Qual a melhor maneira de armazenar a maquiagem?
Armazenar a maquiagem em ambientes inadequados pode alterar a fórmula dos produtos e comprometer a saúde da pele. Saiba qual a melhor maneira de guardá-los.
Na hora de montar uma penteadeira para expor seus cosméticos favoritos, é preciso levar em consideração muito mais do que a estética. Armazenar a maquiagem de forma correta garante que os produtos durem mais tempo e evita o risco de contaminação das fórmulas e, consequentemente, da pele. Confira as dicas.
Qual o melhor ambiente para armazenar a maquiagem?
O ideal é armazenar a maquiagem em locais frescos e secos. “Temperaturas extremas podem alterar a consistência e a qualidade dos produtos, enquanto a umidade pode favorecer o crescimento de fungos e bactérias, especialmente em fórmulas em pó, como sombras, pós e blushes“, explica Maria Eugênia Ayres, farmacêutica e gerente técnica da Biotec.
Por isso, o ideal é evitar guardar os itens no banheiro, principalmente por conta do vapor produzido durante o banho. “Esse ambiente também está sujeito a alterações bruscas de temperatura, o que pode afetar a consistência dos produtos. Batons, sticks e delineadores, por exemplo, podem derreter, e géis e líquidos viscosos acabam endurecendo”, adiciona Maria Eugênia.
Evite também deixar os produtos expostos à luz solar direta ou qualquer fonte de luz intensa. “Isso pode degradar a fórmula, resultando em mudanças de cor e textura”, diz Maria Eugênia.
A farmacêutica indica armazenar a maquiagem em lugares mais fechados. “Caixas herméticas, por exemplo, podem ajudar a atenuar as questões citadas acima, além de evitar a entrada de ar e a contaminação de bactérias”, conta. Aliás, é essencial manter essas caixas limpas para evitar o crescimento de microorganismos indesejados. “Recomenda-se higienizá-las regularmente com produtos desinfetantes adequados e secá-las completamente antes de guardar os produtos”, completa.
LEIA MAIS: Afinal, existe uma ordem correta da maquiagem?
Quais as consequências de armazenar a maquiagem de forma incorreta?
A alteração das fórmulas vai impactar o cheiro, a textura e a pigmentação dos produtos, fazendo com que eles percam eficácia. “Ingredientes ativos, como antioxidantes, vitaminas e agentes hidratantes, em condições inadequadas de armazenamento, podem ter sua estabilidade comprometida”, pontua Maria Eugênia.
Mas o problema maior é quando estes produtos entram em contato com a pele. “A proliferação de bactérias e fungos e, consequentemente, o uso de maquiagem contaminada pode resultar em irritações, acne e infecções cutâneas”, alerta a farmacêutica.
LEIA MAIS: Estas são as 7 melhores esponjas de maquiagem
Como prolongar a vida útil da maquiagem?
Além do armazenamento correto dos produtos, alguns cuidados simples podem fazer com que eles durem mais. Quem dá as dicas é Maria Eugênia:
Limpeza de pincéis e esponjas: resíduos de maquiagem acumulados podem promover o crescimento de bactérias, comprometendo a qualidade dos produtos.
- Fechar bem os produtos após o uso: este cuidado evita a entrada de ar e a evaporação dos ingredientes, o que ajuda a manter a consistência e a eficácia dos produtos por mais tempo.
- Não colocar os dedos diretamente nos produtos: isso pode transferir para eles bactérias e óleos presentes na nossa pele, podendo contaminar a fórmula. Ao invés disso, use pincéis ou espátulas limpas.
LEIA MAIS: Marcas nacionais de maquiagem: os produtos queridinhos da redação
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes