5 razões para se apaixonar pela nova linha para cabelos cacheados, crespos e ondulados da Match
Com combinações de ativos desenvolvidas em laboratório, produtos com alta volumetria e que podem ser combinados entre si, a linha Ciência das Curvas atende cabelos cacheados, crespos e ondulados. Elas foram co-criadas por mil consumidoras da marca – são elas que estrelam este editorial fotografado pela ELLE.
CONTEÚDO APRESENTADO POR O BOTICÁRIO
A maior parte da população brasileira possui cabelos cacheados, crespos ou ondulados*.Apesar disso, muitos ainda sentem que as necessidades dos seus fios não têm sido atendidas por completo, principalmente quando o assunto é cuidado diário. É aí que entra Match Ciência das Curvas, a nova linha de Match, marca de cabelos do Boticário. Desenvolvida em conjunto com consumidoras e com alto investimento em ciência e pesquisa, a linha conta com 12 produtos que atendem a todos os tipos de curvatura, do 2A ao 4C.
A ELLE Brasil teve a oportunidade de visitar a fábrica da marca, em São José dos Pinhais (PR), e conversar com as pessoas que fizeram parte do desenvolvimento dos produtos – além de, claro, colocar cada um deles para teste. Spoiler: nós amamos tudo! Abaixo, te damos 5 razões para você também se apaixonar pela linha. De quebra, você ainda confere um editorial exclusivo, feito pela nossa equipe em parceria com Match, com algumas das consumidoras que participaram do desenvolvimento dos produtos.
*KANTAR 2019, EUROMONITOR 2020, ONU e Beleza Negra Abril/2018 – Inesplorato
Co-criação com consumidores
Ninguém melhor para ajudar a desenvolver produtos para fios com curvas do que pessoas com cabelos cacheados, crespos e ondulados. E foi justamente essa a estratégia de Match para este lançamento, que contou com a participação de mais de mil consumidoras, com diferentes tipos de curvatura – algumas, inclusive, com tranças no cabelo.
“O meu cabelo mudou completamente quando comecei a observar com atenção como ele se relacionava com cada produto que eu testava. É claro que a história da marca e da linha é importante, e que é legal haver uma identificação pessoal, mas é essencial que tenha desempenho. Match Ciência das Curvas entrega ambos e é por isso que ela é tão especial.”
Dayane Galdino
“Para nós, era inegociável que elas estivessem envolvidas de ponta a ponta no processo de criação da linha, desde a pesquisa, passando pelo teste e aprovação de todos os produtos, considerando desde a fragrância até a eficácia. Todo este processo fez com que a nova linha levasse 2,5 anos para ser desenvolvida, considerando pesquisa, desenvolvimento até o lançamento”, conta Fabiana Laranjeira, Diretora do P&D da Categoria de Cabelos do Boticário. Aliás, são algumas dessas consumidoras que estrelam este editorial da ELLE.
“Durante o período de desenvolvimento, aconteceu um movimento muito bonito de autoconhecimento: conforme a gente ia investigando aspectos da nossa rotina para pensar nos produtos, a gente também foi se entendendo melhor – nós nos transformamos junto com eles. A minha maneira de enxergar meu próprio cabelo é outra por causa desse processo. E acho que é isso que eu mais amo nesse projeto: ele é feito de pessoas”, diz Dayane Galdino, uma das consumidoras que participou do processo de criação de Ciência das Curvas.
Fórmulas com combinações de ativos desenvolvidas em laboratório
O nome da linha, Match Ciência das Curvas, não é à toa. A base do desenvolvimento dos produtos foi um extenso estudo do DNA* com base nos diferentes tipos de fio com curvatura. A partir disso, foram selecionados ativos de última geração, combinados para entregar produtos de alta performance e com resultado comprovado cientificamente. Entre os ingredientes utilizados estão complexo de óleos de baobá, moringa, nigela, tamanu, opuntia e coco, além de um blend hidratante molecular com aloe vera, ácido hialurônico e karité.
O resultado dessa combinação poderosa é uma linha de alta eficácia, mas que, ao mesmo tempo, entrega a experiência de uso que os consumidores buscam. “O que eu mais amo nesses produtos é a sensação que eles entregam na hora do uso. São produtos gostosos de usar, sabe? O cheiro e a textura são uma delícia!”, opina Stella D’Avansso, outra consumidora que participou do processo de co-criação da linha e das fotos deste editorial.
“Passei por um processo de encontrar a beleza no meu cabelo, mas também de entender como ele funciona. Porque cada cacho é um cacho, cada pessoa é uma pessoa, e sinto que o mais importante é você conseguir se enxergar no seu seu cabelo. Meu processo foi sobre identificação, sobre me reconhecer nos meus cachos.”
