditou na Força de Vendas Independente. Independentemente de idade, gênero, religião, raça, educação ou experiência no trabalho, qualquer pessoa que passa a ser Consultora de Beleza Independente Mary Kay entra no negócio tendo acesso à uma infinidade de materiais para aprender conceitos simples de gestão de negócios. Mas aprende também que tratar o outro como gostaria de ser tratada e se colocar no lugar da sua cliente é o melhor jeito de conduzir qualquer negócio.
Feminino: O avanço das mulheres sempre foi primordial desde o nascimento da empresa, em 1963, mesmo quando outras companhias estavam só começando a considerar a hipótese de ter mulheres em posição de destaque. Criar uma atmosfera de negócio onde ‘pensar como uma mulher’ não fosse um entrave era um dos principais objetivos de Mary Kay, que sempre desejou criar uma empresa que daria a elas a oportunidade de realizar o que quer que desejassem.
Gestão: Segundo Mary Kay Ash, todas as pessoas têm a capacidade de realizar algo importante. Um bom líder deve acreditar fielmente nisso e estar honestamente convencido de que todo ser humano faz a diferença. Esse estilo de liderança que a guiou por toda a sua vida foi registrado no livro “Mary Kay On People Management”, lançado nos Estados Unidos em 1984. Considerada um best-seller pelo Wall Street Journal, a publicação funciona como um guia e mostra como usar o “toque” feminino para desenvolver líderes, unindo as seis características que a transformaram em uma empreendedora de sucesso: imaginação, paixão, determinação, integridade, compaixão e coragem.
História: Com um investimento de cinco mil dólares e a ajuda do filho Richard, na época com 20 anos, Mary Kay Ash abriu as portas da Mary Kay no dia 13 de setembro de 1963, em Dallas, no Texas. Ao lado de nove mulheres que se tornaram suas primeiras Consultoras De Beleza Independentes, ela fazia de tudo, desde conduzir reuniões de vendas até esvaziar as cestas de lixo. Em 1971 Mary Kay Ash se tornou líder de uma empresa internacional com a inauguração do segundo mercado da marca na Austrália e, em 1978, lhe foi concedido o prêmio Horatio Alger Distinguished American Citizen, o primeiro de muitos que receberia ao longo de sua vida. Hoje, 57 anos mais tarde, a marca está presente em mais de 40 países e segue incentivando o empreendedorismo em mulheres do mundo todo.
Independência: Na Força De Vendas Independente da Mary Kay, um indivíduo pode expandir e progredir sem precisar subir uma escada corporativa tradicional. Milhões de Consultoras De Beleza Independentes operam negócios de forma livre, lidando diretamente com seus clientes. São elas que definem seus objetivos, produtividade e recompensas. Já a Diretora De Vendas Independente tem a liberdade de criar sua própria unidade de Consultoras, educar e orientar outras Consultoras. Dessa forma o Negócio Independente Mary Kay dá oportunidades ilimitadas às mulheres desde o início.
Juntas: Centenas de milhares de Consultoras De Beleza Independentes ao redor do mundo viram suas vidas se transformarem graças ao Negócio Independente Mary Kay. Lado a lado, elas se inspiram mutuamente e também transformam a vida de outras mulheres, seja através da ampla gama de produtos de beleza disponíveis para deixa-las mais bonitas e confiantes, ou influenciando aquelas que também desejam se tornar donas de seu próprio negócio.
Kit: Ser dona do seu próprio negócio significar aprender a tomar suas próprias decisões. Ao começar um Negócio Independente Mary Kay, uma Consultora pode escolher dentre várias opções de kits, aquele com o qual mais se identifica: cuidados com a pele, maquiagem ou fragrâncias. O Pink Power Box, por exemplo, é uma nova possibilidade para aquelas que desejam iniciar seus próprios negócios ou mesmo complementar a renda durante a pandemia. Sua construção foi pensada em misturar itens consagrados para que as Consultoras consigam vender e gerar uma lucratividade rápida. A seleção é feita conforme disponibilidade do estoque, mas o objetivo é o mesmo: reunir best-sellers para a Nova Consultora adquirir e vender com facilidade e rapidez. Além disso, a marca proporciona toda a assistência necessária com educação de vendas e materiais de apoio, como peças digitais para elas compartilharem nas redes sociais.
Liderança: “Liderar com empatia é o jeito mais óbvio de liderar”, escreveu Mary Kay Ash em 1985 no livro best seller “The Mary Kay Way”. Também nos ensinou sobre as três formas de liderar: pelo exemplo, pelo exemplo e pelo exemplo. Uma maneira simples de lembrar que as ações, sim, falam mais alto que as palavras. Seu desejo sempre foi implementar um estilo de liderança que gerasse entusiasmo e não repetir os erros que testemunhou em outros locais onde trabalhou. Para ela, os verdadeiros líderes não têm medo de sujar as mãos e dão exemplos para os outros ao demonstrar bons hábitos de trabalho, uma atitude positiva e com espírito de equipe.
Mary Kay Ash: Nasceu em 12 de maio de 1918, em Hot Wells, Texas. Sua mãe, enfermeira e depois gerente de restaurante, trabalhou incansavelmente para sustentar a família, enquanto ela ajudava com as tarefas da casa e cuidados com o pai doente. Como mãe solo, Mary Kay Ash decidiu correr atrás dos seus objetivos profissionais e alcançou resultados excepcionais ao longo de sua carreira. Em 1963, após 25 anos atuando na área de vendas diretas, decidiu se aposentar e seu primeiro instinto foi escrever um livro para ajudar as mulheres nos negócios usando sua vivência como base. Ao revisar seus rascunhos, percebeu que havia criado um plano de negócios para uma “empresa dos sonhos”, onde as mulheres atingissem todo o seu potencial. Nascia então a Mary Kay Beauty que hoje conhecemos. Reconhecida como uma das maiores empreendedoras do mundo, seu legado e princípios atemporais de negócios inspiraram gerações e até hoje ressoam com líderes dos mais diversos segmentos da indústria. Mary Kay Ash faleceu em 2001, no Dia de Ação de Graças (Thanksgiving Day), seu feriado favorito.
Novembro: É o mês do empreendedorismo e Mary Kay lança a campanha A Beleza de Empreender, que traz uma agenda repleta de conteúdo, criada com o objetivo de inspirar e dar suporte prático a mulheres colocando a coletividade como ponto central do tema. Para isso, a marca uniu as histórias de quem tem maior expertise no assunto – suas Consultoras de Beleza Independentes – a parceiros valiosos. A programação terá Webinars, histórias inspiradoras de empreendedoras e Consultoras de Beleza Independentes e cards educativos, assim como um evento no próximo dia 19 (Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino), reunindo mulheres de diferentes comunidades. E não para por aí. Até dezembro a marca estenderá a oferta de conteúdos e pílulas sobre o tema em seus canais não só com o propósito de incentivar mulheres a terem controle de seus futuros, mas também fortalecer a percepção do quão poderosa e positiva é essa decisão.
Oportunidade: Com mais de 50 anos empoderando mulheres ao redor do mundo, a marca se orgulha por defender o empreendedorismo feminino e a sororidade. Seja uma fonte de renda extra ou a possibilidade de uma carreira nova, a Oportunidade Mary Kay proporciona às mulheres uma maneira de trilhar seu próprio destino empreendendo com produtos de beleza. Essa oportunidade de empreendedorismo permite a elas perseguirem seus sonhos pessoais e profissionais, enquanto podem usufruir da liberdade e flexibilidade de operar um negócio próprio.
Produtos: A Mary Kay possui mais de 1.400 patentes, tecnologias avançadas e designs de embalagens em seu portfólio global – o que confirma seu status como uma das principais responsáveis por trazer inovação nos setores de venda direta e cosméticos. Através de parcerias com os principais maquiadores, criadores de tendências e designers de moda de todo o mundo, a marca oferece não apenas produtos de qualidade, mas itens desejados e um serviço personalizado. Entre alguns queridinhos das brasileiras estão a máscara para cílios Lash Intensity™, a máscara Detox Clear Proof® e o kit Microdermoabrasão TimeWise®.
Qualidade: Da inspiração à formulação e distribuição, cada novo produto passa por uma série de procedimentos rigorosos de pesquisa antes de chegar ao consumidor. A Mary Kay investe milhões de dólares e conduz mais de 300 mil testes para assegurar que seus produtos atinjam os mais altos padrões de qualidade, segurança e desempenho. A empresa também está comprometida em criar um ambiente mais saudável e sustentável para o futuro, realizando parcerias com organizações como a Sustainable Packaging Initiative for Cosmetics (SPICE), para orientar políticas de embalagens sustentáveis e impulsionar a inovação de embalagens. Por meio da #SPICE e de outros parceiros, a Mary Kay pretende estabelecer as bases e diretrizes para práticas mais sustentáveis na indústria.
Regra de ouro: “Trate os outros como gostaria de ser tratado”. Essa é a regra de ouro que Mary Kay Ash estabeleceu como base de sua organização desde o primeiro dia: antes de tomar qualquer decisão você sempre se colocaria no lugar daquela pessoa e trataria o outro da maneira como gostaria de ser tratado – pura empatia vivida não só dentro da empresa, mas também incentivada entre a Força de Vendas Independente. Para ela, essa filosofia deve ser utilizada diariamente e aplicada a todos os relacionamentos, sejam de negócios ou pessoais.
Skin care: Conhecida pelos produtos desenvolvidos com ingredientes que defendem e adiam o envelhecimento da pele, a linha TimeWise® é o core da marca. O skincare sempre foi de extrema relevância para Mary Kay, pois uma pele bem tratada sempre terá melhores resultados com a maquiagem. Além do exclusivo complexo Age Minimize 3D™, os itens também contam com o Reveratrol Encapsulado, criando uma tripla ação antioxidante, Vitamina B3 que clareia e protege a pele dos radicais livres e o Peptídeo Especial, uma arma poderosa de skincare que potencializa a produção de colágeno e elastina natural da pele. Entre a extensa linha de cuidados oferecida pela marca, vale experimentar o kit TimeWise 3D®, que possui produtos para cada área do rosto.
Treze: Treze de setembro de 1963. Em uma sexta-feira 13 surge a Mary Kay. Criar uma oportunidade para as mulheres era tão urgente que Mary Kay Ash não quis esperar até segunda.
União: Mary Kay Ash sempre desejou empoderar mulheres e hoje, mais do que nunca, esse é um dos principais pilares da empresa. E talvez, por instigar tantas mulheres, que o empreender se tornou tão coletivo. Mais troca do que poder. Mais compartilhar do que comandar. Mais uma puxando a outra, menos o peso de subir sozinha. Porque quando uma mulher empreende, todas ao redor dela se empoderam. Na Mary Kay, desde sempre, o empreendedorismo tem cara de mulher – da sua criadora até a mais nova Consultora. É sobre entender prioridades, criar novas oportunidades e botar em prática o valor da coletividade. Porque, por trás de toda mulher bem-sucedida, há uma comunidade inteira de mulheres que ajudaram ela a chegar lá.
Valores: A Mary Kay foi fundada com base em determinados valores básicos, amplamente anunciados com orgulho para o resto do mundo. São eles: Espírito de Ajuda, Regra de Ouro, Faça-me Sentir Importante e Equilíbrio de Prioridades. O exercício desses valores vem ao encontro do propósito da empresa de sempre oferecer oportunidades para as mulheres através da Força de Vendas Independente. Além disso a marca se comprometeu desde o início a ser a melhor no ensino de técnicas para cuidado com a pele do mundo e centenas de milhares de Consultoras De Beleza Independentes tornaram-se altamente proficientes nessa área de atuação.
We Empower: Em meados de 2019 a Mary Kay anunciou o Women’s Entrepreneurship Accelerator, uma iniciativa global para inspirar, capacitar e empoderar mulheres empreendedoras em todo o mundo. Trata-se de uma parceria estratégica com seis agências das Nações Unidas: ONU Mulheres, United Nations Office for Partnerships (UNOP), Organização Internacional do Trabalho (OIT), International Trade Centre (ITC), UM Global Compact (UNGC) e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). O projeto oferece um currículo digital guiado e complementado com treinamento presencial e mentoria. Além disso, servirá como uma plataforma para eliminar os obstáculos enfrentados pelas mulheres ao empreender, desde a alfabetização digital até mudanças na legislação — permitindo que elas participem plenamente do crescimento das economias locais e nacionais. Esta iniciativa visa estimular as empresas a apoiarem e fazerem negócios com mulheres empreendedoras. O plano de expansão do projeto engloba também uma ajuda financeira por meio de financiamento aquelas que completam o currículo.
O Women’s Entrepreneurship Accelerator é mais uma iniciativa da Mary Kay para capacitar as mulheres e melhorar suas vidas em todo o mundo. No início do mesmo ano, a Mary Kay acrescentou seu nome a uma lista de empresas que se comprometem com o Women’s Empowerment Principles, um projeto do Pacto Global da ONU e da ONU Mulheres desenvolvido para promover a igualdade de gênero nas empresas. A marca também é signatária do Pacto Global da ONU, a maior iniciativa corporativa de sustentabilidade do mundo. Durante a Assembléia Geral das Nações Unidas, a Mary Kay ainda patrocinou o WE Empower UN SDG Challenge, a primeira competição global de negócios para mulheres empresárias convocada pela estilista Diane von Furstenberg. #JuntasPodemosMais #UNWomen
X– Sinal Vermelho: Em tempos de quarentena e isolamento social, onde os números de mulheres vítimas de agressões domésticas aumentaram consideravelmente, o Instituto Mary Kay, que tem como maior objetivo apoiar causas que combatem o feminicídio no país, anunciou o apoio para a campanha Sinal Vermelho – onde a vítima pode desenhar um “X” vermelho na palma da mão, mostrá-lo a um dos profissionais de 10 mil farmácias parceiras espalhadas pelo Brasil e receber o auxílio necessário –, e se prepara para nova colaborações, como a recente parceria com o projeto Justiceiras, do Instituto Justiça de Saias. O objetivo é oferecer às mulheres de todo Brasil e também às colaboradoras e Consultoras de Beleza Independentes – por meio do WhatsApp e sem nenhum custo – acolhimento, orientação Jurídica, assistência social e psicológica (online e presencial), além de encaminhamento para os serviços disponíveis, como Defensoria Pública, Ministério Público, Delegacias, Poder Judiciário, Casa da Mulher Brasileira, abrigos temporários e sigilosos, e demais serviços existentes no local em que a vítima sofreu violência. Assim como essas iniciativas, o Instituto Mary Kay está em constante trabalho para a evolução de projetos que tem como objetivo ajudar a romper o ciclo de violência doméstica e transformar a vida de mulheres por meio da união e do suporte, mostrando que mesmo separadas, estamos unidas em rede.
Youtube: Entre os diversos conteúdos incríveis disponíveis no canal da marca na plataforma de vídeos estão os Tutôs, uma série de que reúne um time de influencers e especialistas em pele, fragrâncias e maquiagens, para falarem sobre os principais produtos e lançamentos. Os vídeos que vão ao ar todas as sextas-feiras, com o intuito de oferecer educação e dicas de produtos através do conhecimento compartilhado pelas experts: Nathalie Billio, Vânia Goy, Daniela DaMata, Helen Augusto, Camila Sawamura e Giovanna Adriano. Confira mais aqui.
Tutorial de maquiagem com mary kay
Zelo: Embora os ativos de capital sejam essenciais para o crescimento de uma corporação, as pessoas são o negócio. De acordo com Mary Kay Ash, uma empresa é construída com pessoas — remova-as e a capacidade do negócio de funcionar de forma efetiva fica seriamente ameaçada. Por isso, em cada etapa do crescimento de sua companhia, ela sempre buscou gente com essas mesmas habilidades de reconhecimento e que pudessem fortalecer ainda mais a organização. Por isso a Força de Vendas Independente é tão importante. Ela é o coração do negócio e sua razão de existir. O zelo por essas Consultoras é fundamental e reforça diariamente a missão da companhia: enriquecer a vida das mulheres para oferecer a elas uma oportunidade justa de carreira independente. Mary Kay sempre acreditou que as mulheres poderiam moldar seus próprios futuros, construir seus próprios negócios e ser femininas e fortes ao mesmo tempo.
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