8 tendências de décor que você vai querer levar já para casa

Direto de Milão, confira o que vai ser quente nos próximos meses na decoração e no design.


ZoI9cyxV origin 1224 scaled
Foto: Valentina Sommariva / Cassina



Durante a Semana de Design e o salão de Milão, a mais importante mostra de mobiliário do planeta, ELLE Decoration Brasil garimpou as cores, formas, materiais e inspirações que devem guiar os rumos da decoração nesta temporada. Tudo fresh, lindo e desejável. Quer ver?

1. CORES FORTES

Tempos ácidos sempre pedem uma reviravolta. Na decoração, como na moda, não é diferente. Depois de uma temporada nebulosa entre quarentenas e mil e uma restrições, todo mundo quer sol e calor. No décor, isso se traduziu em uma paleta repleta de tons alegres. Pinks, verdes, laranjas, azuis exibidos dominaram as criações mais modernas.

2. BRANCO TOTAL

Se boa parte das vitrines apostaram em lançamentos multicoloridos, outras marcas investiram no branco sem fronteiras. Nem por isso os ambientes são clássicos. Bom exemplo é a proposta de escritório da Roche Bobois, que bebe na fonte dos anos 1970, com formas arredondadas e um branco puro, liso, fluido. Climão de Odisseia no Espaço.

3. FORMAS GEOMÉTRICAS

Em comemoração aos 40 anos do Grupo Memphis, a Triennale recebeu a mostra Memphis Again, com mais de 200 peças de mobiliário e objetos de decoração. No mesmo pique, surgiram peças supercoloridas, geométricas, que lembram muito o trabalho dessa trupe que chacoalhou as bases do design na década de 1980. Mas com um pouquinho mais de leveza.

4. MÍNI TUDO

A explosão dos microapartamentos e das tiny houses, embalada pela crise financeira e pelo lema “menos é mais”, inspirou a criação de soluções para espaços pequenos. A Boffi ganhou menção honrosa no prêmio Compasso D’Oro 2022 por sua minikitchen, criada em 1963 por Joe Colombo. Basicamente um armário sobre quatro rodinhas com geladeira, gavetas, prateleiras, tábua de corte e conexão elétrica para fogão portátil. Tudo em 1 metro de largura por 1 metro de altura e 65 cm de profundidade. O melhor? A preciosidade continua à venda. Já a Very Simple Kitchen lançou três módulos de cozinha compactos para o exterior, a Very Simple Bellezza. Não faltou nem mini-home office. Olha só!

5. MONTE COMO QUISER

Os sofás e pufes modulares foram uma febre nesse salão. De todas as cores e formas, eles podem ser montados em composições e tamanhos diferentes. Além de práticos e lúdicos, são uma boa para quem gosta de mudar o décor dos ambientes toda hora.

6. FIBRAS NATURAIS

Há tempos, o design ensaia uma volta à simplicidade, aos materiais naturais, sustentáveis, e celebra parcerias entre designers e artesãos. Este ano, destaque para peças lindas de rattan, que fogem do óbvio (inclusive com a icônica cadeira Paris, em comemoração aos 120 anos de Arne Jacobsen), e para a assinatura de nomes estrelados, como Piero Lissoni e Serena Confalonieri, em trabalhos de tecelagem.

7. UM TOQUE RETRÔ

O espírito vintage está mais vivo do que nunca, mas com uma certa sutileza. Ele pode ser percebido no detalhe de um móvel aqui, em uma luminária ali, num tom, num formato. Nunca é óbvio, exagerado. Mas vem numa mistura boa com linhas e ideias bem contemporâneas.

8. DENTRO DA PAISAGEM

Os tapetes não ganharam apenas status de tapeçaria. Eles se tornaram verdadeiras obras de arte. Assinados por grandes nomes, caso da artista brasileira Regina Silveira, para by Kamy, eles têm forte inspiração na natureza, trazendo para o piso ou para as paredes um pouquinho da paisagem lá de fora.

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes