Beleza

Já conhece o olho esfumado “invertido”?

Batizado pela maquiadora britânica Alexandra Clare, os dramáticos "Bardot eyes" tem dado o que falar nas redes sociais. Seriam eles o visual perfeito para sonhar com a montação pós-pandêmica?

Foto: Instagram / @aa.stasia

Anastasia

PUBLICIDADE

No Brasil, o fim da pandemia ainda parece uma utopia distante. No entanto, a maquiagem – que tem nos acompanhado fielmente durante esse difícil período, servindo como uma válvula de escape, uma forma de resistência e até mesmo um espaço para o autodescobrimento – não deixou de estar presente no cotidiano daqueles que a amam. Ao assistirmos de longe alguns países finalmente afrouxando suas medidas de segurança e deixando suas máscaras em casa, temos observado também uma espécie de revival da beleza: um renascimento ousado e criativo que colocará para fora a vontade de expansão que temos ensaiado no espelho por meses a fio. A última tendência a viralizar no Instagram, os chamados "Bardot eyes", são o exemplo perfeito disso. Com um esfumado difuso e inusitadamente invertido, o visual parece ser o look perfeito para a montação pós-pandêmica, com doses certeiras de glamour e de uma decadência quase apocalíptica.

Alexandra Clare, a maquiadora britânica por trás da técnica que já tem milhares de reproduções entre o Instagram e o TikTok, explica, na legenda do post que desencadeou seu sucesso, que o visual é uma adaptação mais moderna de um look seu de 2017. Na descrição da foto, ela também diz que deu o nome de seu esfumado de "Bardot Eyes", já que o formato alongado da maquiagem lembra vagamente o de blusas ombro a ombro, chamadas no Reino Unido de "Bardot tops".

PUBLICIDADE


alexandra-care-bardot-eyes Alexandra Clare foi uma das pioneiras na tendência do esfumado invertido. Foi ela que inventou o termo "Bardot eyes".Foto: Instagram / @alexandraclare


Mas se o look viralizou na gringa, no Brasil o "Bardot Eye", assim como o fim da pandemia, parece estar atrasado. No perfil de influenciadores e maquiadores, o esfumado dramático ainda não deu as caras e, talvez, o motivo seja esse mesmo: a falta de perspectiva de usar uma maquiagem tão expansiva fora das quatro paredes. Mesmo assim, a make já apitou no radar de alguns criadores brasileiros e tem dividido opiniões.

A beauty artist Bruna Alves foi uma das primeiras influenciadoras a reproduzir o esfumado controverso. Navegando no Pinterest, ela conta que se deparou com uma foto do look e logo o salvou como referência para colocar a técnica à prova. Em sua opinião, o "Bardot eye" bombou por ser um visual que expressa enorme força, ousadia e atitude através do olhar. "Prevejo uma mudança na maquiagem pós-pandêmica", sugere. "Faremos tudo aquilo que temos vontade, sem medo, sem regras. Esse look se encaixa perfeitamente nisso! Queremos mais força e ousadia na maquiagem, como forma de expressão e de liberdade. Acho que não vai demorar muito para algum influenciador famoso fazer e virar tendência", diz.

PUBLICIDADE

Já tendo trabalhado para marcas fashionistas como João Pimenta, LED e Apartamento 03, o maquiador Andrey Batista acha difícil que a tendência chegue com força por aqui. "Além de ser um visual muito pesado para o costume mesmo de quem é mais ousado na maquiagem, acredito que precisamos superar essa mania de querer reproduzir aleatoriamente tendências vindas de fora", ele continua. "Ao meu ver, já produzimos tendências que fazem mais sentido para nós".

A verdade é que, quando falamos de beleza e internet, as coisas podem se tornar um tanto quanto imprevisíveis. A rapidez com que a informação viaja de um lado para o outro do globo faz com que as tendências – antes regidas e quase que monopolizadas por grandes revistas, passarelas internacionais e celebridades – surjam também de pessoas e lugares comuns, se dissipando pelas telas e impactando, direta ou indiretamente, o mercado.

"O 'Bardot eye' traz consigo outras tendências fortes elevadas à última potência, o delineado gráfico, o esfumado difuso à la anos 1980, as influências punk… É uma mistura de vários looks que bombaram e, mesmo assim, é algo super novo", Mari Kato

"Acho incrível esse movimento mais horizontal", opina Mari Kato, maquiadora há mais de 12 anos e responsável por assinar grandes campanhas de beleza com marcas que vão desde gigantes como Avon e Seda até independentes e conceituais como Amapô. "Deixa tudo mais acessível e orgânico. Não são mais aqueles poucos ditando o que é tendência, tem espaço para muita criação. Eu mesma me inspiro em várias pessoas do digital", revela. "Honestamente, não sei o que faz algo virar hit. Acho que pode ser uma mistura de fatores: ser algo novo, diferente e que cause impacto visual. O 'Bardot eye' traz consigo outras tendências fortes elevadas à última potência, o delineado gráfico, o esfumado difuso à la anos 1980, as influências punk… É uma mistura de vários looks que bombaram e, mesmo assim, é algo super novo."


mei-pang-bardot-eyes A versão criada pela influencer e maquiadora Mei Pang tem um quê gótico. Que tal?Foto: Instagram / @meicrosoft


As possibilidades com os "Bardot eyes" são, de fato, inúmeras. Na teoria, a técnica consiste em alongar a linha de cima do delineado clássico até as têmporas e esfuma-lo para baixo para que se misture com o blush. Na prática, cores, produtos e texturas diversificam o look ao infinito e além. "Eu trocaria o delineador preto, que é muito pesado, por tons mais claros, como tons pastel ou branco para trazer uma leitura mais leve e lúdica", opta Andrey. Já Mari Kato, conta que reproduziria o visual usando cores intensas. "Talvez pink, vermelho ou verde. Daria preferência a produtos cremosos e depois esfumaria com produtos em pó", diz. Para finalizar, cílios postiços colados no começo do olho seguindo a linha reta do delineado. "Fica tudo! Assim como a Alexandra Clare fez, essa técnica também aumenta os olhos e é uma muito usada pelas drag queens".

Portanto, se você passou os últimos meses testando muitas das tendências citadas acima à espera do glorioso momento em que a montação pós-pandêmica será real, temos uma boa e uma má notícia. A má é que o momento ainda não chegou – mas está quase, então, quando chegar a sua vez, se vacine (vale até se produzir para registrar o momento). Já a boa é que, se você precisava de um novo desafio que te inspirasse a, literalmente, sair da sua zona de conforto (os limites da sua pálpebra) e inverter expectativas, ele já tem nome e, a seguir, você descobre também o passo a passo para o que acreditamos ser o look para debutar seu novo eu.

Tutorial por Bruna Alvez

Você vai precisar de:

  • 1 pincel fino para delinear
  • 1 pincel para esfumar pequeno
  • Sombra líquida ou delineador da cor de sua preferência
  • Sombra em pó da cor de sua preferência

Passo a passo

  • Faça a preparação de pele como está acostumado. Limpeza, hidratação, correção e base.
  • Desenhe um traço como de um delineado gatinho, porém bem mais longo, com a sombra líquida ou o delineador.
  • Depois, com um pincel de esfumar e com pouca quantidade da sombra em pó, desça esfumando esse delineado em direção às têmporas, com muita calma e sem fazer força com o pincel, para criar um degradê uniforme.
  • O segredo de um esfumado bem feito é a leveza no pincel e na mão – e nada de pressa! Esfumado exige calma!
  • Após esfumar o "Bardot Eye", você pode fazer aplicações com pedrarias na região da pálpebra ou adicionar gloss para dar um efeito glossy como acabamento.
  • Finalize a pele fazendo correções se necessário, aplicando blush e iluminador nas têmporas e aplicando batom ou gloss de sua preferência.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos
ASSINE A ELLE