Stella D’Avansso
Além disso, a linha completa é 100% isenta de silicones, parabenos, petrolatos e sulfatos. Todos os produtos são cruelty free, veganos e livres de ingredientes de origem animal. As embalagens são 100% recicláveis e refiláveis.
Rotina completa
Se você estava esperando uma linha básica, com três ou quatro produtos, vai se surpreender com a extensão do portfólio de Match Ciência das Curvas, composto por 12 itens. O Shampoo limpa de maneira eficaz sem ressecar, enquanto o Condicionador/Leave-in tem alto poder emoliente. “Praticidade, para mim, é essencial! Então, adoro o fato do condicionador também ser leave-in, porque eu posso aplicar, pentear, secar e pronto, ele já está finalizado”, comenta Gicele Anjos, consumidora que também fez parte do desenvolvimento dos produtos e estrelou este editorial.
Duas máscaras hidratantes compõem a linha: uma para crespos (indicada para fios 4A, B e C) e outra para cachos (para fios 2 e 3, A, B e C). Ambas garantem hidratação profunda e reparam a fibra capilar. Os cremes para pentear também possuem a mesma divisão, para crespos e para cacheados. São eles que auxiliam no desembaraço instantâneo dos fios e ajudam a defini-los. Na finalização entra também a Gelatina Memorizadora, que modela por até 48h sem ressecar, o Leave-in Leve, que reduz o frizz e possui proteção térmica, e o Óleo Concentrado, que dá brilho e maleabilidade às curvas.
Para completar o tratamento, dois boosters foram adicionados à linha: o de Nutrição, que nutre todas as camadas da fibra garantindo mais definição, e o de Reconstrução, que possui ação antiquebra e deixa os fios mais resistentes. Mas não é só o cabelo que ganha cuidados, o Sérum Revitalizador Para o Couro Cabeludo foi desenvolvido para ser aplicado diretamente na raíz dos cabelos, tem ação calmante e reduz a descamação, aliviando desconfortos em cabelos trançados.
Rotina personalizada
Match Ciência das Curvas surge com um portfólio diversificado, inicialmente composto por 12 produtos. No entanto, sua singularidade vai além da função original de cada item. Todos os produtos são projetados para se complementarem, permitindo a criação de rotinas personalizadas para cada consumidora. Por exemplo, a combinação do Leave-in com o Óleo Concentrado potencializa o poder de nutrição e o brilho nos fios. Essa combinação é ideal para quem prefere finalização com produtos mais leves e fluidos, garantindo uma definição capilar duradoura e um acabamento radiante. Outro exemplo seria a combinação da Gelatina com o Óleo Concentrado, que intensifica a nutrição e o brilho nos fios, assegurando a durabilidade da definição capilar.
É por isso que a linha atende todos os tipos de curvatura: porque permite que você crie o tratamento ideal para cada uma de suas necessidades. “Para o Boticário, isso significa atender nosso compromisso em criar produtos que contemplem os mais diversos tipos de consumidores, sempre colocando suas necessidades e desejos no centro do desenvolvimento”, diz Fabiana.
“Quando eu era mais nova, meu cabelo era liso, mas na adolescência começou a ganhar curvatura. Foi difícil porque quase não conhecia pessoas cacheadas e não queria me sentir diferente – cheguei até a usar ferro de passar para alisar os fios. Mas um dia simplesmente aceitei! Hoje gosto do volume, mas principalmente da definição. Amo os cachinhos bem definidos!”
Gicele Anjos
Custo x benefício
Se tem uma coisa que pessoas com cabelo com curvatura amam são embalagens grandes, já que costumam usar uma quantidade maior de produto nos fios. Por isso, a linha Ciência das Curvas vem com 35% a mais de volumetria do que as antigas linhas da marca – os cremes para pentear, por exemplo, contém 450 g. “Além disso, as formulações foram pensadas para fazer os produtos renderem mais, ou seja, as consumidoras podem cuidar dos cabelos com a mesma qualidade, mas menor quantidade na hora de aplicação”, diz Fabiana.
Todos os produtos da linha Match Ciência das Curvas podem ser encontrados nas lojas físicas e no e-commerce do Boticário.
*O estudo do DNA foi realizado a partir de análises bioinformáticas.
Casting: Milla Vieira, Dayane Galdino, Gilcele Anjos e Stella D’Avansso
Foto:Thais Vandanezi
Edição de moda: Diego Tofolo
Beleza: Angel Moraes
Assistentes de beleza: Mischa Barros e Elisa Aparecida
Produção executiva: Isabela de Paula
Tratamento de imagem: Victor Wagner
Produção de moda: Thiago Torres
Assist. Produção de moda: Amanda Cordeiro
Assistentes de foto: Renato Toso e Rodrigo Oliveira
Manicure: Thayna Dandara
Contrarregra: Ronaldo Junge
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