• ASSINE NOSSA NEWSLETTER
  • O melhor da ELLE direto no seu inbox! Inscreva-se gratuitamente.
  • INSCREVA-SE AQUI
Beleza

As tendências de beleza da NYFW

Especialistas comentam os principais destaques de maquiagem e cabelo da semana de moda nova-iorquina.

Foto: Getty Images
PUBLICIDADE

Foi dada a largada para a temporada internacional de desfiles de inverno 2022. Para a beleza, isso significa poder dar uma espiadinha no que vem por aí quando o assunto é cabelo e maquiagem. Em Nova York, o clima foi de liberdade e experimentação, com looks que revisitam tendências dos anos 1980 – na maquiagem, elas foram do grunge ao glam. Também teve espaço para celebrar alguns clássicos, como os rabos-de-cavalo baixos, e reforçar tendências que já deram muita polêmica na internet, como o cabelo repartido ao meio. Aqui, você confere algumas dessas trends comentadas por especialistas.

Tudo azul

Estejam prontos para uma viagem ao tempo com muita sombra azul. A cor, que foi tendência nos anos 1980, pintando das pálpebras até as sobrancelhas, voltou com força na década de 2000 antes de cair totalmente em desuso. Agora, ela aparece novamente nas passarelas de todas as maneiras: no delineado clássico – como no desfile de Christian Siriano – ao esfumado mais over – como o trazido por Kim Shui. "Ela vem com uma pegada bem glam. Os formatos feitos nos olhos, em contraste com a cor intensa, são um pouco mais óbvios e bem sofisticados, com iluminador no canto interno e perto da sobrancelha, por exemplo", comenta Rafaella Crepaldi, maquiadora da NARS no Brasil.

PUBLICIDADE

Kim ShuiFoto: Getty Images

Se o total azul não for o seu negócio, calma: dá para suavizar o impacto dele misturando outras cores. "Nos desfiles, todos os visuais tem um pouco de preto junto, para dar uma intensidade e fazer aquele olho mais impactante, até mais sexy mesmo. Os azuis sozinhos dariam uma cara mais etérea e lúdica", explica Rafaella.

Presos na nuca

Se depender dessa semana de moda, a gente deixaria de prender o cabelo no topo da cabeça agora mesmo. Quase todos os coques e rabos-de-cavalo que apareceram nas passarelas vieram bem baixinhos, presos na nuca. Para aderir ao visual é fácil, mas vale alguns cuidados. "Lembre-se de usar um elástico encapado para não quebrar os fios. Na hora de amarrar, você pode esconder o elástico com uma mecha do seu próprio cabelo e fixar com grampos na parte que fica em contato com a nuca. Spray de brilho garante pontas mais bonitas e saudáveis, vale ter no nécessaire", ensina Rodrigo Cintra, hairstylist idealizador do The Art Salon.

Sergio HudsonFoto: Getty Images

Uma das variações desse visual que mais fez sucesso nas passarelas, foi a com a parte de cima bem puxada e o comprimento cacheado e com muita textura, como no desfile de Sergio Hudson. "Para fazer o efeito molhado, vá adicionando aos poucos gel de brilho até obter o visual desejado. Quem tem cabelo liso, pode alterar a textura temporariamente usando o babyliss", indica Rodrigo.

PUBLICIDADE

Preto borrado

Em contraste com as maquiagens coloridas, olhos pretos também tiveram seu lugar de destaque nas passarelas. Mas não é qualquer esfumadinho, não: eles vêm bem desconstruídos e borrados, com cara de maquiagem de fim de festa. O visual mais dark e despojado lembra bastante os usados no movimento grunge do final dos anos 1980 e começo dos 1990.

Altazurra Foto: Getty Images

"É um movimento de não-perfeição que reflete o caos e a incerteza da vida. É a irregularidade que dá força para essas maquiagens", comenta Rafaella. De acordo com a maquiadora, o que une esses visuais, além das cores escuras, que trazem profundidade aos olhos, é a falta de definição e acabamento. "É a pretensão da não construção", conclui.

Repartido ao meio

Para a alegria da geração Z e total desespero dos millennials, a divisão bem simétrica dos fios ainda está dominando as passarelas. Na maior parte dos visuais, eles aparecem lisos, retos e sem volume, com as mechas da frente colocadas atrás das orelhas. Em outros, vêm presos em rabos-de-cavalo e coques baixos. "O cabelo liso, polido no topo, deixa o rosto mais em evidência. É um penteado atemporal bem versátil", aponta Rodrigo. No desfile de Christian Siriano, a linha ainda ganha pedrarias, outra trend que tem marcado presença em passarelas e tapetes vermelhos já há algum tempo.

PUBLICIDADE

Christian SirianoFoto: Getty Images

Rodrigo dá as dicas para fazer o repartido sem erro: "Depois de lavar o cabelo, aplique um CC cream e separe o volume total dos fios em duas partes com a ajuda do cabo de um pente. Para uma risca bem certinha, vale aplicar uma pomada (a quantidade equivalente ao tamanho de um grão de feijão) na palma das mãos, friccionar e passar delicadamente no topo para minimizar o frizz", sugere.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos
ASSINE A ELLE

A ELLE Brasil utiliza cookies próprios e de terceiros com fins analíticos e para personalizar o conteúdo do site e anúncios. Ao continuar a navegação no nosso site você aceita a coleta de cookies, nos termos da nossa Política de Privacidade.

Assine nossa newsletter

Doses Semanais de moda, beleza, cultura e lifestyle, além, é claro, de todas as novidades e lançamentos da ELLE no seu inbox.
Increva-se gratuitamente.