Cadastre-se em nossa newsletter para ler este e outros artigos.

Doses semanais de moda, beleza, cultura e lifestyle, além, é claro, de todas os lançamentos da ELLE!
Inscreva-se gratuitamente.

  • ASSINE NOSSA NEWSLETTER
  • O melhor da ELLE direto no seu inbox! Inscreva-se gratuitamente.
  • INSCREVA-SE AQUI
PUBLICIDADE

Está na hora de ressignificar o que você entende por xampu. Aquele líquido denso que fica dentro de um recipiente e que só varia a cor entre transparente, leitoso e perolado não é mais o único padrão. Cada vez mais estão ganhando força as versões em barra do produto, mais conhecidas como xampu sólido.

"Resumidamente, sua tecnologia se baseia em uma concentração de ativos e na redução de água", explica a tricologista Renata Vasconcellos, da clínica Centro Médico Capilar, em Mogi Guaçu, São Paulo. Para além das questões físicas, o seu grande chamariz é a sustentabilidade. "Essa é uma preocupação forte nesse momento. Então, como dispensam embalagens plásticas e rendem mais que o líquido, o interesse por produtos nesse segmento tem crescido", avalia a especialista.

Outro atrativo é o fato de terem um nível reduzido de sulfatos, ingrediente muito utilizado como detergente na lavagem profunda do cabelo. "Logo, os xampus sólidos fazem uma limpeza suave, que não agride tanto os fios. Então quem tem cachos ou o couro cabeludo mais seco acaba se beneficiando", explica.

A forma de uso também tem suas especificidades. "Não vai sair esfregando como faz com o líquido", alerta a tricologista. A recomendação é dividir o cabelo em setores e lavar cada mecha separadamente, sempre no sentido do crescimento da haste. Dessa forma, evita-se abrir ainda mais as cutículas e, consequentemente, reduz as chances de formação de frizz.

PUBLICIDADE

Para quem quer embarcar nesse universo, a seguir, separamos várias opções de xampu em barra para cuidados variados. Importante ressaltar que quase todas as marcas têm outras alternativas com propostas diferentes – vale dar uma navegada pela que mais atrair você. E lembre-se de que a limpeza é só uma das etapas de cuidados com os fios, ela deve ser sempre associada ao condicionador ou máscaras de tratamento (que também estão disponíveis no formato sólido!).

Shampoo Sólido Nutritivo - B.O.B

Shampoo S\u00f3lido Nutritivo - B.O.B

Divulgação

Está sentindo seu cabelo danificado após procedimentos químicos ou pelo uso recorrente de secador e chapinha? Esse xampu nutritivo pode ajuda a recuperar o brilho e a maciez. Ele combina o poder hidratante do cupuaçu, a ação reconstrutora da argila branca e a capacidade de selar as escamas do óleo de mamona.

Shampoo em barra nutritivo - Lola Cosmetics

Shampoo em barra nutritivo - Lola Cosmetics

Divulgação

Mais uma boa aposta se o seu foco é nutrir. Contém um complexo protéico, que repõe proteínas, hemisqualene vegetal, que restaura a densidade dos fios, e óleo de amêndoas, que repara os danos. Mais luminosidade, menos frizz!

Shampoo Sólido De Pitanga - Cativa

Shampoo S\u00f3lido De Pitanga - Cativa

Divulgação

Fios macios e hidratados graças ao extrato orgânico de folhas de pitanga. Rico em vitaminas A, B1, B2, B3 e C, sais minerais e proteínas, ele é remineralizante, antioxidante e evita a perda de água. Também leva aloe vera, copaíba o cupuaçu, que fortalecem e regeneram a fibra capilar.

Shampoo em barra refrescante  - L'Occitane en Provence

Shampoo em barra refrescante  - LOccitane en Provence

Divulgação

Quem tem a raiz oleosa vai adorar esse xampu purificante. Sua fórmula com hortelã-pimenta, argila verde, vinagre vegetal e óleos essenciais de tomilho, toranja, menta, lavanda e cedro proporciona refrescância, sedosidade e ajuda a controlar a produção excessiva de óleo.

Shampoo Sólido de Lavanda - Be Plus

Shampoo Solido de Lavanda - Be Plus

Divulgação

Contém óleo essencial de lavanda, que estimula a renovação celular, ajudando na regeneração da pele e dos fios. Também age como antisséptico, contribuindo para o controle de caspa e oleosidade. O óleo de oliva também contribui para esse processo por seu poder antioxidante. Também é um bom aliado na proteção da barreira protetora ajudando a reter de água.

No entanto, quem tem dermatite seborreica ainda deve intercalar xampus líquidos de tratamento para garantir a saúde do couro cabeludo, destaca Renata.

Shampoo Sólido Neem Copaíba E Melaleuca - Ares De Mato

Outra boa opção para quem tem seborreia, leva argila preta, que tem capacidade desintoxicante, anti-inflamatória, adstringente, absorvente e purificante. O bálsamo de copaíba contribui para o equilíbrio da oleosidade do couro cabeludo ao mesmo tempo que tonifica e regenera os fios. Fortalecendo tudo isso, vem o óleo de neem, que também age contra a queda de cabelo.

Shampoo em barra cacau e girassol - Tropica Botânica

Shampoo em barra cacau e girassol - Tropica Bot\u00e2nica

Divulgação

Promete boa performance tanto em cabelos lisos secos quanto nos cachos com raiz oleosa. A manteiga de cacau garante nutrição e emoliência, enquanto o óleo de girassol recompõe os lipídios da cutícula capilar. A limpeza fica por conta do cocoil isetionato de sódio, derivado do óleo de coco, que não agride os fios.

Shampoo de Urucum em barra - Ekilibre Amazônia

Com óleos virgens saponificados de palma, coco de babaçu, castanha-do-para e maracujá, manteiga de cupuaçu, semente de urucum e óleos essenciais de manjericão, limão e canela. Nutre e remineraliza os fios, ao mesmo tempo em que equilibra o couro cabeludo.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos
ASSINE A ELLE