O que é e como fazer o penteado russo

O penteado russo, conhecido por seu aspecto elaborado, ganha boom na internet e é a opção certa para sair do básico.


o que é e como fazer penteado russo
Foto: Instagram/@gipenteadoss



Talvez você já tenha ouvido falar do penteado russo. Elaborado, o visual chama a atenção pela sustentação e volume apresentados, elementos e perfeitos para lançar mão durante um momento especial, como casamentos e outras festas importantes. Mas, apesar do termo, ele não se trata de um único tipo de penteado. 

O que é o penteado russo? 

o que é e como fazer penteado russo

Foto: Instagram/@alexandralee1016

“O que chamamos de penteado russo, na verdade, é o resultado de diferentes técnicas de penteados, que são altamente estruturadas e polidas”, explica Celso Kamura, hair artist à frente dos salões e produtos C. Kamura e embaixador da Wella Professionals. “O penteado russo ganhou notoriedade nas redes sociais justamente pelos vídeos que mostram o processo detalhado e criativo por trás da montagem desses penteados.”

O denominador comum entre estes penteados são armações suspensas (coques, rabos de cavalo, etc.) volumosas, texturizadas e levemente despojadas. 

Ou seja, mais do que um penteado específico, ele é, na verdade, um conjunto de técnicas que dão volume e estrutura aos fios. “Eles são especialmente úteis para donas de cabelos muito finos, pois adicionam textura e uma maior durabilidade ao visual final”, comenta o cabeleireiro. “Eles são como uma obra de arquitetura capilar, quase um show”, adiciona. 

LEIA TAMBÉM: Penteado russo: 6 opções para se inspirar

Como fazer o penteado russo? 

As técnicas elaboradas utilizadas nos penteados russo exigem um nível avançado de habilidade e, por isso, são desafiadoras de reproduzir em casa, principalmente se você não for um profissional da área. “Um rabo de cavalo volumoso, por exemplo, pode parecer simples, mas muitas vezes envolve até quatro técnicas diferentes para alcançar o resultado desejado”, comenta Kamura. 

o que é e como fazer penteado russo

Foto: Instagram/@gipenteadoss

Mas é possível pegar dicas específicas destes tipos de técnicas e traduzir para penteados mais práticos. “Se você quer fazer um coque, mas seu cabelo é fininho e mais ralo, você pode frisar a base do cabelo com um pente e, assim, criar textura nos fios – algo que ajudará na sustentação e no volume do visual”, exemplifica ele. 

Outra sugestão que pode ser emprestada do penteado russo é adicionar spray de fixação entre cada etapa. “Indico EIMI Absolut Set, da Wella, que é mais maleável, ou Texture Maker, de Sebastian Professional, para quem precisa de ainda mais textura.”

LEIA TAMBÉM: Qual é o melhor spray fixador? Cabeleireiros renomados respondem!

Mas se seu desejo é repetir o visual elaborado encontrado nas redes, a dica é recorrer ao seu cabeleireiro de confiança. “Embora os penteados russos não sejam uma tendência, eles servem como uma fonte de inspiração para profissionais da área, mostrando que é possível transformar um penteado simples em algo mais elaborado e duradouro.”

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes