Por que todo mundo está usando sombra vermelha?
A cor, antes considerada "errada" para os olhos, ganhou status cool entre as fashionistas. Aqui, explicamos o fenômeno.
Até pouco tempo atrás, se você fizesse uma busca na internet por “sombra vermelha“, ou termos similares, encontraria apenas matérias sobre como a cor não fica bem nos olhos. O argumento era que ela deixaria a aparência com um ar de cansaço, similar ao de alguém que não dormiu bem ou que está doente. Não à toa, eram raras as pessoas que decidiam se arriscar no visual.
Corta para 2022: influenciadores de beleza fazem looks com esfumados avermelhados poderosos para as redes sociais, celebridades apostam no delineado vermelho para premiações e marcas de cosméticos lançam lápis, delineadores, sombras e até máscaras de cílios na cor. É o caso da Chanel, que acaba de lançar a coleção The Definition of Red, com diversos itens na cor, e a Dior, que tem novas paletas feitas só com tons avermelhados.
O que explica essa mudança?
A razão pela qual a cor é tendência é basicamente a mesma pela qual ela era descartada anos atrás. No TikTok, lugar onde nascem e se espalham a maioria das trends de beleza, a “crying makeup” (para parecer que chorou), a “tired girl makeup” (para um visual de cansaço), e a “cold girl makeup” (que simula o look de alguém que está com frio), viralizaram. Todas elas têm os olhos avermelhados em comum.
Além disso, estamos entrando em uma era onde as ideias do que é ou não belo estão caindo por terra. “Saímos de um lugar onde a maquiagem era ‘prescritiva’, que dizia exatamente o que deveríamos usar. Agora, ela é muito mais experimental. Estamos dando um fim à ideia do ‘cafona’ e do ‘errado’, e conquistando mais liberdade para testar o que antes era considerado proibido“, explica a beauty artist Vanessa Rozan. “Essas experimentações criativas são maravilhosas porque nos mostram novas possibilidades e maneiras inéditas de fazer a maquiagem”, completa a expert.
Aderindo ao vermelho na maquiagem
Usar tons avermelhados nos olhos pode ser intimidante no começo, mas as experts garantem: eles combinam com todo mundo e não são tão difíceis de usar quanto parece.
Versão básica:
- – Antes de tudo, prepare bem a pele. “Fazer uma cobertura leve e natural faz com que o vermelho não traga o look de cansaço. Um corretivo na região dos olhos vai muito bem!”, aconselha Vanessa.
- – “Aposte no vermelho com fundo terroso ou aplique uma sombra marrom antes de usar tonalidades mais intensas”, indica a maquiadora Angélica Silva.
- – As experts aconselham equilibrar o visual deixando os lábios mais neutros e translúcidos, usando gloss ou balm.
- – “Máscara de cílios preta finaliza o look sem fazer com que ele pareça tão diferentão”, adiciona Vanessa.
- – Outra dica de Angélica é investir no delineador vermelho para um gatinho clássico. “Se você usar somente um lápis concentrado na linha d’água, pode parecer que está com alguma alergia ou irritação. Geralmente delineados funcionam melhor”.
Nível ousadia:
- – “Se o intuito for passar uma imagem mais conceito, se jogue em uma proposta monocromática, variando o tom dos olhos com os lábios”, sugere Angélica.
- – Vanessa indica trazer a cor também para o blush, criando um esfumado que sai dos olhos em direção às têmporas e maçãs do rosto.
- – A máscara de cílios vermelha leva o visual para outro nível de ousadia. Marcas como Dior e Contém 1g já tem suas versões do produto.
- – Vale apostar também em diferentes texturas e acabamentos. “O cintilante vermelho fica lindo!”, opina Angélica. Que tal arriscar no glitter e no metalizado também?
- – Para um visual supercolorido, Vanessa indica brincar com cores análogas. “Misture o vermelho com rosa, laranja, vinho e outras variações. Essas combinações sempre funcionam!”.
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes