Beleza

O espírito livre da Espirito Bird

Fundada no Brasil pelo britânico Ian Charles Bird, a empresa entrega uma experiência rara no universo beauté, unindo diversão e liberdade a produtos deluxe.

Modelo: Juliana Pedro - Fotógrafa: Isabela Rivoiro
PUBLICIDADE

BRANDED CONTENT

A história de Ian Charles Bird parece ser escrita nas estrelas. Natural de Londres, o fundador da Espirito Bird, hoje radicado no Brasil, em Florianópolis, nasceu no mesmo ano em que os Beatles se formaram e que foi dada a largada da corrida pela conquista do espaço sideral. Ian cresceu ao som do também intergaláctico e transgressor David Bowie e toda essa conjunção estelar parece ter resultado em sua personalidade inquieta, provocativa e inovadora. "Sempre fui encantado pela beleza das coisas", diz em entrevista à ELLE Brasil. "Estudei arte e design na universidade e, depois de me formar, criei o meu próprio estúdio para televisão e cinema. Fazíamos clipes de música, comerciais, filmes, animações em 3D…", lista.

Em um desses tantos projetos, Ian conheceu o pessoal da This Company, empresa por trás da criação da Escentric Molecules, uma marca de perfumes capitaneada pelo alemão genial Geza Schoen que funciona quase como um laboratório científico-experimental. Foi a partir desse encontro que Ian teve a ideia de criar um marketplace brasileiro de perfumaria de nicho, com marcas que estivessem à altura das etiquetas mais incensadas e inovadoras do mercado de beleza mundial.

escentric- Os perfumes da Escentric Molecules chegam em duplas divididas por uma fragrância com acordes e outro frasco com apenas uma das notas escolhidas pela casa e desenvolvidas em laboratório.Foto: Thiago Bonilla para Espirito Bird

PUBLICIDADE
escentric-molecules


"A Espirito Bird fala de luxo para os tempos modernos. Somos curadores e criadores de itens especiais, únicos. A ideia é trazer um toque de prazer, de diversão, para esse universo", explica. "São características que a gente não vê sempre nesse mercado, mas, se você olhar para a moda, por exemplo, vai perceber que só quem teve a coragem de desafiá-la é que se destacou e inscreveu o seu nome na história", diz, antes de citar como exemplo o estilista também britânico Alexander McQueen, visto como um vanguardista da moda. Para fazer parte do seleto catálogo de marcas da casa, segundo Ian, é preciso "estar sempre à frente do pensamento médio e repleto de novas ideias que deixam a vida melhor e mais bonita."

"A Espirito Bird fala de luxo para os tempos modernos. Somos curadores e criadores de itens especiais, únicos. A ideia é trazer um toque de prazer, de diversão, para esse universo", Ian Charles Bird

Atualmente, além da Escentric Molecules, claro, é possível encontrar no marketplace os perfumes de coração nova-iorquino e produção francesa da MiN New York. Em breve, também chegarão as chiquérrimas fragrâncias da australiana Mihan Aromatics, as maquiagens da britânica delilah cosmetics, os pincéis da Crush Beauty e os renomados batons da PDL by Patricia de León Cosmetics. Vale ressaltar que todos os produtos vendidos na Espirito Bird são livres de crueldade animal, veganos e orgânicos.

PUBLICIDADE

As fragrâncias da MiN New York remontam a atmosfera cosmopolita da Big Apple ao mesmo tempo em que desenham experiências olfativas de cunho emocional e sinestésico.Foto: Thiago Bonilla para Espirito Bird


E isso é só o começo. No que depender de Ian, muitas outras estão por vir. Moda e tecnologia, por sinal, não estão fora da jogada: "Queremos ser uma empresa global baseada no Brasil que define os seus próprios signos de status e beleza ao invés de seguir o que já está posto pela sociedade. A gente parte do princípio de que tudo o que está a disposição no site não tem gênero. A nossa filosofia é a seguinte: se você gostou, por que não usar?" Afinal de contas, não estamos falando só de perfumes ou itens de beleza. Estamos falando de luxo na sua forma mais criativa e imersiva. Mergulhe na Espirito Bird!



Tenha acesso a conteúdos exclusivos
ASSINE A ELLE