Esmalte em gel, unha em gel, alongamento em gel: entenda a diferença

Especialista tira dúvidas sobre as técnicas de unha em gel, esmalte em gel, alongamento em gel e muito mais!


unha em gel
Foto: Naelson de Castro



Na busca por unhas mais duradouras, surgem cada vez mais técnicas de manicure — com elas, chega também uma profusão de novos termos que podem gerar dúvidas. Afinal, quais as diferenças entre unha em gel e esmalte em gel? Toda unha em gel inclui o alongamento em gel? Com a ajuda de uma especialista no assunto, vamos esclarecer o significado de alguns dos procedimentos mais populares do momento. 

Qual é a diferença da unha em gel para a esmaltação em gel?

A esmaltação começa com a preparação da unha. Depois de um período, as mãos são levadas à uma cabine UV por alguns segundos. Após este curto momento, a esmaltação em gel é feita. “Além de receber uma camada mais grossa de gel, a unha em gel pode ter algum tipo de base, como a fibra de vidro, as ‘tips’ [que se encaixam na ponta das unhas] ou um molde. Já a esmaltação em gel precisa apenas da preparação da unha e da camada de esmalte”, explica a nail designer Thayna Dandara. “A unha em gel não necessariamente precisa incluir o alongamento. Existe a opção de fazer só o banho de gel, que funciona como uma blindagem, mantendo a forma e o tamanho das unhas naturais”. 

Leia mais: Como tirar esmalte em gel das unhas

Como é feito o alongamento em gel?

O alongamento constrói uma nova unha, por cima da natural, normalmente para aumentar seu comprimento e redefinir seu formato. A profissional detalha o passo a passo: “Primeiro, é feito o lixamento da unha natural, para tirar qualquer porosidade e oleosidade. Em seguida, vem a preparação e a aplicação de tips, fibra de vidro ou molde. Logo após, vem o desidratador, o primer, e a base em gel, para preparar as unhas para o gel. Depois dele, é feito um novo lixamento, que pode ser manual ou técnico, finalizando com um top coat e óleo para hidratar”. 

unha em gel

Foto: Hick Duarte / Nail designer: Thayna Dandara

Quais dicas de cuidado você costuma dar para que o procedimento tenha uma boa durabilidade?

Um dos principais benefícios da técnica em gel é a alta durabilidade — enquanto um esmalte comum costuma se manter por uma semana, o procedimento garante unhas intactas por cerca de 15 dias. Isso porque o esmalte em gel tem componentes que ajudam a impedir a descamação. Mas, para que o resultado seja satisfatório, é preciso tomar alguns cuidados: “Não colocar as unhas na boca (pois a saliva é ácida e prejudica o alongamento), evitar o contato direto com produtos de limpeza (fazendo o uso de luvas) e fazer a manutenção no tempo certo”, recomenda Thayna. 

Leia mais: Ideias de unhas para o Natal!

Como a unha em gel pode ser removida? 

“A unha em gel não pode ser removida em casa, porque é um processo que envolve várias etapas para deixar a unha saudável. É justamente por isso que muitas pessoas dizem que a unha ficou fraca depois do alongamento, por exemplo. Tudo vai depender de uma unha bem preparada, da manutenção em dia e de uma remoção bem-feita. Esses danos também podem estar associados a uma má alimentação e falta de vitaminas — tudo isso influencia na saúde da unha”, aponta Thayna. “O esmalte comum pode ser retirado em casa, mas até a esmaltação em gel eu aconselho que seja removida com um profissional, pois exige um tipo específico de lixamento”, completa.

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes