Sérum para cílios: como funciona e onde encontrar?

Utilizado tanto para prevenir a queda quanto para fortalecer pelos existentes, o sérum para cílios está ganhando cada vez mais espaço no mercado de beleza.


serum para cílios
Foto: Nicole Heiniger



Você lembra do Latisse? Por volta de 2011, ele era a solução mágica para quem procurava por mais volume nos cílios. Com princípio ativo de bimatoprosta, ele promete mais pelos e pelos mais coloridos, mais fortes, mais longos e mais volumosos quando usado ao longo de dois meses. Desde então, muitos produtos surgiram tentando substituí-lo, mas, até agora, era raro encontrar algo que realmente surtisse um efeito similar. Acontece que, principalmente na Europa e nos Estados Unidos, vem ganhando cada vez mais tração uma nova categoria de cosméticos que arriscam virar esse jogo: conheça o sérum para cílios.

A diferença é que, agora, essas formulações são pensadas de forma ambivalente – ou seja, funcionam tanto para a prevenção da queda e enfraquecimento dos pelos quanto para a melhora de volume e comprimento deles. Uma vez que procedimentos como o “lash lifting” e o alongamento fio a fio estão superpopulares, os séruns para a região aparecem como uma alternativa menos drástica para lidar com a questão.

“Essas técnicas, por vezes, podem gerar enfraquecimento e até mesmo a queda dos cílios. Os produtos de tratamento, portanto, são importantes para a recuperação nesses casos”, afirma Heloisa Sanchez, National Makeup Artist, da Lancôme.

Leia mais: Maquiadores elegem as melhores máscaras de cílios

Falando na marca francesa, eles têm não apenas uma versão do sérum para cílios no seu portfólio (o Lash Serum, R$ 177,65, também pode ser usado na sobrancelha), mas ainda oferecem um serviço exclusivo na flagship de Paris em que um aparelho eletrônico analisa a anatomia dos seus cílios.

sérum para cílios

Sérum para cílios da Lancôme Foto: Divulgação

“A partir de um escaneamento, o gadget associado ao aplicativo Lash Anatomy lê a densidade dos fios, sua textura e as necessidades adjacentes a ele: hidratação, nutrição, entre outras. De quebra, ele ainda indica a máscara mais adequada para cada caso”, continua Heloísa.

De acordo com a grife, o serviço muito em breve deve chegar ao Brasil. Por enquanto, não são muitas as opções disponíveis por aqui – a Shiseido é uma das outras poucas que oferecem algo similar. Seu Full Lash Serum, sai por R$ 269.

Como incluir o sérum para cílios na sua rotina?

Os cílios, assim como a pele e cabelo, também pedem alguns cuidados básicos diários. “Mantenha-os limpos, remova bem a maquiagem (abuse de demaquilantes bifásicos, cleansing oils ou soluções micelares) e não esfregue a área dos olhos”, orienta a dermatologista Lilia Guadanhim, de São Paulo. Para limpar os cílios sem agredir, o truque da especialista é manter um algodão úmido em solução de limpeza parado nessa região por 3 a 5 segundos e só então mover o algodão (sem esfregar). 

Leia mais: Procedimentos não-invasivos para turbinar cílios e sobrancelhas

Por fim, o sérum para cílios entra como um cuidado com a qualidade do fio, melhorando principalmente a hidratação da haste e evitando danos e desgastes. “É importante ficar atento, procurar assistência médica e suspender o uso do produto ao notar qualquer sinal de ardência, irritação, vermelhidão e lacrimejamento ocular”, diz a dermatologista. 

Engana-se quem pensa que extensões e outros procedimentos para valorizar os cílios não pedem atenção extra. “Dependendo da densidade e da forma de fixação, eles podem pesar sobre os cílios naturais e causar queda”, avisa Lilia. Daí a relevância e importância de intensificar a rotina de cuidados dos cílios, com produtos de tratamento como o sérum. 

Entre os sintomas de enfraquecimento está a diminuição da espessura e quantidade de fios, além da queda em si – que pode ser notada no próprio rosto, no algodão usado para a remoção da maquiagem ou na toalha de banho ou de rosto. Qualquer mudança brusca na saúde dos cílios também deve ser avisada ao seu médico, ok?

Leia mais: Cílios em foco: atualize o olhar com um toque fashionista

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes