• ASSINE NOSSA NEWSLETTER
  • O melhor da ELLE direto no seu inbox! Inscreva-se gratuitamente.
  • INSCREVA-SE AQUI
Beleza

A febre do pink na maquiagem

Às quartas usamos rosa – e se depender das passarelas e das redes sociais, em todos os outros dias também.

Foto: Getty Images
PUBLICIDADE

O rosa divide opiniões, momentos da vida e eras da moda. É possível dizer que nenhuma outra cor muda tão radicalmente sob o olhar das pessoas: já foi de chic para coisa de patricinha, de brega à favorita das fashionistas. É também verdade que ela carrega muitos estigmas, principalmente ao ser atrelada a uma ideia ultrapassada de feminilidade. Agora, com as questões de gênero sendo cada vez mais debatidas, finalmente entra o entendimento de que cores são, veja bem, neutras!

As passarelas entenderam o recado e na última temporada internacional, marcas como Michael Kors e Dolce and Gabbana abusaram do rosa em suas peças. Na maquiagem, Emporio Armani, Bronx Banco e Poster Girl optaram por sombras vibrantes nos olhos. Mas quem realmente abraçou a cor foi a Valentino, que dedicou todo o seu desfile a ela com o belíssimo Pink PP, um tom especial desenvolvido por Pierpaolo Piccioli, diretor criativo da maison. De acordo com ele, o "rosa é a cor do amor, da comunidade, da energia e da liberdade”.

A beleza apresentada pela marca, criada pela beauty artist Pat McGrath, foi basicamente uma explosão de pink que ocupava todas as pálpebras das modelos. À ELLE britânica, o maquiador da Valentino Beauty no Reino Unido, Kolii Jancso-Todoranov, disse que, para a maison, as cores tem sua própria linguagem. "O fúcsia vibrante que vimos na passarela ultrapassa os limites desse conceito monótono, fazendo uma afirmação forte, mas também influenciando emoções", conta.

PUBLICIDADE

Entrando com o cor-de-rosa

Na maquiagem criada por Pat, ela trouxe a pele impecável pela qual já é conhecida. "Ela é importante nesse visual, mas também pode significar coisas diferentes para cada pessoa. Para mim, é uma construção crua e radiante. Uma cobertura pesada e opaca transformaria completamente o look, que perderia essa liberdade que eles buscaram imprimir", analisa a maquiadora Fabi Gomes.

Quanto ao resto do visual, também existem diversos caminhos possíveis a serem seguidos. Para Fabi, por exemplo, quando existe um elemento forte na maquiagem, que funciona quase como um acessório, o mais legal é deixar outros aspectos descansando. "É importante evitar a ideia mecânica de que é preciso pintar as sobrancelhas, fazer contorno ou até passar máscara de cílios. Nada disso é necessário", reflete. Mas para quem realmente não quer abrir mão de nenhum elemento, a maquiadora indica combinar com uma boca vermelha ou roxa opaca ou ainda contrastar com um verde bem ousado.

PUBLICIDADE

Outra opção é apostar no look monocromático que, aliás, é o queridinho no TikTok. "Vimos algumas adaptações belíssimas dessa maquiagem nas redes sociais, feita com tons menos vibrantes que não ficam apenas nas pálpebras, mas também vão para os cílios, lábios e maçãs do rosto", comenta a maquiadora Jake Falchi.

O produto escolhido para criar o visual vai depender muito do acabamento final desejado. "Para chegar nas cores mais intensas, vale usar um batom de longa duração nas pálpebras. Mas eu indico testar usando um pouco antes para ter certeza de que ele não vai causar alergias", aconselha Fabi. Já para quem quer um resultado mais suave, Jake indica sombras mais levinhas. "Essas podem ser sem excesso de brilho, com acabamento mais mate ou levemente acetinado", explica.

Para quem quer deixar a cor totalmente uniforme, a dica de Fabi é preparar a pálpebra com um pouco de primer ou com uma camada fininha de pó solto, para tirar qualquer tipo de oleosidade. "Mas a maquiagem desconstruída e mais solta também é muito bem-vinda", conclui a expert.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos
ASSINE A ELLE

A ELLE Brasil utiliza cookies próprios e de terceiros com fins analíticos e para personalizar o conteúdo do site e anúncios. Ao continuar a navegação no nosso site você aceita a coleta de cookies, nos termos da nossa Política de Privacidade.

Assine nossa newsletter

Doses Semanais de moda, beleza, cultura e lifestyle, além, é claro, de todas as novidades e lançamentos da ELLE no seu inbox.
Increva-se gratuitamente.