Casa de Le Corbusier em Paris recebe exposição brasileira de artes

Mostra Aberto fará sua quarta edição na Maison La Roche, casa de Le Corbusier e Pierre Jeanneret projetada na década de 1920.


Casa de Le Corbusier: Maison La Roche
Casa de Le Corbusier: Maison La Roche, em Paris, abrigará a quarta edição da Aberto. Foto: Divulgação



A relação de Le Corbusier com a arquitetura e arte do Brasil será tema da 4ª edição da mostra Aberto, que será realizada na Maison La Roche, casa parisiense e Patrimônio Mundial da UNESCO, projetada pelo arquiteto franco-suíço e por Pierre Jeanneret na década 1920.

Casa de Le Corbusier: Maison La Roche

Maison La Roche: projeto de Le Corbusier e Pierre Jeanneret. Foto: Divulgação.

A exposição contará com obras de nomes como Lygia Clark, Lygia Pape, Rubem Valentim, Sônia Gomes e Beatriz Milhazes, além de pinturas e esculturas feitas por Le Corbusier, como Deux Musiciennes, que ele começou a produzir quando estava no Rio de Janeiro, em 1936, e finalizou no ano seguinte, em Paris.

LEIA TAMBÉM: COM MAIS DE 50 ANOS DE CARREIRA, MARINA ABRAMOVIC FALA SOBRE SUAS OBRAS E VIDA

Casa de Le Corbusier: Maison La Roche

Maison La Roche: detalhes dos interiores. Foto: Divulgação.

Criada pelo consultor de arte Filipe Assis, a Aberto já passou por casas criadas por Oscar Niemeyer, Vilanova Artigas e Chu Ming Silveira, em São Paulo. A edição atual será a primeira fora do país e ocorrerá entre 12 de maio e 8 de junho de 2025 como parte das comemorações do ano do Brasil na França.

Casa de Le Corbusier: pintura feita pelo arquiteto.

Pintura Deux Musiciennes (1936), de Le Corbusier. Foto: Divulgação.

LEIA TAMBÉM: 6 EXPOSIÇÕES EM SÃO PAULO PARA VISITAR EM FEVEREIRO

A ideia da exposição também é proporcionar uma imersão na relação entre Le Corbusier e a arquitetura modernista brasileira. Como exemplo, a exibição terá maquetes históricas do Ministério da Educação e Saúde (atual Palácio Gustavo Capanema), no Rio de Janeiro, projetado por uma equipe liderada por Lúcio Costa e com a colaboração do franco-suíço.

Casa de Le Corbusier: Maison La Roche

Maison La Roche: casa é Patrimônio Mundial da UNESCO. Foto: Divulgação.

LEIA TAMBÉM: EVENTOS DE DESIGN EM 2025 PARA FICAR DE OLHO

Haverá ainda projetos urbanísticos para as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo desenhados por Le Corbusier. A curadoria é de Lauro Cavalcanti, Claudia Moreira Salles e Kiki Mazzucchelli. 

Aberto 04: 12 de maio a 8 de junho de 2025, na Maison La Roche, na 8-10 Square du Docteur Blanche, 75016 Paris, França. Mais informações no site.

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes