Misturar perfumes? Aprenda a combinar fragrâncias para criar sua assinatura olfativa
Para ter um cheiro único e exclusivo, tem gente brincando de alquimista! Aqui, mostramos como fazer isso sem cair em armadilhas.
A memória olfativa é uma das mais poderosas maneiras de nos conectarmos a pessoas, lugares e momentos: quando um aroma familiar invade nosso campo, somos automaticamente transportados para eles. Essa talvez seja uma das razões pelas quais o conceito de signature scent (ou cheiro assinatura) seja tão importante para alguns – é sobre ter um perfume único, que as pessoas associam somente a você.
“A questão da exclusividade é muito forte na perfumaria porque uma fragrância é capaz de revelar nossa identidade para o mundo”, comenta Letícia Maci, especialista em perfumes e criadora de conteúdo digital no segmento. Nessa busca por um cheiro único, algumas pessoas têm arriscado misturar diferentes fragrâncias para criar algo diferente do que está disponível no mercado.
Na teoria, o processo é bastante simples: basta criar camadas aplicando dois ou mais perfumes diretamente na pele. Na prática, porém, a história é outra. “Na formulação de um perfume são levadas em consideração as intensidades e as categorias de cada matéria-prima. Tudo é cuidadosamente pensado para que haja harmonia entre elas”, opina Letícia.
Então, antes de sair borrifando todos os perfumes da sua penteadeira, vale levar em consideração algumas dicas dadas por especialistas no assunto.
Para combinações menos arriscadas
Algumas fragrâncias foram criadas especialmente para serem combinadas com outras, o que facilita o processo para quem ainda não se sente confiante para fazer tudo no freestyle.
A coleção Allegra, da Bvlgari, por exemplo, é composta de duas linhas: a dos eau de parfums e a das essências, que são as matérias-primas puras. “A ideia é que você possa usar as essências para intensificar notas já existentes nos perfumes: se você quer deixar o cheiro mais alegre, pode borrifar a bergamota, se quer algo mais romântico, usa a rosa”, explica o perfumista Fábio Navarro.
A mistura de fragrâncias também faz parte do DNA da inglesa Jo Malone e todo o portfólio da marca foi criado para ser combinado entre si. No site, eles têm uma ferramenta especial para ajudar o cliente a chegar no match perfeito a partir das suas preferências.
O que combina?
Apesar de não existirem regras, alguns caminhos tornam as misturas mais certeiras. Um deles é borrifar dois perfumes que tenham alguma nota em comum. Os icônicos La Vie Est Belle, da Lancôme, e Libre, da YSL Beauté, por exemplo, possuem baunilha na fórmula. Entre os masculinos, o Hero, da Burberry, e o Homme Intense, da Dior, contém cedro.
Outra opção é escolher dois opostos. “Escolha um perfume com notas que lembram o feminino, como rosa ou jasmim, e outra mais masculina, com madeiras e especiarias. Essa combinação cria uma fragrância muito única, cheia de sedução e magnetismo”, indica Pablo Schenfeld, gerente de treinamento e embaixador de fragrâncias da Dior Beauty. “Dior Homme, por exemplo, fica incrível com uma borrifada extra de Miss Dior Rock’n’Roses“, exemplifica.
Evite misturar perfumes muito intensos para o cheiro não ficar muito pesado. O ideal é equilibrá-los com outros mais suaves.
Como aplicar?
De maneira geral, todos os experts recomendam começar com a fragrância mais encorpada (geralmente são as doces, amadeiradas e orientais). “A segunda deve ser sempre mais leve do que a primeira e deve ser borrifada de longe, como uma bruma”, aconselha Pablo.
Pensando em quantidade, a dica de Fábio é carregar mais nos perfumes leves. “Se vai usar uma borrifada do intenso, use duas do suave. Caso contrário, o primeiro vai fazer com que o segundo desapareça”.
Outra possibilidade é, ao invés de concentrar ambos no mesmo lugar, usá-los em diferentes regiões do corpo. “Isso é bem legal porque conforme você se movimenta, os cheiros vão se misturando, ao mesmo tempo que você consegue senti-los individualmente”, comenta Fábio.
Caso você só tenha apenas uma fragrância, pode usar também cremes hidratantes perfumados, levando em consideração as mesmas dicas acima. “A vantagem é que a loção ainda ajuda a fixar o perfume”, finaliza o expert.
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes