Nostalgia millennial no mercado de beleza

Diretamente dos anos 2000, personagens de desenhos animados, séries de televisão e filmes mainstream são tema de coleções de maquiagem de importantes marcas ao redor do globo.


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Todo millennial tem seus personagens favoritos: seja a bruxinha do filme de Halloween ou a hippie da série de TV, ou os desenhos, animes, imagens e livros que invadiram as mentes desta geração em uma época em que o acesso à internet não era tão democratizado. Seja das horas passadas na frente da televisão acompanhando histórias, de alugar fitas VHS repetidas vezes ou de baixar ilegalmente temporadas e mais temporadas de séries que não chegavam ao Brasil: o imaginário millennial é todo povoado por essas referências ultrapop.

“A infância dos millennials foi marcada por promessas econômicas otimistas – como a partir do Plano Real, no Brasil – que foram frustradas já no começo da vida adulta e de suas carreiras profissionais. Dessa forma, eles buscam na nostalgia um reencontro com os sentimentos dessa vida ‘cheia de promessas’ apresentada na infância – um retorno à estética dos anos 1990 e 2000 como uma busca pelo conforto lá vivido. Isso se expressa em diferentes manifestações culturais vivenciadas atualmente”, explica Julia Curan, Mindset Senior Consultant do bureau de tendências WGSN. Enquanto vivem – e sobrevivem – à vida adulta, é nesse imaginário do passado que os millennials encontram segurança.

No mundo da beleza não poderia ser diferente. Colaborações com filmes e séries englobam desde paletas de cores conhecidas até produtos que imitam a make dos personagens: tem de tudo! Difícil dizer quem começou essa moda, mas a coleção da MakeUp Revolution com o icônico seriado norte-americano Friends foi, com certeza, a mais bombada. Com paletas com cores e nomes associados às personagens de Monica (Courtney Cox), Rachel (Jennifer Aniston) e Phoebe (Lisa Kudrow), os fãs da série surtaram com a novidade.

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Coleção completa da collab Friends X MakeUp RevolutionDivulgação: MakeUp Revolution

Uma das empresas mais reconhecidas por esse tipo de collab é a ColourPop Cosmetics, marca estadunidense, mais precisamente de Los Angeles, que cria produtos de alta qualidade com preços acessíveis. Nos últimos tempos, eles lançaram uma coleção do filme de bruxaria de 1993 Abracadabra, estrelado por Sarah Jessica Parker, Bette Midler e Kathy Najimy. Com uma paleta de sombras de tons sombrios de roxo, cílios postiços e batons e lápis escuros, a coleção esgotou em segundos.

Outra coleção que deu sold out no ato foi a da Sailor Moon, outra ideia da ColourPop. Os tons pastel e o desenho da personagem na capa da paleta fez com que as sombras, os glitters, os glosses e os blushes ganhassem o coração dos millennials – mas não só. “A nostalgia tem estado no centro das atenções mais recentes da moda. Como um fenômeno, apela tanto às gerações que viveram a época quanto àquelas que lamentam tê-la perdido”, completa Curan. Millennials ou Gen Z’s, a realidade é que muita gente ainda recorre a esse imaginário para criar coleções de beleza de sucesso.

Até o Bob Esponja virou influencer de millennial em uma coleção feita em parceria com a HIPDOT Studios, uma incubadora que trabalha com influenciadores para criar suas próprias coleções de maquiagem. O Grinch, personagem que odeia o Natal e foi imortalizado por Jim Carrey no filme de 2000, também ganhou seu próprio batom vermelho da Kylie Cosmetics – a última coleção desse estilo a ser anunciada, na última semana.

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Que tal a paleta colorida com os tons da fenda do biquíni da HIPDOT com Bob Esponja?Divulgação: HIPDOT Studios

The look

Não é só de colaborações com figuras pop que essa tendência é feita – a maquiagem típica dos anos 1990/2000 também volta à cena. “Em seu desfile de verão 2021, o estilista Calvin Luo brincou com as sobrancelhas finas, a pele pálida e os lábios com alto brilho, destacando um retorno aos principais produtos de beleza da década de 1990, como o gloss líquido”, pontua Curan. Por muito tempo desbancado pelo batom matte, cada vez mais opaco e com fórmula confortável, o gloss voltou à lista de desejos das obcecadas por beleza – pode botar parte dessa culpa na Rihanna, que lançou um dos produtos mais tecnológicos dessa categoria na sua Fenty Beauty, o Gloss Bomb.

Entrando nesse bonde, a Sephora também aposta na linha Glossed, inspirada nesses mesmos anos 1990, para a próxima estação. Com 14 cores e quatro tipos de acabamento, os glosses já estão nas prateleiras brasileiras. A Lancôme também está relançando os Juicy Tubes, que haviam sido descontinuados, e hoje voltam a fazer sentido – com glitter ou não, esses tubinhos de gloss reavivam muitas memórias da época. Na mesma proposta, a RK by Kiss também acaba de trazer ao mercado os Jelly Lippies. Apesar de controverso por muito tempo, parece que o gloss já invadiu nossas nécessaires e, dessa vez, veio pra ficar.

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