Unhas fracas e moles: o que fazer?

6 dicas para você que não sabe o que fazer com as suas unhas fracas e moles.


unhas fracas e moles o que fazer
Foto: Takeuchiss



Se você sente suas unhas fracas e moles, você não está sozinha. Essa é uma reclamação muito comum, principalmente entre aqueles que costumam remover as cutículas, usar esmalte ou até fazer alongamentos. 

Porém, resolver o problema, na maioria dos casos, não é tão difícil assim. Abaixo, você confere algumas dicas para manter suas unhas sempre fortes.

LEIA MAIS: BIAB: NOVA TÉCNICA DE GEL QUE NÃO DANIFICA AS UNHAS

Unhas fracas e moles: o que fazer? 

Cuidado de dentro para fora 

“Se você está com unhas fracas e moles, a primeira coisa que você deve fazer é procurar um médico para se certificar de que você não está com deficiência de vitaminas”, orienta Thayna. Os outros cuidados são complementares e devem fazer parte do dia a dia para não enfraquecê-las ainda mais. 

Evite remover as cutículas

A técnica é comum no Brasil, especialmente ao fazer as unhas em um salão de beleza. Porém, de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) o hábito deixa as unhas desprotegida e facilita a entrada de fungos e bactérias. O ideal é não mexer nelas ou apenas empurrá-las com uma espátula. 

Unhas fracas e moles o que fazer

Getty Images

Dê um break aos esmaltes

Sabe aquela história de deixar as unhas “respirarem” sem esmalte? Bom, isso realmente ajuda a manter a saúde delas. A indicação é deixá-las livres por pelo menos uma semana por mês. Neste período, o uso de hidratantes ajudam na recuperação delas. 

Hidratação na medida

Aliás, a hidratação das unhas deve fazer parte da rotina. “Lavar as mãos com frequência, usar álcool gel ou lavar a louça pode deixá-las muito ressecadas. Óleos e cerinhas específicas para a região valem muito a pena!”, indica Thayna. Mas como tudo na vida, evite exageros! O excesso de hidratação também pode deixar as unhas fracas e moles. Uma vez por semana é suficiente. 

LEIA MAIS: COMO TIRAR ESMALTE EM GEL DAS UNHAS

Corte e lixe do jeito certo

Para evitar que as unhas quebrem, elas devem ser cortadas sempre com tesoura. Um hábito comum que deve ser revisto: lixar a superfície. De acordo com a SBD, isso retira camadas de queratina, deixando-as mais frágeis e finas. 

Acetona? Melhor não

A orientação da SBD é evitar também o uso de acetona, que pode deixar as unhas mais frágeis e quebradiças. Prefira removedores mais suaves e hidratantes. 

 

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes