Tudo sobre a polêmica do Tônico Poderoso nas redes
Conversamos com uma especialista para saber mais sobre o Tônico Poderoso, tratamento capilar que viralizou nas redes sociais.

Recentemente, viralizou nas redes sociais o tônico capilar Tônico Poderoso, da marca Gold Spell. Com a promessa de prevenir a queda e fortalecer os fios, ele tem como principais ativos o extrato da cenoura e a biotina. Mas, afinal, esse tipo de produto realmente funciona para tais objetivos?
Segundo a médica dermatologista Lilian Brasileiro, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e especialista em tratamentos capilares, “os tônicos capilares podem ser eficazes para manter a vitalidade e saúde de cabelos saudáveis, promovendo hidratação e nutrição do couro cabeludo — no entanto, a queda capilar tem múltiplas causas, muitas delas sistêmicas, como deficiências de vitaminas importantes (vitamina D, vitamina B12, zinco e ferro), doenças infecciosas (como Covid-19 e gripes), cirurgias recentes, alterações hormonais e até mesmo o uso de determinados medicamentos. Esses fatores não podem ser prevenidos ou tratados com o uso exclusivo de um tônico”.
Por isso, a profissional aponta a avaliação da causa da queda capilar como fundamental para direcionar o tratamento mais eficaz. “O tônico pode ser utilizado como um complemento, mas não substitui uma abordagem mais específica e personalizada”, esclarece ela.
Leia mais: Máscara facial: 6 produtos coreanos que valem cada centavo
Como prevenir a queda capilar?
Algumas recomendações da dermatologista incluem:
- Manter uma alimentação balanceada, rica em vitaminas e minerais essenciais para a saúde capilar, como ferro, zinco e biotina;
- Evitar processos químicos e calor excessivo nos fios;
- Tratar condições do couro cabeludo, como dermatite seborreica ou psoríase, com produtos específicos indicados por um especialista;
- Consultar um dermatologista para investigar causas hormonais, genéticas ou metabólicas que podem estar por trás da queda.
O que as pessoas devem considerar ao buscar um tônico capilar?
Para Lilian, a escolha do tônico deve depender de uma avaliação profunda do couro cabeludo, considerando a presença de possíveis condições de saúde que necessitem de tratamento. “Se houver suspeita de doença ou queda capilar significativa, o tratamento com ativos adequados para a patologia é indispensável. Em casos sem doenças, o tônico pode ser utilizado como parte de uma rotina preventiva e de manutenção da saúde capilar”, completa.
Esse tipo de produto pode ser prejudicial em alguns casos?
A resposta é sim. “Alguns tônicos podem causar irritações no couro cabeludo, especialmente em pessoas com sensibilidade ou condições dermatológicas como dermatite ou psoríase. Além disso, apostar exclusivamente em um tônico sem investigar a causa real da queda pode atrasar o diagnóstico e o tratamento adequado”, avalia a médica.
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes