Cadastre-se em nossa newsletter para ler este e outros artigos.

Doses semanais de moda, beleza, cultura e lifestyle, além, é claro, de todas os lançamentos da ELLE!
Inscreva-se gratuitamente.

  • ASSINE NOSSA NEWSLETTER
  • O melhor da ELLE direto no seu inbox! Inscreva-se gratuitamente.
  • INSCREVA-SE AQUI
Beleza

Perfumaria para além do spray

Novos formatos têm ganhado espaço no mercado de fragrâncias por oferecerem outros benefícios que o borrifador não garante.

Arte: Gustavo Balducci
PUBLICIDADE

Nada escapa à era dos produtos multifuncionais: a praticidade está cada vez mais no centro do desejo dos consumidores. Quando se fala em fragrâncias, isso significa que novos formatos que fogem à regra do spray estão chegando por aí. Entre as novidades estão as versões em roll-on, gel, pincel, aerosol e sólidos (em caneta ou em bastão). "Esses produtos têm outras funções além da perfumação como iluminar a pele do corpo ou serem mais portáteis. De todo modo, é um novo jeito de pensar a perfumaria", explica Letícia Mici, consultora de desenvolvimento de produtos olfativos e criadora de conteúdo focado no tema. Para Marina Bottrel, avaliadora sênior de fragrâncias, o principal objetivo desses novos formatos é o de promover uma nova experiência com a perfumaria. "As novas gerações querem itens diferenciados e o consumidor está o tempo inteiro em busca de novidades, ainda mais no que se refere a outras maneiras de interagir com marcas e produtos", aponta.

"Quando você está em um lugar público, por exemplo, usar um produto em spray, faz todo mundo sentir o cheiro. Se o aplicador é sólido ou roll-on, você respeita o espaço do outro", Marina Bottrel, avaliadora sênior de fragrâncias.

Apesar dessas opções estarem ganhando força no mercado de beleza, elas não chegam para abolir as fragrâncias em spray. Pelo contrário, a ideia é tornar o seu arsenal olfativo ainda mais plural e prático. "Eles têm objetivos diferentes ou complementares à perfumaria tradicional. Ora ganham um benefício extra ou um atributo diferente. É a perfumação com um toque extra", diz Letícia. A característica mais atrativa, segundo os especialistas, é a portabilidade. "Nosso estilo de vida tem mudado muito e carregar frascos de vidro tão grandes já não faz mais tanto sentido", pondera Marina. Tanto que, todos eles – do roll-on ao bastão – são menores do que um perfume no formato tradicional. São perfeitos, portanto, para serem levados em viagens ou na bolsa para um retoque no decorrer do dia. Não à toa, muitas fragrâncias clássicas ganharam releituras nesses novos formatos para cumprirem a função on the go. Mesmo para quem não vê problema em carregar o frasco de perfume na bolsa, Marina levanta outro ponto importante: "Quando você está em um lugar público, por exemplo, usar um produto em spray, faz todo mundo sentir o cheiro. Se o aplicador é sólido ou roll-on, você respeita o espaço do outro".

PUBLICIDADE

A mescla de categorias também faz parte desse movimento. Algumas versões em creme ou em gel, iluminam e hidratam a pele. Por conta do formato, também fazem uma perfumação mais completa, que vai além dos pulsos e pescoço, locais onde geralmente aplicamos o spray. "É possível utilizá-los com mais facilidade em outras partes do corpo, como nas pernas e nos braços", sugere Letícia. As brumas em aerosol, que são embaladas em frascos metálicos são conhecidas como all over exatamente por também darem dar um passo além na perfumação: "Elas podem ser utilizadas no corpo, no ambiente e nas roupas. A ideia é que tudo fique com o mesmo cheiro, como se criássemos uma bruma perfumada em torno de nós mesmos", completa a especialista. Todos esses formatos diferentes ainda aparecem como alternativa para quem quer alguma fragrância específica, mas não tem como investir no frasco de vidro em spray. "Eles geralmente são menores, então acabam sendo um pouco mais baratos e acessíveis para mais pessoas", finaliza Marina. Se quiser investir em um desses para chamar de seu, confira nossa seleção abaixo!

PUBLICIDADE

Miss Dior Roller Pearl Eau de Toilette, Dior

Divulgação

Rose Calisson Fragrância em Gel, L'Occitane en Provence

Divulgação

Humor On-line Perfume Sólido, Natura

Divulgação

Lily Absolu Eau De Parfum Pincel, O Boticário

Divulgação

Chance Perfume em Bastão, Chanel

Divulgação

Body Mist Kenzo World, Kenzo

Divulgação

Gelée d'Or J'adore, Dior

Divulgação

Tenha acesso a conteúdos exclusivos
ASSINE A ELLE

A ELLE Brasil utiliza cookies próprios e de terceiros com fins analíticos e para personalizar o conteúdo do site e anúncios. Ao continuar a navegação no nosso site você aceita a coleta de cookies, nos termos da nossa Política de Privacidade.

Assine nossa newsletter

Doses Semanais de moda, beleza, cultura e lifestyle, além, é claro, de todas as novidades e lançamentos da ELLE no seu inbox.
Increva-se gratuitamente.