Cadastre-se em nossa newsletter para ler este e outros artigos.

Doses semanais de moda, beleza, cultura e lifestyle, além, é claro, de todas os lançamentos da ELLE!
Inscreva-se gratuitamente.

  • ASSINE NOSSA NEWSLETTER
  • O melhor da ELLE direto no seu inbox! Inscreva-se gratuitamente.
  • INSCREVA-SE AQUI
Foto: Divulgação/Jessica Forde e KG Productions
PUBLICIDADE

Enchentes que devastaram parte da Alemanha e da China, incêndios fora de controle na Turquia e Grécia e a divulgação de um relatório alarmante da ONU sobre o aquecimento global. Em um momento em que a sustentabilidade é um tema urgente, a 10ª Mostra Ecofalante exibe 101 longas com temática socioambiental, do negacionismo do governo Trump sobre a questão climática às vítimas da violência policial no Rio.

Mais de 80 filmes da mostra são exibidos pelo Belas Artes à La Carte, a plataforma de streaming da icônica sala de exibição paulistana, com uma curadoria que vai de clássicos do cinema a joias independentes. A boa nova é que assinantes da ELLE têm um mês de acesso gratuito para conhecer o streaming, que conta com mais de 500 filmes em seu catálogo. Para se cadastrar na plataforma, você só precisa inserir o cupom enviado por e-mail após a assinatura da ELLE. Aqueles que já são assinantes receberam o código por e-mail. No mais, é só aproveitar os filmes.

Confira a seguir cinco destaques da Ecofalante (também com acesso gratuito a não assinantes do Belas Artes à La Carte), do filme mais recente do diretor greco-francês Costa-Gravas a um premiado documentário sobre a violência policial carioca:

PUBLICIDADE


A Bolsa ou a Vida (Trailer) | 10ª Mostra Ecofalante de Cinema www.youtube.com

A bolsa ou a vida
Aos 71 anos, o documentarista carioca Silvio Tendler (Jango,1984, e Anos JK,1981) lança um olhar sobre como será o mundo pós-pandemia. Em A bolsa ou a vida, Tendler desenha um mosaico de ideias a partir de uma série de depoimentos gravados remotamente. De sua casa, o diretor conversa com o escritor e filósofo Ailton Krenak, o cineasta britânico Ken Loach, o economista estadunidense Jeffrey Sachs, o ativista Paulo Galo, o padre Júlio Lancellotti, a drag queen e youtuber Rita von Hunty, entre outras personalidades. Os depoimentos abordam o papel do Estado, a desigualdade social, a vida nas cidades, nas florestas e no campo. O diretor toca numa questão considerada por ele crucial: a incompatibilidade do neoliberalismo com um projeto humanista de sociedade.
Disponível desde 13.08 no Belas Artes à La Carte*

Auto de Resistência | Trailer Oficial www.youtube.com

Auto de resistência
Os diretores Natasha Neri e Lula Carvalho voltam suas câmeras para os casos de jovens moradores das periferias do Rio de Janeiro que foram assassinados por policiais, sem terem envolvimento com o crime. Os julgamentos que a equipe do documentário acompanha mostram uma série de irregularidades: provas plantadas contra as vítimas, depoimentos que beiram o bizarro, abuso de poder, a defesa dos policiais pelo "direito de matar". Como lembram as famílias das vítimas, elas são obrigadas a conviver com um segundo assassinato, que é o da reputação de seus filhos. Auto de resistência foi vencedor do Festival É Tudo Verdade, como melhor documentário nacional, em 2018. O documentário é dedicado a Marielle Franco, que pode ser vista em breves cenas no filme.
A partir de 20.08, às 15, no Belas Artes à La Carte

PUBLICIDADE

A História do Plastico (Trailer) | 10ª Mostra Ecofalante de Cinema www.youtube.com

A história do plástico
O documentário, dirigido por Deia Schlosberg, expõe o dano que a utilização do plástico tem causado ao planeta. O que era um material barato, considerado um avanço tecnológico, ao final da Segunda Guerra Mundial, passou a ser o vilão poluidor de mares e oceanos e que transforma países pobres em lixeira das nações mais ricas. O documentário traz números assustadores sobre a dificuldade de reciclar um material que é usado uma única vez, mas permanece para sempre no planeta – apenas 2% de todo o plástico é reciclado de maneira efetiva. O filme também retrata as diversas iniciativas para eliminar o plástico de nossas vidas e reivindica que as empresas produtoras desse material sejam responsabilizadas pelo lixo que produzem.
A partir de 07.09, às 15h, no Belas Artes à La Carte

A Campanha Contra o Clima (Trailer) | 10ª Mostra Ecofalante de Cinema www.youtube.com

A campanha contra o clima
Na abertura do documentário do jornalista dinamarquês Mads Ellesøe, somos surpreendidos pela declaração de Myron Ebell, assessor para assuntos do clima do ex-presidente Donald Trump, de que "quanto mais CO2, mais verde fica o planeta". Essa é uma das mentiras que foram contadas deliberadamente pelas maiores indústrias petrolíferas, numa campanha que teve início 30 anos atrás. Em 1988, o mundo se preparava para agir contra as mudanças climáticas, mas o documentário mostra como as petrolíferas foram responsáveis não só por atrasar o combate às emergências climáticas, como também por confundir a opinião pública. Até hoje, a recusa à ideia ao aquecimento global provocado pela ação humana encontra eco entre negacionistas, disseminadas agora pelas redes sociais e seus algoritmos.
A partir de 08.09, às 15h, no Belas Artes à La Carte

Jogo do Poder (Trailer) | 10ª Mostra Ecofalante de Cinema www.youtube.com

Jogo do poder
O novo longa do diretor greco-francês Costa-Gavras, de 88 anos, é uma ficção baseada em fatos reais. É também o primeiro filme do diretor a abordar a política de sua terra natal, a Grécia, desde Z, vencedor do Oscar de filme estrangeiro em 1969. Tudo se passa em 2015, quando Yanis Varoufakis (Christos Loulis) é nomeado pelo novo primeiro-ministro de esquerda, Alexis Tsiparis (Alexandros Bourdoumis), para salvar a Grécia da ruína financeira. Yanis, o ministro das finanças que ficou no cargo apenas de janeiro a julho de 2015, era contra as medidas de austeridade impostas pela União Europeia, para solucionar a dívida da Grécia. Seria submeter os gregos a um esforço brutal apenas para saciar o apetite dos bancos. O filme se passa quase todo dentro de gabinetes com Yanis negociando, como num cabo de guerra, com a União Europeia, o Banco Central Europeu e o FMI uma solução digna para o seu país. Como bem definiu a The Hollywood Reporter, se a crise da Grécia fosse Game of thrones, Yanis Varoufakis seria Jon Snow.
A partir de 11.09, às 15h, no Belas Artes à La Carte

*Veja outros horários de exibição desses filmes no site da Mostra Ecofalante

Tenha acesso a conteúdos exclusivos
ASSINE A ELLE