Cadastre-se em nossa newsletter para ler este e outros artigos.

Doses semanais de moda, beleza, cultura e lifestyle, além, é claro, de todas os lançamentos da ELLE!
Inscreva-se gratuitamente.

  • ASSINE NOSSA NEWSLETTER
  • O melhor da ELLE direto no seu inbox! Inscreva-se gratuitamente.
  • INSCREVA-SE AQUI

Bronzer

PUBLICIDADE

Mudar a fórmula dos produtos com a ajuda de misturinhas é tendência há anos no mundo da beleza. Recentemente, no TikTok, aplicar setting spray – ou spray fixador de maquiagem – em bronzers em pó, com a finalidade de transformá-los em creme, viralizou na rede. Quem começou essa trend foi Stephanie Valentine, conhecida como Glamzilla, guru da maquiagem que aplicou o All Night Long-Lasting Makeup Setting Spray, da Urban Decay, em um bronzer em pó. Em seguida, várias pessoas começaram a testar a "Pro Tip", como Valentine chamou. Mas será que funciona? E mais: há contraindicações? Fomos atrás de maquiadores, dermatologistas e influenciadoras para entender um pouco sobre essa história.

Fabi Gomes, maquiadora profissional, conta que misturar Fix+, da MAC, era uma técnica já bem famosa no universo dos backstages. Ainda que o produto não seja exatamente um spray fixador, a lógica era a mesma: misturava-se o líquido com produtos cremosos para torná-los mais elásticos e em pó para deixá-los mais intensos e pigmentados.

"No entanto, não são todas as fórmulas que são amigáveis a essas misturas. Isso significa que você pode ferrar seu produto. Além de criar uma crosta, o que pode acontecer, você pode desestabilizar a fórmula. Não acho que tenha grandes riscos, mas também não é algo que vou sair recomendando. É algo que se pratica bastante nos backstages, mas não com fixadores mais potentes", explica Gomes.

PUBLICIDADE


@makeupbyalissiac

Idk how I feel about this… what do you think!? ib: @msteffanybeauty @glamzilla #BeautyHacks #BeautyReview #makeuptutorial


Fórmulas de alta fixação, que prendem o produto no rosto por muitas horas, como o usado por Glamzilla, são recomendados para ocasiões especiais. "Não sou contra, mas precisa ser usado com moderação. Se você vai em uma festa que vai acabar pulando na piscina, ou fazer nado sincronizado e correr a maratona nas Olimpíadas, ok, acho que vale a pena. Querem a coisa da perfeição, que não sai nunca. Para usar o tempo todo, eu tenho um pouco de precaução. Tem um preço que se paga", continua.

E o preço quem paga são seus poros. "O único lance é de oclusão – em termos de maior propensão ao aparecimento de cravos e espinhas quando o uso é frequente ou a longo prazo –, assim como acontece com primers e fixadores. Para um curto período ou para quem não tem tendência a acne, é menos problemático", explica a dermatologista Vivien Yamada.

Outras técnicas

Para Helder Rodrigues, maquiador que também já é expert no assunto, a melhor opção é usar águas termais, hidratantes e séruns. "Hidratante e bronzer raspadinho ou em pó solto, fica ótimo para fotos de biquíni. Pode até botar um iluminador junto se quiser mais brilho", ensina. "Gosto de misturar o bronzer no óleo corporal também, para trazer um glow", completa a make up artist Angélica Silva. Para a influenciadora digital Stella Spinola, o Mixing Medium, da MAC, é a melhor opção – mas ela costuma usar para transformar sombras em pó em delineadores. "Amo essa misturinha porque dá a possibilidade de transformar basicamente qualquer produto", indica.

PUBLICIDADE

Dito isso, se quiser testar, a melhor forma de fazê-lo é raspando o produto e misturando em uma superfície limpa, diferente do que está sendo mostrado no TikTok (aplicando spray direto no produto). Assim, você não corre o risco de estragar seu bronzer em pó.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos
ASSINE A ELLE