Cadastre-se em nossa newsletter para ler este e outros artigos.

Doses semanais de moda, beleza, cultura e lifestyle, além, é claro, de todas os lançamentos da ELLE!
Inscreva-se gratuitamente.

  • ASSINE NOSSA NEWSLETTER
  • O melhor da ELLE direto no seu inbox! Inscreva-se gratuitamente.
  • INSCREVA-SE AQUI

perfumes

PUBLICIDADE

Depois de um verão regado a muito frescor e luminosidade, a temporada mais fria do ano pede aconchego. Assim como um bom coturno ou o clássico trench coat, as fragrâncias são capazes de trazer estilo e muita personalidade ao look de inverno – além, claro, de aquecer e provocar diferentes emoções olfativas. "Sob temperaturas mais baixas, as pessoas tendem a buscar acolhimento e opulência, características que encontramos na maioria dos lançamentos desta estação", diz Marina Bottrel, avaliadora sênior de fragrâncias, de São Paulo.

Entre as principais famílias olfativas da temporada mais fria, estão os amadeirados, florais brancos e ambarados ou os famosos orientais, que carregam óleos envolventes como o de baunilha, por exemplo. "Para o inverno de 2021, essas composições são reinterpretadas através da ótica de novas tendências de ingredientes, com destaque para as especiarias", diz a especialista em perfumaria Letícia Maci, consultora de desenvolvimento de produtos e produtora de conteúdo sobre o tema. Entre as novidades, espere por toques surpreendentes e picantes como as nuances de pimenta, canela e cravo.

Para facilitar na hora da compra, a especialista Marina Bottrel dá a letra: "Essas versões mais encorpadas vêm, normalmente, acompanhadas das palavras intense, absolu ou supreme, por exemplo. Isso indica que são opções com maior concentração de óleos essenciais nos frascos e de famílias olfativas opulentas, trazendo esse lado mais quente do aroma".

PUBLICIDADE

E nem só de elegância vivem os perfumes de inverno, eles também costumam ter uma fixação mais acentuada. "Uma das grandes vantagens é que, justamente por serem mais marcantes e encorpados, eles costumam durar mais tempo na pele", diz a especialista Renata Ashcar, autora do recém-lançado livro Glossário da Perfumaria 2021. Motivos não faltam para nos apaixonarmos pelas novas criações olfativas do mercado. Com vocês, as indicações das especialistas que consultamos nessa matéria para você experimentar já. Boas compras!

Essencial Oud Pimenta, Natura



perfumes-de-inverno Essencial Oud Pimenta, Natura Foto: Divulgação


Indicado por: Letícia Maci

"Os olfativos amadeirados, associados a elegância e, por muito tempo, exclusivos dos perfumes masculinos, chegam aos rótulos femininos reinterpretados através do oud, um ingrediente must-have chamado de ouro líquido, devido ao seu elevado custo e riqueza olfativa associada ao universo da perfumaria árabe", conta Letícia Maci. O ponto alto desse lançamento da Natura é a luxuosa combinação de amadeirada do oud com o toque exótico da pimenta piper, nativa da Mata Atlântica Brasileira. O resultado é um aroma extremamente original e elegante.

Libre Intense, Yves Saint Laurent



perfumes-de-inverno Libre Intense, Yves Saint Laurent Foto: Divulgação

PUBLICIDADE


Indicado por: Marina Bottrel

Do sucesso de Libre, surge Libre Intense, de família floral âmbar fougère. "Essa família olfativa, marcada pelo uso de lavanda e cumarina, é famosa em composições masculinas. Então, a Yves Saint Laurent inova ao trazer essas notas para a estrutura de um perfume feminino", diz Marina Bottrel. Na versão Intense, ela chega com nuances mais quentes como a orquídea, flor de laranjeira e vetiver.

Signature, Montblanc



perfumes-de-inverno Signature, Montblanc Foto: Divulgação


Indicado por: Renata Ashcar

"Este perfume foi uma grande revolução para mim, pois a casa Montblanc é mais conhecida pela perfumaria masculina. Traz a sensação de conforto e elegância com ingredientes como baunilha e benjoim, além de muita feminilidade com um coração floral de peônia, ylang-ylang e magnólia. Pura sofisticação", opina Renata.

Oud & Spice, Acqua di Parma


perfumes-de-inverno Oud & Spice, Acqua di Parma Foto: Divulgação


Indicado por: Letícia Maci

Oud & Spice da Acqua di Parma, uma fragrância compartilhável (genderless), também traz as poderosas e amadeiradas notas de oud, mas combinadas com os tons quentes e picantes do cravo, da canela e da pimenta rosa. "O perfume revelado é quente e envolvente, perfeito para aquecer a estação mais fria do ano com um toque de sensualidade", sugere Letícia.

Ombré Lether, Tom Ford



perfumes-de-inverno Ombré Lether, Tom Ford Foto: Divulgação


Indicado por: Letícia Maci

Outro ingrediente chave das fragrâncias de inverno e que remete a sofisticação e sensualidade é o couro. "O clássico compartilhável Ombré Lether de Tom Ford, ressurge em 2021 reinterpretado na versão Parfum que intensifica as notas de couro e traz uma assinatura ainda mais elegante, quando combina o couro à notas amadeiradas de cedro e à toques florais de jasmim sambac", diz a especialista

L'Interdit Feminino Rouge, Givenchy



perfumes-de-inverno L'Interdit Feminino Rouge, Givenchy Foto: Divulgação


Indicado por: Letícia Maci

"Para o inverno de 2021, o floral branco clássico L'Interdit, de Givenchy, vem reinterpretado no L'Interdit Rouge através de um acorde picante que traz sensualidade extra para o corpo floral branco de flor de laranjeira, tuberosa e jasmim sambac e para o fundo amadeirado de patchouli, vetiver e sândalo", explica Letícia. A ideia de proibição, que marca a história da linha L'Interdit, é reforçada pelo tom vermelho no frasco do perfume.

Essencial Oud Vanilla, Natura



perfumes-de-inverno Essencial Oud Vanilla, Natura Foto: Divulgação


Indicado por: Renata Ashcar

Desta vez, a luxuosa oud se une a notas da vanilla bahiana resultando em uma fragrância amadeirada envolvente e marcante, inédito na perfumaria. A complexidade e sofisticação do aroma é marcada, ainda, por um mix cítrico de bergamota e limão nas notas de saída, um intenso coração floral de peônia, rosa e jasmim, e um fundo poderoso de sândalo, musk, e âmbar, além do oud. "Testado e aprovado: ele ainda dura até 10 horas na pele", afirma Renata

La Vie Est Belle Intensément, Lancôme



perfumes-de-inverno La Vie Est Belle Intensément, Lancôme Foto: Divulgação


Indicado por: Marina Bottrel

Mais uma vez a baunilha é o grande destaque nessa composição "invernal" do clássico La Vie Est Belle, de Lancôme. A nota gourmand se mistura à icônica íris vermelha , trazendo ainda mais sofisticação para essa Eau de Parfum que é inspirada na felicidade. Chique!

J'Adore Infinissime, Dior



perfumes-de-inverno J'Adore Infinissime, Dior Foto: Divulgação


Indicado por: Leticia Maci

"Entre os florais brancos, podemos destacar para o inverno as novas versões de perfumes aclamados pelas consumidoras brasileiras com olfativos ainda mais intensos e adocicados do que as versões originais", sugere Letícia. A nova criação de Dior possui uma explosão de flores que exalam em uma complexa combinação de notas como: a rosa centifolia, o jasmim sambac, o ylang-ylang e a tuberosa de Grasse, acentuados pelas notas de fundo amadeiradas de sândalo cremoso.

L'Interdit Intense, Givenchy



perfumes-de-inverno L' Interdit Intense, Givenchy Foto: Divulgação


Indicado por: Marina Bottrel

"Vejo muito dessa estrutura mais opulenta e sofisticada do inverno em L'Intedit Intense", diz Marina Bottrel. Esse lado quente é revelado pela versão mais intensa, profunda e misteriosa da fragrância clássica da Maison Givenchy. Notas amadeiradas e orientais com toque de pimenta, patchouli e baunilha de Madagascar realçam o coração floral da composição marcado pela flor de laranjeira.

Iris & Flor de laranjeira, Mahogany



perfumes-de-inverno Iris & Flor de laranjeira, Mahogany Foto: Divulgação


Indicado por: Renata Ashcar

"A Eau de Toilette Iris & Flor de Laranjeira é, sem dúvida, a minha preferida da nova coleção Experience, da Mahogany, que traz perfumes de nicho", conta Renata. A íris é uma flor de notas requintadas e um dos ingredientes mais raros da perfumaria. Já a flor de laranjeira revela delicadeza e pureza. Uma combinação única e elegante!

Tenha acesso a conteúdos exclusivos
ASSINE A ELLE