mulher cuidadno do cabelo. pré-poo

PUBLICIDADE

Cuidar dos cabelos é uma eterna busca pelo equilíbrio de mantê-los sempre limpos e macios. Quando lavamos, acabamos retirando bem mais que o excesso de sebo, ao mesmo tempo, é preciso dosar bem os produtos que vêm na sequência para não pesar demais na reposição de nutrientes. Não é a toa que tem se popularizado uma estratégia que visa justamente amenizar a ação adstringente dos xampus: o pré-poo.

O que é o pré-poo

"O pré-poo funciona como uma blindagem nos fios contra o ressecamento e a quebra", explica a terapeuta capilar e visagista Aline de Oliveira, do Aline Fios e Arte, salão em São Paulo especializado em cabelos naturais. O nome vem de uma expressão em inglês que significa, literalmente, "antes do xampu", já que é uma etapa para ser realizada alguns minutinhos antes da lavagem.

"O objetivo é proteger os cabelos da agressão do xampu, uma vez que as formulações normalmente têm componentes de limpeza muito fortes que acabam deixando os fios secos ainda mais ressecados", complementa Marina Marques, terapeuta capilar do Fil Hair & Experience, no Rio de Janeiro.

Como fazer o pré-poo

Não tem mistério: basta passar um produto no comprimento dos fios e deixar agir por cerca de 15 minutos antes de higienizar. "O mais comum é usar óleos vegetais 100% naturais, como coco e argan, condicionadores, cremes multifuncionais ou máscaras de hidratação leves", indica Aline. Ou seja, dá para fazer o pré-poo com o que você provavelmente já tem em casa.

Depois, deve-se lavar normalmente. Primeiro, passando xampu no couro cabeludo, depois, enxaguando bem e, enfim, finalizando com o condicionador ou com uma máscara capilar – é uma etapa a mais que não substitui nenhuma das outras. A frequência vai depender das necessidades de cada um, mas Marina indica começar fazendo uma vez por semana e ir sentindo como o seu cabelo reage.

Quem deve fazer pré-poo

As especialistas afirmam que essa técnica é indicada para todos os tipos de fios, mas as crespas e cacheadas costumam ver mais resultado, assim como quem faz luzes ou tinge. Isso porque esses cabelos costumam ser mais ressecados e pedir maior atenção para conseguir mostrar todo o seu esplendor.

No primeiro caso, a culpa é do formato em espiral, que dificulta que o óleo da raiz se espalhe pela haste e consiga nutrir o comprimento. O pré-poo ajuda a compensar esse ressecamento natural, promovendo cachos mais definidos. Já os processos de mudança de cor acabam danificando os fios, e protegê-los antes do xampu é importante para ativar o brilho e fazer a cor durar mais.

Produtos focados em pré-poo

Dá para fazer pré-poo com qualquer produto hidratante e nutritivo que você costuma passar nos fios, mas se quiser investir em algo desenvolvido especialmente para esse momento, aqui estão algumas opções disponíveis no mercado:

Tenha acesso a conteúdos exclusivos
ASSINE A ELLE