Como fazer iogurte natural

Preparar seu próprio iogurte é saudável, econômico e mais fácil do que você imagina. Confira!


Como fazer iogurte natural caseiro
Foto: Tiard Schulz / Unsplash



Que iogurte é um alimento saudável, ninguém discute. Acontece que algumas versões industrializadas escondem surpresas não muito bem-vindas. Entre elas, estão açúcar, que pode elevar bastante o teor calórico do iogurte, sem contar os conservantes, emulsificantes e aromatizantes.

No caso dos produtos dietéticos, há ainda a presença de adoçantes artificiais. Defensora ferrenha da comida caseira feita com ingredientes de verdade, a nutricionista franco-brasileira Sophie Deram costuma mostrar, aos pacientes que vão ao seu consultório, que fazer iogurte natural em casa é muito fácil e bem mais saudável. “Depois que a gente se habitua, chega a estranhar o sabor artificial do iogurte industrializado”, ela garante.

Para o primeiro preparo, será preciso comprar um potinho de iogurte – ele será encarregado de fornecer os fermentos lácteos. “Escolha um produto que só contenha leite e fermentos lácteos. Evite os que contêm açúcar, xarope de açúcar, amido modificado ou espessantes, como goma xantana”, avisa a nutricionista.

Nos preparos seguintes, não será mais preciso comprar iogurte, só o leite – basta separar uma porção do iogurte anterior para fermentar a próxima leva. Imagine quanta economia.

Leia também:
Como preparar requeijão caseiro em 20 minutos

A receita a seguir é a base de tudo – o resultado é um iogurte natural de consistência mais fluida e sabor neutro, perfeito para comer puro, com frutas, granola ou mel, ou até para usar em receitas doces e salgadas.

O cuidado com a temperatura do leite é fundamental para o sucesso da empreitada – se estiver quente demais, os fermentos lácteos não sobrevivem e, se o leite esfriar além da conta, eles não se desenvolvem bem.

Ter um termômetro culinário ajuda bastante, mas não é obrigatório. Depois que o iogurte estiver pronto, transformá-lo em iogurte grego leva só mais um tempinho. E, a qualquer momento, você pode obter um iogurte saborizado – basta bater com frutas ou misturar com geleia.

Receita de iogurte natural caseiro 

Rendimento: 6 porções
Tempo de preparo: 15 minutos (+ 5 horas de descanso)

Ingredientes

1 litro de leite (integral, semidesnatado ou desnatado)

1 pote (170 g) de iogurte natural

Modo de fazer

1. Aqueça um litro de leite até quase ferver, desligue e espere amornar, até atingir entre 40 a 50°C.

2. Enquanto espera o leite amornar, ligue o forno a 180 ºC (você não vai assar nada, só deixar o forno mais quentinho para a fermentação).

3. Quando o leite estiver morno, acrescente o iogurte natural e misture bem.

4. Distribua o iogurte por seis potes individuais, ou coloque em uma tigela grande, tampe ou cubra com filme plástico e guarde no forno quente, já desligado, por 5 horas no mínimo – quanto mais tempo de descanso, mais consistente vai ficar.

5. Se, ao final desse tempo, uma parte do soro se separar, basta misturá-lo novamente ao iogurte na hora de servir.

Dica: Se quiser fazer iogurte grego, coe todo o soro, com ajuda de uma peneira e um tecido limpo, durante algumas horas. 

Leia também:
Tem fruta ameaçando passar do ponto? Compota nela!

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes