5 casas de arquitetos renomados para conhecer em São Paulo

Casas de arquitetos como Lina Bo Bardi e Vilanova Artigas são abertas ao público e abrigam acervos e eventos.


Casas de arquitetos renomados para conhecer em São Paulo.
Fachada da Casa de Vidro, de Lina Bo Bardi. Foto: Henrique Luz, 2010- Arquivo Instituto Lina Bo e P. M. Bardi.



Casas de arquitetos como Vilanova Artigas, Lina Bo Bardi e Gregori Warchavchik, com projetos próprios, são abertas para o público em São Paulo e valem a visita. Esses edifícios servem como concretizações de estilos e ideias dos seus autores. 

Entre elas, há a emblemática Casa de Vidro, um exemplar da arquitetura moderna, situada no Morumbi, que serviu de moradia para Lina e Pietro Maria Bardi por mais de 40 anos. O imóvel, finalizado em 1952, é cercado pela vegetação densa da propriedade e tem como marca a transparência das paredes em vidro, que ajudam a integrar os ambientes interno e externo.  

Confira, a seguir, alguns endereços para conhecer: 

LEIA TAMBÉM: INHOTIM INAUGURA 3 EXPOSIÇÕES DE LONGA DURAÇÃO

  1. Casa Vilanova Artigas

  2. Casas de arquitetos para conhecer em SP.

    Casa de Vilanova Artigas tem café em propriedade e realiza visitas guiadas. Foto: Drausio Tuzzolo / Divulgação

Projetada por João Batista Vilanova Artigas (1915-1985), esta casa situada no Campo Belo serviu como residência para a família do arquiteto. Grupos com mais de quatro pessoas e visitas guiadas necessitam de reserva. O mesmo vale para o Café Artigas, na mesma propriedade, que serve almoço e jantar.

Entre os projetos mais conhecidos de Artigas há o da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e de Design da Universidade de São Paulo (FAU-USP), onde deu aulas, e o Edifício Louveira, situado em Higienópolis. Ambos foram feitos em parceria com o arquiteto Carlos Cascaldi. 

Casa Vilanova Artigas e Café Artigas: Rua Barão de Jaceguai, 1.151, Campo Belo, São Paulo. De quarta a domingo, das 12h às 17h. Às sextas e aos sábados, o café também funciona das 19h30 às 22h30. Entrada gratuita.


  1. Casa de Vidro

    casas de arquitetos 3

    Interior de Casa de Vidro, de Lina Bo Bardi. Foto: Henrique Luz, 2010- Arquivo Instituto Lina Bo e P. M. Bardi

Com arquitetura assinada pela ítalo-brasileira Lina Bo Bardi (1914-1992), a Casa de Vidro foi morada de sua criadora por 40 anos e hoje abriga a sede do Instituto Bardi, que recebe visitas e abriga eventos. A casa é um ícone modernista e foi o primeiro projeto construído por Lina, autora do Masp e do Sesc Pompeia. Na casa há também exemplares de móveis feitos por ela,  como a poltrona Bowl. 

Casa de Vidro: Rua General Almério de Moura, 200, Morumbi, São Paulo. De quinta a sábado, às 10h, 11h30, 14h e 15h30. O ingresso custa R$ 58 (inteira) no site. Crianças de até 10 anos não pagam. 

LEIA TAMBÉM: EM LIVRO, VINCENT VAN DUYSEN ABRE AS PORTAS DAS CASAS ONDE VIVE

  1. Casa Modernista

  2. Casas de arquitetos para conhecer em SP.

    Casa Modernista, de Gregori Warchavchik. Foto: Sylvia Masini / Divulgação

Do arquiteto ucraniano Gregori Warchavchik (1896-1972), e erguida em 1928, a Casa Modernista, na Vila Mariana, é considerada a primeira residência de arquitetura moderna no país. Warchavchik e sua família viveram lá até meados dos anos 1970 e, nos anos 1980, ela foi tombada. Hoje é administrada pela prefeitura de São Paulo. O arquiteto também é autor do edifício onde funciona o Museu Lasar Segall, no mesmo bairro. 

Museu da Cidade de São Paulo / Casa Modernista: Rua Santa Cruz, 325, Vila Mariana, São Paulo. De terça a domingo, das 9h às 17h. Entrada gratuita.


  1. Casa das Rosas

  2. Casas de arquitetos para conhecer em SP.

    Casa das Rosas, na Avenida Paulista. Foto: Divulgação

Situada na Avenida Paulista, na Bela Vista, a mansão concluída em 1935 foi projetada pelo escritório do arquiteto Francisco de Paula Ramos de Azevedo (1851-1928), o mesmo da Pinacoteca do Estado de São Paulo, Teatro Municipal e Mercadão de São Paulo. O local foi lar dos herdeiros de Ramos de Azevedo, que viveram lá até meados dos anos 1980. Hoje, a casa é um espaço cultural, aberto para visitação, que também abriga um café/restaurante no jardim.

Casa das Rosas: Avenida Paulista, 37, Bela Vista, São Paulo. De terça a domingo, das 7h às 22h (jardim) e 10h às 18h (museu) na avenida Paulista, 37, Bela Vista, São Paulo. Entrada gratuita. 

  1. Casa Zalszupin

  2. Casas de arquitetos para conhecer em SP.

    Casa Zalszupin foi aberta para o público em 2021. Foto: Ruy Teixeira/ Divulgação

A Casa Zalszupin serviu de moradia por quase 60 anos para o designer e arquiteto Jorge Zalszupin (1922-2020), que também a projetou. O imóvel abriga exposições desde sua abertura ao público como casa-museu, em 2021, por iniciativa da Etel (responsável por editar as obras de Zalszupin) e a galeria de arte Almeida & Dale. Até 26 de outubro, o espaço abrigará a mostra Intimidade das Formas, com obras de Massao Okinaka, Kimi Nii, Tikashi Fukushima, Tomie Ohtake, Mika Takahashi e Claudia Moreira Salles.

Casa Zalszupin: Rua Doutor Antônio Carlos de Assunção, 138, Jardim América, São Paulo.d De terça à sexta, das 10h30 às 16h, e sábado, das 14h às 17h. As visitas guiadas acontecem de hora em hora mediante agendamento no site. Entrada gratuita. 

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes