O grande guia da Vitamina C: a SkinCeuticals responde tudo o que você precisa saber sobre o ativo

A marca que ganhou fama por ter sido a primeira a desenvolver parâmetros ideais para absorção na pele de um dos ativos mais consagrados da dermatologia explica porque o C E Ferulic pode ser a estrela da sua rotina de skincare


SKINCEUTICALS VITAMINAC ABRE copiar



CONTEÚDO APRESENTADO POR SKINCEUTICALS

Atualmente, é difícil encontrar uma rotina de skincare que não tenha a Vitamina C como uma de suas etapas primordiais. Com múltiplos benefícios para a saúde da pele, ela garantiu seu posto como um dos ingredientes mais consagrados da dermatologia. E, aqui, a SkinCeuticals responde todas as principais perguntas sobre esse passo que precisa entrar já para o seu dia a dia. Afinal, esta é a marca autoridade em antioxidantes e responsável pela descoberta de 3 parâmetros ideais para uma entrega eficiente com alta absorção da Vitamina C na pele, além de também ser a criadora do C E Ferulic, o sérum antioxidante que é referência entre os dermatologistas.

3750 01 SKC MANIPULACAO ROTULO CE FERULIC 2024 04 30IGS US SMP06

que é a Vitamina C e como ela foi descoberta?

O Ácido L-ascórbico – popularmente conhecido como Vitamina C – foi descoberto na década de 1930, após ser extraído de frutas críticas, como a laranja e o limão, que eram utilizadas para combater o escorbuto – doença desenvolvida a partir de uma ingestão insuficiente da Vitamina C, que pode gerar sangramentos nas gengivas, hematomas, fadiga, irritação na pele, entre outros sintomas. “Foi aí que ficou clara a sua importância na dermatologia”, conta Nathalia Harnam, Gerente de Comunicação Científica da marca SkinCeuticals no Brasil. “Em especial, na contribuição do ativo como co-fator na produção de colágeno. Uma vez que o ser humano não é capaz de produzir sozinho a Vitamina C, a sua suplementação tornou-se fundamental para diversas atividades metabólicas do corpo“, continua.

Ela ainda explica que, já nos anos 1960, havia publicações científicas que comparavam a diferença em eficácia para a pele entre o uso tópico e via oral, sendo o primeiro o vencedor. “Então, em 2001, Sheldon Pinnell – dermatologista estadunidense formado pela Duke University e fundador da SkinCeuticals – cria a primeira Vitamina C para uso na pele pautada por rigorosos parâmetros de formulação: Vitamina C Pura (Ácido L-ascórbico), alta concentração (entre 10 – 20%) e pH baixo (inferior a 3,5). Esses parâmetros garantem a máxima absorção da Vitamina C na pele.”

Como age a Vitamina C na pele?

“Os radicais livres são gerados a partir de agressões ambientais, como radiação solar e poluição. Eles são capazes de agredir – através da oxidação – até mesmo o DNA de alguns componentes das nossas células. O antioxidante (a Vitamina C) é uma substância capaz de neutralizar os radicais livres ao estabilizá-los quimicamente”, elucida Harnam. Portanto, quando a Vitamina C é aplicada na pele, ela chega até reservatórios e receptores específicos que aumentam as defesas contra esse estresse oxidativo. “Isso sem falar nos outros benefícios, como estímulo de colágeno, uniformização do tom da pele, aumento da luminosidade e redução da aparência de rugas”, adiciona. 

3750 01 SKC MANIPULACAO ROTULO CE FERULIC 2024 04 30IGS US SMP26

C E Ferulic, por sua vez – o sérum de Vitamina C Pura mais prescrito por dermatologistas nos Estados Unidos¹ –, tem uma fórmula patenteada pela SkinCeuticals que segue os três critérios estabelecidos por Sheldon Pinnell, citados anteriormente. “Além da Vitamina C Pura (o sérum leva 15% Ácido L-ascórbico), o C E Ferulic possui outros dois antioxidantes: o Ácido Ferúlico e a Vitamina E. A associação desses ativos aumenta a estabilidade química da Vitamina C, potencializa a proteção contra o estresse oxidativo induzido pelas agressões ambientais, reduz biomarcadores de fotodano e pode auxiliar até na prevenção ao câncer de pele”, complementa.

Qual a diferença entre a Vitamina Pura e o derivado de Vitamina C?

O derivado, segundo Harnam, é uma molécula quimicamente modificada para melhorar a sua estabilidade em meio aquoso, em contato com luz e calor. No entanto, a Vitamina C Pura – devido às descobertas de Sheldon Pinnell – também pode ser estabilizada, e os seus efeitos na pele, de acordo com uma série de estudos, são mais eficazes. “Por ser a molécula ativa, a Vitamina C Pura não precisa ser metabolizada”, explica. Ou seja, desde o primeiro momento da aplicação, o sérum está trabalhando no máximo de sua potência. “O derivado de Vitamina C, por sua vez, deveria ser convertido em Ácido L-ascórbico quando o espalhamos no rosto. No entanto, há evidências na literatura que relatam certa ineficiência nesse processo. Portanto, a permeação cutânea fica comprometida.”

“Para facilitar, o consumidor deve olhar no rótulo do produto. Todos declaram ter Vitamina C, mas ao olhar a composição do produto ele deve buscar por Ácido L-ascórbico. Qualquer outro nome agregado, como ‘ascorbil fosfato de magnésio’, ‘ascorbil palmitato’, ‘ascorbil glucosídeo’, não são Vitamina C Pura“, diferencia.

Se a Vitamina C escurecer, ainda posso usá-la?

Se você já teve um sérum de Vitamina C Pura (ácido L-ascórbico) em casa, já deve ter percebido que, com o tempo, o líquido dentro do frasco tende a ganhar uma coloração mais próxima do castanho. Por que isso acontece? “A Vitamina C Pura é bastante instável e, assim como outros ativos utilizados na dermatologia, ela tem como comportamento esperado a alteração de cor na presença do oxigênio, da luz e da variação térmica. Essa mudança ocorre porque, nessas circunstâncias, o Ácido L-ascórbico se transforma em Ácido Dehidroascórbico. No entanto, ao ser aplicado na pele, ele prontamente retorna à sua forma original”, descreve a farmacêutica. Após aberto, um frasco de C E Ferulic, por exemplo, tem a validade de seis meses – independentemente da alteração na coloração do produto. A SkinCeuticals tem estudos que comprovam o não comprometimento da eficácia do produto no decorrer desse período.

Quem deve usar a Vitamina C?

Por vezes, o nome “Ácido” assusta. No entanto, a Vitamina C pode ser usada em todos os tipos de pele. Claro, a consulta com o seu dermatologista é fundamental para começar qualquer tratamento. “Ainda assim, quem tem uma pele sensível e reativa, muito provavelmente vai começar com concentrações mais baixas e vai aumentando de acordo com a resposta ao longo do tempo.” É por isso que, para além de C E Ferulic, a SkinCeuticals tem mais 3 versões do sérum de Vitamina C: cada formulação é pensada para um tipo de pele diferente.

Por sinal, no Brasil, a Vitamina C está sendo cada vez mais assimilada: as buscas pelo ativo cresceram mais de 60% nos últimos cinco anos. “O consumidor brasileiro é bastante exigente e tem objetivos muito claros com o seu skincare. Ele quer uma pele mais saudável, mais uniforme e iluminada. Além disso, ele também enxerga a rotina de cuidados com a pele como um momento de bem-estar. A Vitamina C entra como o ativo mais procurado no quesito tratamento”, diz Maíla Ribeiro, diretora da SkinCeuticals no Brasil.

3750 01 SKC MANIPULACAO ROTULO CE FERULIC 2024 04 30IGS US SMP03

Como a Vitamina C pode ajudar na manutenção dos resultados de procedimentos estéticos em consultórios dermatológicos?

Você já ouviu falar em Integrated skincare? “O Integrated skincare é a associação de uma rotina de cuidados com a pele com dermocosméticos de alta potência aos procedimentos estéticos”, define Ribeiro. É uma tendência que tem se popularizado bastante no exterior, mas que já está ganhando o Brasil também. “Estudos comprovam que essa associação maximiza e potencializa os resultados dos procedimentos, como a toxina botulínica, o laser, o preenchimento, o peeling, entre outros – possibilitando uma proteção do investimento feito no procedimento.” A SkinCeuticals, inclusive, é pioneira no Integrated skincare. “As nossas fórmulas são rigorosamente desenvolvidas e testadas por dermatologistas para que possamos obter dermocosméticos de alta potência com resultados visíveis, capazes até de otimizar os resultados antienvelhecimento se associados a procedimentos estéticos”, explica. “O C E Ferulic, por exemplo, é uma ótima escolha para quem passou recentemente por procedimentos com laser, pois foi testado e aprovado por dermatologistas para isso²”, indica. “São 40 anos de pesquisa científica, de estudos publicados, de preferência pelos médicos – o resultado não poderia ser diferente: a SkinCeuticals garante as melhores soluções para a pele, com resultados visíveis clinicamente comprovados, sempre respeitando a sua saúde.”

Compre aqui o seu C E Ferulic!

¹Entre marcas médicas de cuidados estéticos com a pele (marcas vendidas por médicos nos Estados Unidos). Fonte: Pesquisa feita pela IQVIA com 300 dermatologistas dos Estados Unidos.

²Consulte seu dermatologista antes de associar produtos a procedimentos estéticos. Uso em pele íntegra.

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes